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  5. Defeito no semieixo do Ford Fusion 2008 quase resultou em troca da transmissão

Defeito no semieixo do Ford Fusion 2008 quase resultou em troca da transmissão


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alessandro Laino da Costa
15 de novembro de 2012


DIAGNÓSTICO 1

O cliente havia levado o veículo em outra oficina anteriormente reclamando que, ao andar, fazia um barulho parecido com um pneu deformado ou defeituoso. Este ruído aumentava quando se dirigia em ziguezague, com o veículo em velocidade entre 40 a 80 km/h. Eles testaram o veículo e condenaram o câmbio e os rolamentos de roda. O cliente ficou em dúvida e nos procurou.

DIAGNÓSTICO 2
Eu também realizei alguns testes:

Inverti os pneus e o barulho continuou. Estiquei a marcha e coloquei o câmbio na posição N (neutro), o ruído persistiu. O veículo possui controle de tração. Coloquei o veículo no elevador e pedi para que outro funcionário ficasse no interior do veículo, e com o auxílio de um estetoscópio, eu colocava para tracionar numa velocidade média de 60 km/h. Enquanto isso, eu colocava o estetoscópio nos componentes do veículo para localizar a origem do ronco. Coloquei-o na roda direita e nada de barulho, na roda esquerda e também nada. Aproximei-o do câmbio, sem sucesso. Depois de já quase ter desistido, coloquei o estetoscópio no rolamento auxiliar do semieixo, do lado direito e ouvi um pequeno ruído.

Com medo de condenar uma peça que estava “começando” a roncar, chamei o cliente. Eu expliquei a ele que, ao andarmos em ziguezague, o conjunto motriz tende a ir para o lado oposto da curva, criando um esforço no semieixo e aumentando o ronco. O cliente concordou com a minha explicação e autorizou a troca.

SOLUÇÃO
Troquei o semieixo que liga o câmbio ao semieixo (vai até a roda do lado direito). Após a montagem, fiz novos testes com o veículo e o barulho desapareceu. O cliente ficou muito satisfeito por não ter que efetuar a manutenção na transmissão, o que sairia bem mais caro e não iria solucionar o problema.

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