Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Literatura técnica e osciloscópio é indispensável para solucionar falha do sensor de rotação

Literatura técnica e osciloscópio é indispensável para solucionar falha do sensor de rotação


Vamos apresentar um caso de estudo a aplicação da literatura técnica e o osciloscópio foram fundamentais para identificar a causa da falha do veículo

Laerte Rabelo
25 de agosto de 2023

Esse veículo chegou em nosso centro de diagnóstico avançado automotivo, SIMCAR, localizado na cidade de Eusébio no estado do Ceará, figura 1.

Sintoma

O proprietário de um Suzuki Gran Vitara 2.0 ano 2010, figura 2, relata dificuldade na partida e luz de injeção acesa no painel.

Diagnóstico:

Diante da reclamação do cliente, o primeiro passo para realizar o diagnóstico foi a utilização do scanner para verificar o código de falhas presente na memória de avarias da unidade de controle do motor. Feito isso, identificamos a presença do código de falha P0335, referente ao circuito do sensor de rotação do virabrequim, conforme exibe a figura 4.

O próximo passo foi a identificação do tipo de sensor utilizado nesse veículo, para tanto, consultamos o esquema elétrico referente ao sistema de injeção desse veículo, como mostra a figura 5.

Analisando o esquema elétrico identificamos que o sensor é do tipo indutivo, restava-nos ainda identificar as particularidades do sinal, assim utilizando novamente a literatura técnica a nosso favor, consultamos o manual OSCI para visualizar a forma de onda característica desse veículo. A figura 6 apresenta detalhes das formas de onda de referência.

Agora com todas as informações em mãos, realizamos a captura utilizando para tanto do osciloscópio PicoScope de 4 canais, utilizando o canal A para visualizar o sinal do sensor de rotação, figura 7.

 

A captura foi realizada diretamente no conector do módulo, inserindo a agulha no pino 51 do conector A, como exibe a figura 8.

Ao visualizar o sinal emitido pelo sensor identificamos rapidamente o motivo do disparo do código de falhas, figura 9.

Aplicação errada do sensor CKP, fazendo com que a unidade de controle do motor não consiga identificar corretamente a identificação da rotação do motor.

O reparador que trouxe esse veículo para nosso centro de diagnóstico aplicou o sensor do motor 1.6, que também e utilizado nos modelos mais novos desse veículo, como mostra a figura 10.

Vale destacar que uma unidade de controle do motor que utiliza sensor de rotação indutivo tem em sua estrutura interna um componente dedicado a transformar o sinal analógico emitido pelo sensor em sinal digital antes de chegar no processador.

A figura 11 mostra o esquema genérico do caminho percorrido pelo sinal desde o sensor até o processador.

Solução:

Após a substituição do sensor de rotação por um com aplicação correta, ou seja, sensor do tipo indutivo, o veículo voltou a funcionar perfeitamente.

Até a próxima! 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Descubra como o calor perdido pode se transformar em potência extra nos motores a combustão
Técnicas
Técnicas
Diferenças e a importância das baterias no sistema start/stop
Técnicas
Técnicas
Quando fazer a limpeza do bico injetor do seu carro?