A higienização consiste na aplicação de um produto que pode ser bactericida, fungicida e acaricida que vai exterminar estes microrganismos, principalmente nos veículos com ar-condicionado, pois com o tempo de uso a caixa do evaporador acumula sujeiras como pó, pólen, pequenas folhas, etc.

Nos veículos que não tem filtro de cabine o acúumulo de sujeira é mais elevado (Fig.1) fazendo os microrganismos encontrarem um ambiente propício para se proliferarem. Isso ocorre devido ao ar-condicionado remover a umidade do ar e o evaporador ficar sempre úmido e após o veículo ser desligado, todo este ambiente se aquece principalmente quando exposto ao sol ou até mesmo pelo núcleo do ar quente que fica dentro desta mesma caixa.
Estas bactérias e fungos provocam doenças alérgicas e respiratórias como renite, asma, pneumonia entre outras, podem se espalhar quando ligamos a ventilação ou ar-condicionado sendo expelidos pelos difusores de ar, atingindo o veículo todo. Quando está sujo, ao ligarmos a ventilação sentimos o cheiro de matéria orgânica em decomposição.
Atenção: dependendo do nível de sujeira no evaporador(Fig.2) só a higienização não é suficiente, tendo que desmontar esta caixa para se fazer uma limpeza no evaporador (Fig.3) e na maioria das vezes é necessário remover o painel do veículo (Fig.4) para executar este serviço.
Nos veículos equ
ipados com filtro de cabine, a sujeira fica retida nele e se ele for trocado com frequência, normalmente o evaporador se mantém limpo (Fig.1)
Temos de ficar atentos, pois tem muitas montadoras colocando veículos no mercado sem o filtro de cabine, mas com o alojamento de instalar o filtro pré-disposto, só que vazio.
Muito cuidado com os produtos que se usa para fazer a higienização, pois a maioria tem álcool etílico na composição. Imaginemos que este produto em sp
ray ou líquido passado em um nebulizador (Fig.5) que nos dois casos deixa uma névoa que é captada pela entrada de recirculação do eletroventilador interno no painel, forçando ela passar pelo evaporador, consequentemente espalhando por todo veículo.
Onde está o perigo?
Com o veículo fechado e cheio de nevoa de álcool etílico, ao ligar o ar-condicionado, os eletroventiladores podem causar faíscas geradas no porta-escovas devido a folgas no eixo do motor, escova acabando, enrolamentos do induzido dando curto-circuito ou com uma de suas bobinas em aberto. (Fig.6)
Os higienizadores em spray conhecidos como granadas são mais perigosos ainda (será que é por isto que apelidaram de granada?), pois além de conter o álcool etílico, pode conter o propano como propulsor do produto.
Recentemente foi divulgado que uma Montana ficou destruída por conta de uma granada destas, mas não foi o tubo de spray que explodiu dentro da Montana e sim a Montana que explodiu devido ao produto que ficou aprisionado dentro do carro.
Precisamos verificar a composição destes produtos de higienização e evitar usar os que tenham compostos inflamáveis, mesmo sabendo que mais de 90% deles contem álcool etílico na sua formulação.
O que é a Oxissanitização?
Consiste em uma higienização feita por meio do gás chamado Ozônio (O₃) e podemos considerar este procedimento como o mais eficaz que temos hoje no mercado, eficaz na eliminação de odores desagradáveis como de cigarros
, alimentos, terra, materiais em decomposição dentro do evaporador, além de exterminar bactérias, vírus, fungos, mofos e alergênicos.
O ozônio é um gás que naturalmente existe na estratosfera terrestre, gerado pelas descargas elétricas oriundas das nuvens durante as tempestades, formando uma camada de O₃ (Fig.7) que por sua vez, protege os seres vivos servindo como um escudo contra os raios solares UV.
Este ozônio gerado é o maior responsável por deixar aquela sensação de ar puro que sentimos depois da chuva, pois o ozônio é tido como um poderoso oxidante que hoje em dia é utilizado para tratar água, ar, esterilizar alimentos e até mesmo utilizado na medicina mundial no tratamento de várias enfermidades.
A oxi-sanitização é totalmente ecológica, após oxidar uma matéria orgânica ou um microrganismo, o ozônio volta a ser oxigênio novamente eliminando qualquer resíduo do mesmo.
Como funciona a Oxissanitização?
É usado um equipamento que gera ozônio da mesma forma que a natureza cria na estratosfera terrestre. O ar que se encontra dentro do veículo é aspirado através da entrada deste aparelho circulando para dentro de uma câmara onde é bombardeado com uma alta tensão separando algumas moléculas de O₂, em consequência fazendo com que cada molécula separada se una a duas de O₂, gerando assim duas moléculas de O₃ (ozônio), sendo expelido para fora do equipamento.
Procedimentos:
Com o ar-condicionado ligado na velocidade máxima, o recirculador na opção de coletar ar internamente, deixar a saída da ventilação nos difusores centrais aberta, colocar o equipamento de gerar ozônio próximo da entrada de ar do recirculador (Fig.8) e ligar o oxi-sanitizador, deixando funcionar por um período estipulado pelo fabricante do equipamento com as portas e vidros fechados.

Desta forma o gás ozônio gerado é sugado pelo ventilador interno do ar-condicionado, passando pelo evaporador e dutos, depois expelido pelos difusores centrais, atingindo todo o veículo e sanitizando tudo, até porque o ozônio sendo um gás, ele penetra em todos os lugares, eliminando até mesmo ácaros que se escondem em carpetes, tecidos, frestas, etc.
OBS.: Assim como na higienização com produtos químicos o ozônio extermina os microrganismos mas não limpa a sujeira que está dentro do evaporador, se estiver muito sujo, só removendo e limpando todas as peças sujas, a vantagem do Ozônio é ser um poderoso esterilizador e realmente elimina todos os tipos de odores de dentro do veículo.
Procure ter para venda uma fragrância preferida para o cliente, pois não gostam de sentir perfume dentro do carro.