Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. O ar-condicionado parou de funcionar porque trocou a bateria da Mercedes Benz Kompressor

O ar-condicionado parou de funcionar porque trocou a bateria da Mercedes Benz Kompressor

A troca da bateria sem os devidos cuidados gerou mais de vinte códigos de falhas e o sistema de climatização também parou de funcionar, mas tinha mais defeitos escondidos além dos causados pela falta de energia

Antônio Gaspar
07 de fevereiro de 2019

Para um especialista em reparos de ar-condicionado é comum enfrentar desafios para fazer um sistema de climatização funcionar corretamente, mas há alguns defeitos ocasionados com ajuda de aventureiros  sem habilidade e conhecimento técnico. 

Como o carro chegou na oficina carregado de códigos de falhas. Foi importante ouvir o cliente sobre o que causou o problema, já que para ele que apareceu depois que a bateria foi trocada. A bateria deste modelo de carro fica no compartimento do motor do lado direito.

Utilizando um scanner, foi possível apagar a maioria dos códigos, mas alguns continuavam indicando defeito, exigindo o conhecimento técnico e muita experiência no setor de ar-condicionado. 

Fazendo as verificações básicas como estanqueidade, carga de gás e alimentação elétrica, foi possível identificar uma falha no pressostato. O componente defeituoso foi substituído, mas alguma coisa estava impedindo o compressor de gerar compressão suficiente para ativar o sistema.

Novamente, entra em cena a experiência e muito conhecimento técnico, que geraram uma desconfiança do funcionamento da polia magnética do compressor que poderia ser o defeito que ainda estava oculto. 

O compressor do Mercedes Benz Kompressor 2010 fica na parte de baixo, no lado dianteiro esquerdo do motor, o que dá um pouco mais de trabalho para fazer a remoção. Um indicador de defeito na polia do compressor é um ruído e a própria Mercedes já gerou um boletim técnico para este procedimento de troca da polia. Antes de remover o compressor é possível fazer um teste utilizando uma correia poli v mais curta que aciona todos os componentes, menos a polia do compressor. 

Este teste é mais utilizado para confirmar a origem do ruído. Se com a correia mais curta instalada e o motor funcionando, não fizer mais barulho, é preciso remover o compressor e trocar a polia. 

O boletim informa que é possível remover a polia com o compressor no local, mas, com ele na bancada, fica mais fácil realizar o serviço. É importante verificar o diâmetro da polia, que pode ser de 100mm ou 110mm. 

Com o carro levantado, remova o painel inferior do compartimento do motor para chegar no compressor. Antes, é preciso remover toda carga do gás. Com a retirada da correia e liberação dos parafusos do suporte do compressor, é só retirar a polia, levá-la para a bancada e descobrir o que aconteceu. Na bancada, é necessário prender a polia para soltar o parafuso de 7 mm, e isso pode ser feito na morsa com calço de plástico ou borracha. Também é possível travar com uma cinta de remoção de filtro de óleo de motor.

O defeito do compressor foi identificado. Era o cubo, que estava rompido e impedia o atracamento da polia, e, por isso, não comprimia o gás para circular no sistema. Compare a peça nova com a velha danificada.

 

Na sequência, remova o anel-trava com uma chave de fenda ou alicate de bico. 

Remova o anel de pressão para liberar o rolamento da polia.  Em seguida, remova a polia do compressor utilizando um extrator ou sacador.

Monte os amortecedores de borracha na nova polia e observe a direção da curvatura dos mesmos.

Quando instalar a nova polia no compressor, verifique se tem o mesmo diâmetro que o original, 100 mm ou 110 mm. 

Instale o anel de pressão do rolamento da polia com o lado plano voltado para o compressor. Certifique-se de que o anel de pressão esteja encaixado corretamente na ranhura. Use um alicate de pressão com pontas de 90 ° que tenha um alcance mínimo de 19 mm. 

Instale a arruela de pressão. Certifique-se de que esteja plano contra o ombro do eixo. (Fig.15) Instale o cubo novo (alguns chamam de espelho) para que nas garras da peça sejam inseridos os amortecedores de borracha. Rosqueie o cubo no eixo do compressor no sentido horário e aperte com torque de 35 Nm. O cubo continua a apertar quando o compressor está em operação. 

Instale a trava na polia da correia e confirme que esteja encaixada na ranhura da polia. 

Com a instalação de uma nova correia poli v e com o sistema abastecido com a carga de gás e óleo adequada, o motor foi ligado e o ar dentro do carro ficou gelado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Como uma simples pintura de para-choque gerou um reparo de R$ 4.500
Técnicas
Técnicas
Ar-condicionado com carga baixa de fluido refrigerante compromete o desempenho do sistema
Técnicas
Técnicas
Transmissão CVT: eficiência contínua com variação de torque sem escalonamento