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  5. Parte 3 – Procedimento para reparo na caixa automática 4L30E (GM Omega e BMW Série 3)

Parte 3 – Procedimento para reparo na caixa automática 4L30E (GM Omega e BMW Série 3)

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
16 de julho de 2010

Dando sequência ao procedimento de desmontagem da transmissão automática 4L30-E, encontrada nos veículos BMW Série 3, GM Omega 3.0l e 4.1l de 93 a 98, Isuzo Rodeo e Honda Passport, hoje teremos a descrição dos componentes internos e a utilização das ferramentas especiais recomendadas neste processo.


Remova o impulsor do sensor de velocidade (52), engrenagem impulsora do velocímetro (53) e a junta da extensão (51) mostradas na figura 1.

NOTA: A engrenagem impulsora do velocímetro (53) não é utilizada em todos os modelos desta transmissão.


Remova a engrenagem da trava de estacionamento (54) conforme mostrado na figura 2.


Gire a transmissão 180 graus em seu suporte na bancada até a posição vertical, com a carcaça do conversor de torque voltada para cima.


Utilizando o cabo de força e a chave soquete 10 mm, remova o parafuso de fixação (59) do tubo de abastecimento da transmissão, de acordo com o mostrado na figura 3.


Remova o tubo de abastecimento (57) e seu vedador (58) da carcaça da transmissão, conforme indicado pela mesma figura 3.


Posicione o dispositivo compressor da tampa do acumulador da 4ª marcha na carcaça da transmissão (55) conforme mostra a figura 4.

NOTA: Certifique-se que a ferramenta compressora esteja corretamente instalada alinhando o pino localizador no furo da carcaça, e aperte a borboleta de fixação no furo do parafuso do tubo de abastecimento.


Aperte o manípulo do compressor a fim de comprimir a tampa do pistão acumulador da 4ª marcha (60) conforme indica a figura 4.


Com o auxilio de um alicate para travas apropriado, remova o anel retentor (61) conforme mostrado na figura 5.


Remova o dispositivo compressor do acumulador (Um acumulador é um dispositivo utilizado para controlar a pressão de aplicação de um freio ou uma embreagem. O acumulador controla a pressão de aplicação durante um certo intervalo de tempo dependendo de seu volume e a taxa de fluxo de fluido que passa por ele).


Aplique o dispositivo de remoção da tampa do pistão do acumulador ao martelo deslizante.


Posicione o dispositivo de remoção do acumulador no alojamento da tampa do acumulador (62) indicada na figura, e gire o dispositivo no sentido horário para expandi-lo dentro do alojamento. Aperte-o firmemente com o auxilio de uma ferramenta apropriada.


Utilize o martelo deslizante a fim de remover a tampa interna de seu alojamento.


Remova o dispositivo da carcaça da transmissão.


Remova a mola do acumulador (65), o pino (64) e o pistão (63) conforme indicado na figura 6.


Remova o anel o-ring do eixo da turbina (66) com o auxilio de uma chave de fenda pequena entre o anel e o eixo (67) mostrado na figura 7.


Utilizando um cabo manivela e uma chave soquete de 13 mm, remova os sete parafusos de fixação da carcaça do conversor de torque à carcaça da transmissão (68) conforme indicado na figura 8.


Enquanto segura firmemente a carcaça do conversor de torque (69), remova-a da carcaça da transmissão junto com o conjunto da bomba de óleo (70) indicado pela figura 9.


Remova a junta da bomba de óleo à carcaça da transmissão (71) e arruela de encosto seletiva (72).

NOTA: A junta (71) e a arruela seletiva (72) poderão estar coladas no conjunto da bomba de óleo (70).

A transmissão 4L30-E utiliza uma bomba de óleo do tipo de engrenagem. Sempre que o motor estiver funcionando, a bomba estará gerando pressão hidráulica. A bomba suga fluido do cárter e o pressuriza, enviando-o ao sistema de controle hidráulico.


Remova o espaçador da embreagem da 4ª marcha (73), conforme mostra a figura 10.


Segurando firmemente o eixo da turbina (74), levante-o junto com a carcaça da embreagem de uma via (75) e os discos do conjunto da embreagem da 4ª marcha (76 e 77) conforme indica a figura 11.

NOTA: Um disco metálico (76) poderá ficar retido na carcaça. Remova-o também nesta ocasião.


Remova a engrenagem anelar da sobremarcha (79) e a arruela espaçadora (80) conforme indicado pela figura 12.

NOTA: O rolamento de apoio (78) poderá ficar retido dentro da engrenagem anelar da sobremarcha (79).


Segurando firmemente a carcaça intermediária (81), remova-a da carcaça principal (85) conforme indicado pela figura 13.

NOTA: O conjunto do suporte central (83) ficará dentro da carcaça intermediária (81). Dois anéis o-ring (86) permanecerão na carcaça intermediária (81). Uma arruela de encosto seletiva (84) ficará retida dentro do suporte central (83).


Segurando firmemente o eixo intermediário, gire e puxe-o para retirar os conjuntos das embreagens de 2ª e 3ª marchas (87 e 88) com os discos da embreagem da ré (89, 90 e 91) conforme mostra a figura 14.

NOTA: Para facilitar a remoção dos conjuntos das embreagens de 2ª e 3ª marchas, segure o eixo de saída enquanto levanta o eixo intermediário retirando-o da carcaça da transmissão.


Remova os discos da embreagem da ré (89, 90 e 91) do conjunto da embreagem da 2ª marcha (87) e separe os conjuntos das embreagens da 2ª e 3ª marchas (87 e 88) conforme indicado pela figura 15.

NOTA: Uma arruela de apoio (92) poderá ficar retida na embreagem da 3ª marcha (88). Remova a arruela nesta ocasião.


Retire o anel espaçador da embreagem de ré (93) levantando-o da carcaça conforme mostrado na figura 16.


Ao seguir estes passos, estamos quase finalizando a desmontagem da transmissão 4L30-E. Lembre-se sempre que todo o serviço em uma transmissão automática deve ser realizado passo a passo conforme indicado, e em um ambiente limpo e utilizando sempre que possível as ferramentas sugeridas, para que a qualidade do serviço seja preservada. Até o próximo número.

 


























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