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  5. Defeitos curiosos: Civic 1.4l/1.5l/1.6l 16v 1991/2000 Honda PGM-Fi

Defeitos curiosos: Civic 1.4l/1.5l/1.6l 16v 1991/2000 Honda PGM-Fi

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Marcos Scarpa
10 de março de 2011

Conforme já foi relatado no mês passado a respeito de alguns detalhes do Honda Civic 1.6l 16v, trago outro esquema elétrico diferente do motor 1.4l 16v (D14A2) 1995/97, motor 1.5l 16v (D15Z3) 1995/97 e motor 1.6l16v (D16Y2 / D16Y3) 1995/01, esquema ao lado.


Também apresento nesta coluna o quebra-cabeça de muitos mecânicos sobre o rajado do motor até mesmo após passar por uma retifica.
Quando um dos proprietários desses veículos procura a sua oficina para sanar o barulho do rajado, como se o motor estivesse fundido, antes de desmontar o motor verifique o ponto de avanço da ignição com a lâmpada estroboscópica.


O ponto de avanço de ignição desses veículos é ajustado com 16º, antes do ponto morto superior. Aí está o detalhe: não é só soltar e movimentar o distribuidor e ir ajustando, antes tem de fazer um procedimento semelhante a alguns veículos do passado, equipados com injeção e distribuidor.


OBS: Com o motor aquecido e em marcha lenta, nota-se que não oscila a marcação do ponto de ignição pela polia sem “jumpear” o conector de diagnóstico, despreocupando o mecânico de qualquer outro procedimento. Ao ajustar o ponto de ignição pelo distribuidor dessa maneira, fica adiantado, acima do normal próximo de 4º, o avanço eletrônico apresentando algum desconforto ao dirigir.


É necessário “jumpear” o conector de diagnóstico de dois pinos, localizado em dois pontos diferentes dentro do veículo, embaixo do porta-luvas:
Localização 1: Dentro do veículo, embaixo do porta-luvas, atrás do console central (conforme Figura 1).


Localização 2: Dentro do veículo, embaixo do porta-luvas, coluna lado direito, conforme Figura 2.
OBS: Há 2 conectores de diagnóstico de coloração azuis protegido por uma capa verde.
Conector 1 = 2 pinos (diagnósticos via códigos lampejantes).
Conector 2 = 3 pinos (diagnósticos via scanner automotivo).

Procedimentos:
1 - Chave de ignição (contato) desligado;
2 - Cabos de velas posicionados corretamente;
3 - Instalar a lâmpada estroboscópica para visualização dos pontos de ignição;
4 – “Jumpear” o conector de diagnóstico lampejante - 2 pinos;
5 - Soltar o distribuidor o suficiente para movimentar em ajuste;
6 - Ligar o motor e acelerar a 2.000 RPM até disparar o eletroventilador por 2 vezes;
7 - Deixar estabilizar a marcha lenta (desligar todos os consumidores elétricos);
8 - Sincronizar o ponto de ignição em 16º, conforme figura 3;
9 - Desligar a ignição;
10 - Retirar o jumper do conector de diagnóstico lampejante.
No pró­ximo mês comentarei sobre o ajuste da marcha lenta e o código de falha referente à relé de aquecimento da sonda lambda deste veículo.

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