Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Nesta edição prosseguiremos a abordagem dos sintomas, causas e as soluções de alguns problemas intrigantes no dia a dia das oficinas.
Uno e Fiorino Fire Flex – Com sistema Magneti Marelli IAW 4AFB Flex - Lâmpada da injeção acesa e código P0231 presente
Outros detalhes
- O proprietário relatou que o veículo tinha um funcionamento aparentemente normal, principalmente quanto abastecido com 100% de gasolina;
- Quando abastecido com 100% de álcool, apresenta falhas no funcionamento do motor e dificuldade nas partidas a frio (principalmente com temperatura ambiente abaixo de 18 ºC);
- Consultando os códigos de falhas na memória da UCE, o reparador encontrou o código P0231: Código reservado.
Análise do problema
- Como o reparador não sabia o significado do código de falha encontrado, resolveu buscar a origem da falha com base nos sintomas relatados pelo proprietário do veículo;
- Inicialmente consultou, via equipamento de diagnóstico, qual era a relação Ar/Combustível (A/F) com a qual a UCE estava trabalhando.
Como o veículo estava com 100% de álcool no tanque, o A/F esperado era de 9.0:1 (nove partes de ar para uma de combustível), mas o valor lido na memória da UCE foi de 13.2:1 (treze vírgula duas partes de ar para uma de combustível), valor típico para 100% de gasolina nacional.
- Na expectativa de solucionar a falha, o reparador efetuou o ajuste forçado via scanner da relação Ar/Combustível (A/F forçado) e adaptou a UCE para o A/F 9.0:1 (100% de álcool).
Para sua surpresa, mesmo com o A/F adequado, a lâmpada da injeção continuou acesa e o código P0231 presente.
- Em consulta sobre o significado do código de defeito, o reparador foi orientado que o P0231 referia-se à falha no circuito do relé do sistema de partida a frio (figura 1).
- Ao avaliar o circuito elétrico em questão (figura 1), o reparador observou que o fio ligado ao terminal 85 do relé de partida a frio (fio alaranjado) havia entrado em curto circuito com a massa. Consequentemente, o fusível que alimenta o sistema de partida a frio (F22 - 7,5A), havia queimado.
Solução encontrada
- O fio que estava em curto com a massa foi reparado e o fusível (F22) substituído.
Comentário
- Nos modelos Uno fire 1.0 8v flex (2005 e 2006) e Fiorino fire 1.3 8v flex (2006) o relé do sistema de partida a frio ficava próximo ao farol esquerdo, junto ao reservatório do limpador do pára-brisa (figura 2 – posição 1).
Devido a esse posicionamento do relé, em alguns casos, com a movimentação do veículo ocorria o atritamento entre o chicote do relé, a carcaça e o reservatório do limpador do pára-brisa. Isso chegava a ocasionar o curto circuito dos fios do chicote do relé com a massa, bem como o rompimento dos fios do relé etc.
- Para solucionar o problema, a partir de 2007, o fabricante reposicionou o relé de partida a frio, passando a fixá-lo na estrutura do suporte do estepe do veículo (figura 2 – posição 2).
Veja a matéria como no jornal! acesse o Oficina Brasil Digital