Outros detalhes
Veículo equipado com sistema de injeção eletrônica diesel Common Rail. Depois que o veículo morria era necessário aguardar alguns segundos para que ele voltasse a pegar novamente. O reparador observou que estava presente na memória da UCE o código P0089 (falha na eletroválvula reguladora da pressão do rail - DRV). Substituiu a eletroválvula DRV (figura 1), mas o problema persistiu.
Análise do problema
Após o diagnóstico equivocado, o reparador foi orientado a avaliar as pressões do diesel nas linhas de baixa e alta pressão. Os veículos com sistema de injeção Diesel Common Rail possuem duas linhas (bombas) de combustível: a linha de baixa e a linha de alta pressão. A bomba de baixa pressão (que no caso da Frontier é uma bomba elétrica) succiona o combustível do tanque e o envia à bomba de alta pressão (bomba mecânica). A bomba de alta pressão alimenta a tubulação dos injetores (rail).
Para medir a pressão da linha de baixa foi utilizado um manômetro com escala de zero a dez bars e conexões adequadas. Para medir a pressão da linha de alta (pressão do rail) foi utilizado o scanner 2 da Raven, selecionado no parâmetro pressão do rail (figura 2).
O reparador foi orientado ainda a que a pressão da linha de baixa deveria estar entre 3,5 e 4,5 bars e a pressão do diesel no rail (em marcha-lenta) entre 290,0 e 400,0 bars (figura 2).
O reparador observou que logo após a partida a pressão da linha de baixa era de 6,0 bars e a pressão do rail, aproximadamente 300,0 bars, e que após alguns instantes de funcionamento, o motor começava a falhar. Quando isso acontecia, a pressão da linha de baixa se elevava a aproximadamente 8,5 bars e a pressão do Rail começava a cair. Instantaneamente após a pressão do diesel no rail baixar dos 200,0 bars, o motor morria e só pegava se ficasse parado por pelo menos 30 segundos.
O fato de, simultaneamente, a pressão da linha de baixa aumentar e a pressão da linha de alta diminuir indicava a existência de alguma obstrução na linha de baixa pressão (entre a bomba de baixa e a bomba de alta) ou na linha de retorno (entre a bomba de alta e o tanque). Para teste, a linha de retorno foi desligada e o filtro de combustível substituído, mas o problema ainda persistiu.
Após intensa análise do que poderia estar obstruindo a passagem do combustível entre as bombas de baixa e alta pressão, o reparador foi orientado de que existia um pré-filtro dentro do tubo de baixa pressão – figura 1 (tubo existente no corpo da bomba de alta pressão - liga a bomba de alta à linha de baixa pressão).
Para substituir o pré-filtro, o reparador teve que sacar o tubo de baixa pressão. Após a substituição do pré-filtro, que estava obstruído, as pressões das linhas de baixa e alta voltaram aos valores operacionais e o problema foi resolvido.
Solução encontrada
Substituição do pré-filtro existente no corpo da bomba de alta pressão (interno ao tubo de baixa pressão) – figura 1.
Comentário
Para substituir o pré-filtro existente dentro do tubo de baixa pressão é necessário sacar o tubo do corpo da bomba de alta. Durante a retirada do tudo é comum que o mesmo seja danificado. Devido à escassez desse componente, normalmente é necessário usinar um novo tubo. O pré-filtro pode ser encontrado nos distribuidores da marca da bomba de alta pressão.