Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Indução Forçada - Sistemas Sequenciais Parte 2

Indução Forçada - Sistemas Sequenciais Parte 2

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Humberto José Manavella
07 de julho de 2011

 

 

Nesta edição será analisado o funcionamento do sistema seqüencial denominado de "TwuinTurbo" pela GM e que foi aplicado inicialmente, a um motor 1.9 diesel que equipava veículos de passeio. Consta de dois turbo-compressores de geometria variável, trabalhando em série. Em função disto, esta configuração não possui válvula “wastegate”. O controle da relação de pressão de ambos os turbos é feito regulando a abertura da válvula de escape, a qual desvia o fluxo de gases do turbo de alta pressão, de menor tamanho. Por sua vez, o controle da pressão de sobre-alimentação de cada turbo é feito regulando a geometria das turbinas.

Na sua versão inicial, desenvolve 210 HP, mais do dobro da potência do mesmo motor equipado com um único turbo, que disponibiliza 100 HP. E isto, com nível de consumo similar. O turbo menor, de resposta rápida, opera na faixa das baixas rotações enquanto que o turbo maior entra em funcionamento assim que a rotação aumenta.

 

Operação

Em baixa rotação (fig. 1), inferior a 1800 rpm, a válvula de escape permanece fechada. Todo o fluxo de escape passa pelo turbo menor de alta pressão (TAP), encarregado de gerar a sobre-alimentação. O turbo maior, de baixa pressão (TBP), gira em vazio, sem comprimir.

 

Em rotações médias (fig. 2), entre 1800 e 3000 rpm, a válvula de escape abre progressivamente; com isto, o turbo maior (TBP) entra em operação e ambos funcionam simultaneamente. O turbo maior pré-comprime o ar que é resfriado pelo primeiro pós-resfriador para na seqüência, receber a compressão final no turbo menor. A válvula de bloqueio permanece fechada já que a sobre-pressão gerada pelo turbo maior é inferior àquela do turbo menor.

 

Em rotações superiores a 3000 rpm (fig. 3) só o turbo maior (TBP) funciona, já que sobre-pressão gerada por este, supera o valor de calibração da válvula de bloqueio e a abre; desta forma, é anulada a ação do turbo de alta pressão.

Nesta fase, com a válvula de escape totalmente aberta e ação do turbo de alta anulada, toda a pressão dos gases de escape é aplicada no turbo maior.

 

 

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Motores EA211 da Volkswagen Diagnóstico técnico do sensor de rotação
Técnicas
Técnicas
Os Segredos da Troca da Correia Dentada no Peugeot 307 2.0
Técnicas
Técnicas
Peugeot 307 2.0 - Conheça o "Vilão" Silencioso que pode Destruir seu Motor