Notícias
Vídeos

Estratégias de atuação da Função Auto Hold (autossegurar) no sistema de freio do Passat


Cada vez mais adotada em diversos modelos de veículos, esta função agrega comodidade e segurança, mas exige conhecimento para um correto diagnóstico e manutenção

Por: Melsi Maran - 11 de março de 2016

A função AUTO HOLD  é uma função de assistência que dá suporte ao motorista com o veículo parado e em situações de arrancadas (em marcha à frente ou à ré). A função AUTO HOLD  possui as seguintes funções de assistência:                                

Pressionando-se a tecla AUTO HOLD no console central ativa-se a função.                         

A ativação é indicada ao acender a luz de controle na tecla correspondente. 

Para desligar a função AUTO HOLD, aciona-se a tecla, e a luz de controle na tecla se apaga.

ASSISTENTE STOP-AND-GO

O motorista não precisa mais pisar no pedal de freio para manter o veículo parado, esta função também auxilia em situações de trânsito de stop-and-go, (pare e siga).    

ASSISTENTE DE PARTIDA

As automatizações do processo de parar e partir dão suporte a arrancadas em subidas.

Um retorno indesejado do veículo é evitado.

ESTACIONAMENTO AUTOMÁTICO

Quando o veículo é parado com a função AUTO HOLD ligada, após abrir a porta do motorista, soltar o cinto de segurança ou desligar a ignição, o freio de estacionamento é automaticamente ativado.

A função AUTO HOLD somente pode ser ativada se:

• A porta do motorista estiver fechada;

• O cinto de segurança estiver devidamente conectado; 

• O motor estiver em funcionamento.

Se um dos três requisitos for modificado, a função AUTO HOLD é desligada.

A cada nova partida do motor, deve ser novamente ativada a tecla AUTO HOLD.

A função AUTO HOLD proporciona uma parada automática do veículo, independentemente de como o veículo chegou à imobilidade.

VISÃO GERAL DO SISTEMA

Obs.: Quando a tecla do freio de estacionamento eletromecânico é ativada, o torque do motor entra no ponto morto, e são desativadas as funções de assistência como o programador de velocidade (GRA), o ajuste automático de distância (ADR) ou o AUTO HOLD.

PRESSÃO DO SISTEMA DE FREIO

Com a função AUTO HOLD ativada, o veículo para inicialmente sempre por intermédio do freio hidráulico das quatro rodas.

A pressão de frenagem pode ser acionada pelo motorista através do acionamento do

pedal de freio. Esta pressão de freio é então fixada através do travamento das válvulas da

unidade do ABS e o motorista não precisa mais pisar no pedal do freio. 

Se o motorista não pisar no pedal do freio quando se detectar um movimento, o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade) é ativado, e é gerada uma pressão de frenagem pela bomba do ESP.

Depois de três minutos do veículo parado, ocorre uma troca do sistema hidráulico do ESP para o freio de estacionamento eletromecânico (Ver diagrama Funcionamento do Auto Hold).

MODO DE VERIFICAÇÃO DO SISTEMA

Entrada - Para a verificação do funcionamento do freio de estacionamento eletromecânico é necessária uma frenagem dosada num banco de provas de freios.

O modo de verificação é automaticamente reconhecido se:

• A ignição estiver ligada;

• A função AUTO HOLD estiver desligada;

• As rodas dianteiras estiverem paradas;

• As rodas traseiras girando no mínimo durante 5 segundos numa velocidade constante entre 2,5 e 9 km/h.

A entrada em operação do modo de verificação é indicada quando a lâmpada de falhas para o freio de estacionamento eletromecânico  acender no painel de instrumentos.

Após o acionamento da tecla para o freio de estacionamento eletromecânico a força de tensão é reduzida passo a passo.

Com quatro acionamentos seguidos da tecla para o freio de estacionamento eletromecânico, o cilindro de freio percorre um trajeto definido e a força de aperto do freio de estacionamento aumenta gradualmente.

O quinto acionamento da tecla libera o freio de estacionamento eletromecânico.

Saída - O modo de verificação é finalizado se uma das seguintes condições for preenchida:

• As rodas dianteiras giram a uma velocidade superior a 0 km/h;

• As rodas traseiras giram a uma velocidade inferior a 2,5 km/h ou superior a 9 km/h;

• A ignição está desligada.

FUNCIONAMENTO DO AUTO HOLD

1 - A função AUTO HOLD está ativada. O veículo está parado e é mantido parado pelos quatro cilindros de rodas do freio hidráulico. A pressão necessária é calculada e ajustada pela unidade de comando do ABS em função do aclive. 2 - Após três minutos, ocorre a transmissão para o freio de estacionamento eletromecânico. O momento calculado de parada é transmitido pela unidade de comando do ABS para a unidade de comando do freio de estacionamento eletromecânico. 3 - Os motores de passo nos freios das rodas traseiras são controlados pela unidade de comando do freio de estacionamento eletromecânico. O freio é acionado eletromecanicamente e a pressão de freio é automaticamente reduzida. E540 Tecla do AUTO HOLD J104 Unidade de comando do ABS J540 Unidade de comando para freio de estacionamento eletromecânico V282 Motor de passo roda esquerda V283 Motor de passo roda direita

AJUSTE DE FOLGAS

O ajuste de folgas é ciclicamente determinado estando o veículo parado. Se o freio de estacionamento eletromecânico não for acionado durante um trajeto de mil quilômetros, então ocorre automaticamente um ajuste de folgas. Para isto, a pastilha de freio se desloca da posição zero na direção do disco de freio. A unidade de comando identifica o curso percorrido através do consumo de corrente do motor elétrico e pode, com isso, compensar o desgaste das pastilhas de freio.

MODO DE SUBSTITUIÇÃO DE PASTILHAS

A substituição de pastilhas ocorre com o freio de estacionamento não acionado.

Com o auxílio do scanner, o freio de estacionamento eletromecânico é completamente aberto, e a porca de pressão retorna totalmente sobre o eixo.

O acionamento do freio de estacionamento eletromecânico ocorre novamente com o auxílio do sistema de diagnóstico, de medições e de informações do veículo (scanner). A nova posição das pastilhas de freio é automaticamente assimilada.