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Apresentamos este estudo com a localização e o funcionamento dos principais componentes do Ford Fusion híbrido. As curiosidades vistas em nossos textos, enriquecerão suas informações sobre esta tecnologia
Sabemos que os carros híbridos já são uma realidade no mercado automotivo. E, como levamos informações de todos os tipos aos leitores, não poderíamos deixar de falar desta tecnologia, que esperamos ser viável nas oficinas brasileiras
|
Componente |
Localização/descrição |
Função |
1 |
Desconexão de serviço de alta voltagem |
Retângulo laranja com um cabo plástico moldado de 100mm de comprimento |
Fornece meios de desconectar a bateria de alta voltagem para reparos seguros no veículo |
2 |
Bateria de alta voltagem: 275 volts |
Localizada atrás do assento traseiro, feita de níquel metal híbrida. |
Fornece alimentação de alta voltagem para propulsão do veículo (275V) |
3 |
Chicote de alta voltagem |
Percorre todo o piso do veículo desde a bateria de alta voltagem até a transmissão CVT controlada eletronicamente, ao conversor DC/DC e então à unidade AC. Fiação cor de laranja |
Fornece um caminho físico ao circuito de alta voltagem |
4 |
Bateria de 12V |
Localizada sob o capô do veículo, do lado do motorista. |
Fornece alimentação 12V para os acessórios do veículo |
5 |
Transmissão CVT controlada eletronicamente |
Montada transversalmente similar aos FORD FUSION normais. |
Fornece movimento às rodas de tração do veículo, gera eletricidade para recarga das baterias durante a operação e contém eletrônica híbrida |
6 |
Conversor DC/DC |
Localizada sob o capô no lado do passageiro à frente da torre da suspensão. |
Fornece 12V para carregar a bateria de 12V e alimentar os acessórios do veículo |
7 |
Compressor elétrico A/C |
Localizado na frente do motor |
Fornece operação elétrica A/C. Substitui o compressor do Ar condicionado movido por correia |
Na figura 1, temos a localização, descrição e função básica dos componentes do sistema híbrido do FORD FUSION. Veja na a descrição de cada componente deste sistema.
1. DESCONEXÃO DE SERVIÇO DE ALTA VOLTAGEM
Para acessar a desconexão de serviço de alta voltagem, o assento traseiro deve ser abaixado. O assento traseiro é liberado pelo portamalas.
• Localize as alavancas de liberação no encosto traseiro (2) entre a bateria de alta tensão e a chapa da carroceria;
• Empurre a alavanca de liberação para a lateral externa do veículo. (Figura 2)
2. BATERIA DE ALTA VOLTAGEM – 275 VOLTS
Atenção: O acionamento da desconexão de serviço de alta voltagem desconectará a alta tensão do veículo.
As células individuais dentro da bateria continuam carregadas.
Não corte, solde ou aparafuse sobre ou na carcaça da bateria de alta tensão ou penetre a carcaça da bateria de forma alguma.
A bateria de alta voltagem está localizada atrás do encosto do banco traseiro.
• A tensão total da bateria de alta tensão é de aproximadamente 275 volts DC;
• A carcaça da bateria é projetada para resistir à penetração de água;
• As células da bateria contém um eletrólito básico (feito de hidróxido de potássio como ingrediente ativo dominante) absorvido por um papel especial. O eletrólito não vaza da bateria sob nenhuma condição normal, contudo se a bateria sofrer um esmagamento é possível que pequenas gotas de eletrólito vazem.
ALGUNS CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS DURANTE REPAROS COM UMA BATERIA DANIFICADA:
Atenção: Se possível, acione a desconexão de serviço de alta voltagem.
1. A exposição ao eletrólito pode causar irritação na pele e nos olhos e/ou queimaduras. Se sofrer exposição, enxágue com grandes quantidades de água até que a sensação de sabão na pele desapareça. Equipamento de Proteção Individual (EPIs) tal como uma proteção para o corpo, óculos de segurança, luvas de látex ou borracha nitrílica, uma capa de proteção para substância alcalina e botas de borracha são necessários quando manusear baterias danificadas. Capacetes com viseira dobrável não são recomendados para proteção contra produtos ácidos ou alcalinos que liberem vapores ou líquidos.
