Com passar do tempo nas oficinas e centros automotivos, percebemos que os mecânicos têm algumas dificuldades em reparar os Honda Civic 1.5l/1.6l 16V de 1991 até 2000, incluindo também os modelos Honda Civic 1.4l 16V, todos com sistema de injeção e ignição Honda PGM-Fi.
Os reparadores têm nos procurado em treinamentos, apoio técnico e internet (site) com frequência questionando os seguintes defeitos:
1 – Motor raja a parte inferior (como se o motor tivesse fundido) até mesmo retificando o motor ainda continua rajando, por que acontece isso?
2 – Dificuldade em afinar (regular a marcha lenta) após uma manutenção no motor ou até mesmo uma troca da bateria.
3 – Acende a luz de anomalias no painel e apresenta com uma constância o código 165 = relé de aquecimento da sonda lambda, troca a sonda e o defeito permanece (defeito é o relé ou a sonda lambda).
4 – Alguns veículos Honda Civic 1.4/1.5/1.6 16V tem 3 conectores na Central Eletrônica e outros tem 4 conectores, qual é a diferença?
5 – E, em quinto lugar, reclamação a respeito dos esquemas elétricos que nunca conferem com os veículos a ser concertados quando entram nas oficinas.
Nós da DICATEC também temos uma oficina mecânica e passamos pelos mesmos problemas citados acima. Quero trazer para vocês, leitores e amigos mecânicos de uma maneira ampla, clara e simples a respeito desses assuntos.
Vou priorizar nessa matéria o quinto item (esquema elétrico que não confere com o veículo quando entra na oficina). Atenção senhores mecânicos, o problema não está no veículo e nem nos esquemas elétricos que vocês têm na oficina. A questão é que esses modelos com a motorização 1.4, 1.5 e 1.6 16V de 1991 até 2001 contêm sete esquema elétricos diferentes, normalmente temos 2, no máximo três esquemas elétricos.
Sempre que entrar um desses veículos em sua oficina, busque aplicação do esquema elétrico pelo código do motor e ano de fabricação. O código do motor está localizado a frente do motor, lado direito e ao lado do coletor de escapamento, fácil acesso.
Segue como exemplo o esquema do Honda Civic 1.5 e 1.6 16V de 1996 até 2001 com os códigos D15Z6/D15Z8/D16Y5/D16Y7/D16Y8. A diferença está na pinagem da Central, pinagem dos sensores e atuadores, coloração dos fios, alguns estão equipados com imobilizadores outros não, e outras diferenças a mais.
A DICATEC trabalhou muito com seus mecânicos, técnicos e desenhista abrindo chicote e conferindo ponta a ponta, analisando todos os detalhes para trazer melhor informação possível para um bom diagnóstico. Já estamos disponibilizando esses sete esquemas elétricos do Honda Civic 1.4/1.5 e 1.6 16V de 1991 até 2001 comentado nessa matéria, em nosso (CD = manual eletrônico Dicatec). Confira em nosso site www.dicatec.com.br.manual eletrônico Dicatec). Confira em nosso site www.dicatec.com.br.