Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
As peças do motor estão sujeitas a altas tensões e alta temperatura de funcionamento, como os pistões, bronzinas, anéis, cabeçote, não basta usar o óleo do motor para lubrificação e como vedante, mas também para fins de resfriamento. Esse detalhe é muito importante, o lubrificante não tem a única função de formar um filme de óleo para que não ocorra o contato metal/metal entre as peças.
O óleo do motor tem a importante função de controlar a temperatura entre partes do motor onde o líquido de arrefecimento não consegue chegar. Por isso em um motor que, por exemplo, utiliza 4 litros de óleo conforme especificação do fabricante, apenas cerca de meio a um litro se destinam ao sistema de lubrificação em si, o restante é para a troca do calor, ou seja, fica armazenado no cárter que é naturalmente resfriado pelo próprio ar que passa próximo ao cárter, por isso essa quantidade de óleo maior para que ocorra essa troca de calor, e também para decantação de impurezas do próprio lubrificante ao fazer a limpeza nas linhas de lubrificação do motor.
Mas os motores modernos estão cada vez menores, com maior potência, com aplicação de turbo, grande performance, e tudo isso precisa de uma lubrificação controlada, por isso a tecnologia de controle de temperatura do óleo do motor. Temos motores que possuem dois sensores de pressão de óleo e um sensor de temperatura, tamanha é a necessidade de controle do lubrificante.
O óleo circula por um circuito fechado do cárter de óleo passando pela bomba de óleo e para as partes móveis do motor, antes de retornar ao cárter. Um radiador ou resfriador de óleo integrado no circuito de óleo fornece resfriamento adicional, geralmente está posicionado logo após o filtro de óleo. Esse é o caminho mais comum no circuito de lubrificação:
• cárter do motor => bomba de óleo => filtro de óleo => radiador de óleo => circuito de lubrificação => retorno para o cárter
Hoje em dia, muitos radiadores de óleo têm uma estrutura baseada em placas, com diversas destas colocadas umas sobre as outras e formando canais separados. Trata-se de uma peça pequena e leve. Esses canais alternam entre uns preenchidos com óleo do motor sob pressão e aqueles preenchidos com agente refrigerante, o próprio líquido de arrefecimento. Para melhorar a transferência de calor, os canais podem ter estruturas para aumentar a área de superfície.
No momento de substituição estão disponíveis diversas aplicações como radiador de óleo junto ao filtro de óleo do motor, na lateral do bloco e ainda, há muitas aplicações no sistema de transmissão automática ou automatizada, e as juntas de vedação correspondentes também devem ser substituídas, por isso já estão na mesma embalagem do novo radiador.
Em casos de contaminação do lubrificante, devemos, sem sombra de dúvidas, substituir o radiador de óleo e seus anéis de vedações.
Abrasão ou lascas podem contaminar ou mesmo bloquear os radiadores de óleo. Partículas de sujeira nos dutos internos não podem ser completamente removidas limpando ou lavando o componente. Se um radiador de óleo velho for reutilizado, essas partículas de sujeira podem se soltar, entrar no circuito de óleo e causar danos ao motor ou desgaste prematuro. Lembre-se que o radiador de óleo está após o filtro de óleo. E então todo o seu serviço poderá ser comprometido.
A manutenção correta no sistema de arrefecimento é muito importante também, uma vez que esse contato do sistema com o radiador de óleo poderá gerar corrosão, ligando o sistema de lubrificação e de arrefecimento dentro do próprio radiador de óleo. Em casos semelhantes, devemos efetuar várias limpezas nos sistemas de lubrificação e arrefecimento, trocar o radiador de óleo e anéis de vedação, e reabastecer o motor com o lubrificante recomendado e o sistema de arrefecimento com aditivo recomendado e água desmineralizada.
Portanto, ao realizar o trabalho de recondicionamento ou remanufatura do motor, sempre substitua o resfriador de óleo em vez de limpá-lo.
Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos.
ATENÇÃO
Vazamentos no sistema de óleo podem causar danos ao motor, bem como danos ambientais.
Como resultado, ao realizar o trabalho de manutenção, não apenas olhe para verificar se há vazamento de resfriadores de óleo, verifique também se as linhas que transportam o óleo estão em perfeitas condições.
É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.