2. Se a bateria for exposta a calor intenso, é possível que ela libere hidrogênio. Deve-se tomar precauções para se certificar que a área seja ventilada apropriadamente, tais como abertura das janelas do veículo ou mesmo as portas.
PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA AO SE APROXIMAR DE UM VEÍCULO MOVIDO POR ALTA VOLTAGEM
As informações neste artigo somente fornecem direção adicional ao veículo FORD FUSION. As mesmas regras se aplicam quando o técnico se aproximar de uma situação em que alta voltagem é um risco potencial. Sempre siga seu treinamento de segurança em alta voltagem. Algumas precauções devem ser tomadas tais como:
• Remova todas as joias pessoais (relógios, colares e brincos). Objetos de metal são condutores de eletricidade;
• Vista os equipamentos de segurança disponíveis (luvas para alta voltagem, máscara, botas isoladas, capa protetora ou avental);
• Carregue o seguinte equipamento protetor:
a) Extintor de incêndio de pó classe ABC;
b) Um objeto não condutor – cerca de 1,5m de comprimento – utilizado para empurrar com segurança para longe do veículo se alguém entrar em contato acidentalmente com alta tensão.
APROXIMANDO-SE DE UM VEÍCULO DANIFICADO
• Desligue o sistema elétrico de alta voltagem utilizando tantos passos listados abaixo quantos forem possíveis:
- Trave o veículo – posicione a alavanca seletora na posição PARK. Remova a chave de ignição. Calce as rodas, se necessário. A remoção da chave de ignição ou mesmo o posicionamento dela na posição DESLIGADO (OFF) desligará o sistema de alta voltagem;
- Desconecte o cabo negativo da bateria de 12 Volts. – Isto também desliga o sistema de alta voltagem;
- Se possível, acione a desconexão do sistema de alta voltagem. (veja informações mais acima);
- Se o veículo estiver pegando fogo, utilize o extintor de pó químico classe ABC para conter e diminuir as chamas. Se estiver utilizando água, será necessária uma grande quantidade de água para extinguir o fogo (como por exemplo, um hidrante);
- Se o veículo tiver algum cabo exposto, certifique-se de vestir luvas de borracha de alta voltagem e uma roupa protetora antes de intervir. Não toque em nenhum cabo laranja danificado ou cortado. Trate os cabos como se eles ainda estivessem carregados de eletricidade;
- Se o veículo estiver mergulhado na água, não toque em nenhum componente de alta tensão ou cabos laranja enquanto tenta tirar algum ocupante do veículo acidentado. Não remova o veículo até certificar-se que a bateria de alta voltagem está completamente descarregada. Uma bateria de alta voltagem, quando submersa, pode gerar uma reação com ruído de fritura ou borbulhamento. A bateria de alta voltagem estará completamente descarregada quando esta reação parar completamente.
3. SE A CARCAÇA DA BATERIA ESTIVER DANIFICADA OU ROMPIDA.
Assim como qualquer outra bateria, lave a área afetada com uma grande quantidade de água.
4. MOVIMENTANDO VEÍCULOS DANIFICADOS – GUINCHEIROS
• Gire a chave de ignição do veículo para a posição ACESSÓRIOS para liberar a trava da direção;
• Se possível, acione o sistema de desligamento de alta voltagem;
• Siga os passos do manual do guincheiro.
Para veículo com tração dianteira: Levantar as rodas dianteiras.
Para veículo com tração traseira: levantar as rodas traseiras ou utilizar carrinho apropriado.
Guincho plataforma de preferência.
5. NOTAS ESPECIAIS PARA PÁTIO DE VEÍCULOS ACIDENTADOS:
• Se um veículo equipado com bateria de alta voltagem deve ser destruído, a bateria de alta voltagem deverá ser retirada primeiro e levada a um processador de acordo com as leis de proteção do meio ambiente do país.
No próximo número do jornal, finalizaremos o artigo vendo ainda mais alguns procedimentos e componentes.