Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Defeitos intrigantes: sistema IAW 4AFB – Fiat 1.0 FIRE

Defeitos intrigantes: sistema IAW 4AFB – Fiat 1.0 FIRE

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Marcos Scarpa
12 de janeiro de 2011

Troca constante e desnecessária do sensor de rotação.

Detalhes:
Motor gira e não pega (defeito intermitente), quando apresenta o defeito, scanner acusa falha no sensor de rotação, apaga memória da central volta funcionar. No momento que apresenta o defeito a resistência ôhmica do sensor de rotação está próxima de 1300 ohms.


Causa:
Antes de trocar o sensor de rotação analisar a distância do sensor com a roda fônica, em alguns motores a distância está acima do padronizado (1,5 até 1,7 mm). Distância correta para um bom funcionamento (0,8 a 1,4 mm).
Solução:
Ajustar o sensor de rotação entre (1,0 a 1,2 mm). Soltar o sensor e planar com uma lima a base de apoio do sensor de rotação.

Observação:
Medindo o sinal do sensor com osciloscópio em uma rotação próximo de 3.500 rpm, nota-se uma distorção da onda gráfica no momento da falha..
Algumas vezes o reparador vai perceber que com a distância acima do limite do sensor de rotação e a temperatura  a 100ºC, altera a resistência do sensor  ao limite provocando o seguinte sintoma: Instabilidade de rotação próximo  3.500 rpm.
Esse tipo de defeito tem apresentado com maior constância nos motores 1.0 Fire com sistema IAW 4AFB.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Como uma simples pintura de para-choque gerou um reparo de R$ 4.500
Técnicas
Técnicas
Ar-condicionado com carga baixa de fluido refrigerante compromete o desempenho do sistema
Técnicas
Técnicas
Transmissão CVT: eficiência contínua com variação de torque sem escalonamento