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Conforme mencionado no artigo anterior, daremos continuidade à montagem da transmissão automática AL4 utilizada nos veículos da linha francesa, seguindo passo a passo o procedimento recomendado pela fábrica.
Remontagem dos
conjuntos internos
Freio F1
OBRIGATÓRIO: Antes da remontagem, o pistão (1) do freio F1 deverá ser conformado na ferramenta (3) por 5 minutos. Aplique fluido ATF nos lábios do pistão antes de instalá-lo na ferramenta de assentamento e instale o pistão rapidamente após removê-lo da ferramenta de ajuste. Figura 1
Figura 1
Instale o pistão (1) na tampa traseira (2). Figura 2
Figura 2
OBRIGATÓRIO: O primeiro disco (4) possui encaixes externos. Posicione o lado liso do disco voltado para o espaçador (3).
Instale:
• O espaçador de retorno (3
• O conjunto de discos (4)
•A placa de reação (5)Figura 3
Figura 3
Cinta de freio F2
Instale a cinta (6) do freio F2 (com a cavidade “a” para o lado do pistão de acionamento. Figura 4
Instale:
• A mola (7)
• O pistão (8)
• A tampa (9) montada já com um novo anel o-ring. Figura 5
Comprima a tampa do pistão de acionamento (9) do freio F2 com o auxílio da ferramenta especial (2)
Reinstale o anel trava (10).
Figura 4
Descomprima e remova a ferramenta (2). Figura 6
Aperte o parafuso (11) com 67 Nm. Figura 7
Atenção: Oriente o freio F1 corretamente na carcaça da transmissão, bem como as estrias do eixo de entrada no conjunto de engrenagens planetárias.
Posicione a transmissão com a sua parte traseira apontando para baixo.
Instale o conjunto (12) (Embreagens E1, E2 e freio F1). Figura 8
Posicione a ferramenta (1) conforme mostrado pela figura, mantendo o conjunto alinhado (12). Figura 9
Instale:
• O rolamento de apoio de agulhas (13) com seu lado escuro voltado para o eixo de entrada.
• Calço (14)
• Pistão (16) e seus dois anéis.
• Mola (17)
• Novo vedador (15). Figura 10
Figura 5
Instale:
• A carcaça traseira (18)
• Os parafusos (19) apertando-os com um torque de 30 Nm.
Atenção: Instale a tampa traseira com cuidado para evitar danificar os anéis de vedação do cubo de alimentação do conjunto.
OBRIGATÓRIO: Verifique se após esta operação, o eixo de entrada gira livremente. Figura 11
Verificação da folga do eixo de entrada
NOTA: Esta operação deverá ser executada após a instalação da carcaça do conversor de torque.
Figura 6
Instale as ferramentas (4), (5) e (6).
NOTA: Posicione a base magnética (5) na carcaça da transmissão.
Fixe a ferramenta (4) no eixo de entrada utilizando um parafuso.
Suspenda o eixo de entrada com força utilizando a ferramenta especial (4).
Verifique o curso do relógio comparador.
OBRIGATÓRIO: A folga recomendada deverá estar entre 0,20 e 0,45 mm (curso do relógio).
OBRIGATÓRIO: Se a folga de trabalho do eixo de entrada não estiver dentro dos padrões recomendados, certifique-se que as peças foram montadas corretamente e substitua o calço de ajuste. Figura 12
Espessuras de calço disponíveis para ajuste em mm.
0,25 - 0,45 - 0,65 - 0,85 - 1,00 - 1,25 - 1,45 - 1,65 - 1,85 - 2,00 - 2,25 - 2,45 - 2,65 - 2,85 - 3,00
Figura 7
Figura 8
Figura 9
Figura 10
Figura 11
Figura 12
Figura 13
Figura 14
Figura 15
Figura 16
Figura 17
Figura 18
Figura 19
Figura 20
Ferramenta recomendada para remoção e instalação do anel trava do freio F3.(9) Figura 13
Instalação do diferencial e eixo secundário
Instale:
• O calço (1)
• O vedador defletor, utilizando uma ferramenta especial (2). Figura 14
Reinstale o eixo secundário (3) e o diferencial (4) simultaneamente. Figura 15
Sistema da trava de estacionamento
Instale:
• A alavanca (6) comprimindo sua mola de retorno e girando-a ¼ de volta.
• A garra da trava de estacionamento (5)
• A mola (7). Figura 16
Cinta do freio F3
Reinstale a arruela de apoio (8) na porca de fixação do conjunto de engrenagens planetárias (9). Figura 17
Instale:
• O tambor (10)
• A arruela de apoio (11). Figura 18
Instale a cinta (12) do Freio F3
Atenção: Não inverta as cintas de freio dos Freios F3 e F2. Figura 19
Instale:
• A mola (13)
• O pistão (14)
• A tampa (15) montada já com um novo anel o-ring (16). Figura 20
No próximo artigo finalizaremos a montagem e verificação desta transmissão automática.