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Funcionamento e diagnóstico de compressores de ar-condicionado

Entenda quais são os diferentes tipos de compressores de ar-condicionado, como eles funcionam, o que é possível reparar e como diagnosticar defeitos

Rodrigo Pimenta
08 de novembro de 2024


Esse é um tema que gera muitas dúvidas, porque de fato o componente não é tão simples de ser diagnosticado e mesmo identificada a falha, o técnico tem dificuldades de entender sobre o que levou à quebra do compressor. Devido ao seu valor elevado algumas empresas têm se destacado no setor em recondicionar o compressor e isso gera a dúvida: Realmente o compressor pode ser reparado? Nesta matéria vamos falar sobre os diferentes tipos de compressores aplicados nos automóveis e como funcionam, identificar seu funcionamento e entender o que troca e o que não troca no compressor. Vamos falar também de boas práticas para garantir o bom funcionamento do componente.   

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O que é o compressor:  

O compressor do ar-condicionado nada mais é do que uma espécie de bomba que faz a sucção o fluido refrigerante e o descarrega com uma determinada capacidade de deslocamento e como toda bomba o compressor do ar-condicionado é responsável por geral a vazão do fluido no circuito do ar-condicionado, que é responsável pelas pressões são as restrições ao longo do circuito como: diâmetro de tubulação, válvulas etc. Portanto se o compressor do ar-condicionado não possui uma capacidade de vazão satisfatória de fluido refrigerante a capacidade de troca de calor do sistema de ar-condicionado será deficiente.  

O compressor do ar-condicionado, na sua grande maioria, é acionado pela correia de acessórios do motor e seu acoplamento pode ser realizado de duas formas:   

Acoplamento direto: São aqueles compressores que não utilizam embreagem eletromagnética e em seu lugar possui um sistema de amortecimento de vibrações do tipo damper, que pode ser por molas metálicas ou borracha. Nesses casos, independentemente de o ar-condicionado ser solicitado, o compressor girará internamente, porém não faz a sucção fluido devido a sua válvula de controle chamada Válvula Torre. À medida que esta válvula recebe alimentação gradual (PWM) o compressor começa a succionar o fluido. Normalmente aplicado em veículos com origem alemã (Volkswagen, BMW, Audi etc.). Uma observação importante é que nem todo compressor que é de cilindrada variável possui acoplamento fixo.   

Acoplamento por embreagem: A grande maioria dos sistemas de ar-condicionado utiliza esse sistema, que consiste em uma embreagem eletromagnética. Nesse sistema a polia responsável pela transferência de rotação do motor para o compressor é apoiada sobre um rolamento. Atrás desta polia é instalada uma bobina de campo, que quando energizada cria um campo magnético capaz de atrair a embreagem ligando mecanicamente o eixo do compressor à polia e desta forma transmitindo o movimento. O barulho do acoplamento nesses casos é muito característico e tem o som de um ruído metálico.   

O acoplamento do compressor está condicionado a vários fatores como rotação/carga e temperatura do motor, pressão do fluido refrigerante na linha, temperatura do evaporador, pedido de solicitação do ar-condicionado etc.  Então, o diagnóstico de uma possível falha do compressor deve começar por esses itens caso haja dúvidas do dispositivo.   

  

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Tipos de compressores:   

Compressor alternativo: Todo compressor alternativo é aquele que  em seu funcionamento utiliza pistões ou êmbolos e que se assemelha ao funcionamento de um motor a combustão através do movimento linear de pistões, em dois movimentos tem um ciclo completo, ou seja, descendo faz a sucção do fluido refrigerante e subindo faz a descarga e o controle de entrada e saída do fluido refrigerante é feita através de válvulas que se abrem e fecham naturalmente assim que os pistões se movem dentro dos cilindros. A capacidade volumétrica do compressor também pode estar ligada à quantidade de pistões que podem ser 3,5,6 ou 7 pistões.   

Relacionado a compressores alternativos, podem existir dois tipos de compressores:   

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