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Defeito no semieixo do Ford Fusion 2008 quase resultou em troca da transmissão


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Alessandro Laino da Costa - 15 de novembro de 2012


DIAGNÓSTICO 1

O cliente havia levado o veículo em outra oficina anteriormente reclamando que, ao andar, fazia um barulho parecido com um pneu deformado ou defeituoso. Este ruído aumentava quando se dirigia em ziguezague, com o veículo em velocidade entre 40 a 80 km/h. Eles testaram o veículo e condenaram o câmbio e os rolamentos de roda. O cliente ficou em dúvida e nos procurou.

DIAGNÓSTICO 2
Eu também realizei alguns testes:

Inverti os pneus e o barulho continuou. Estiquei a marcha e coloquei o câmbio na posição N (neutro), o ruído persistiu. O veículo possui controle de tração. Coloquei o veículo no elevador e pedi para que outro funcionário ficasse no interior do veículo, e com o auxílio de um estetoscópio, eu colocava para tracionar numa velocidade média de 60 km/h. Enquanto isso, eu colocava o estetoscópio nos componentes do veículo para localizar a origem do ronco. Coloquei-o na roda direita e nada de barulho, na roda esquerda e também nada. Aproximei-o do câmbio, sem sucesso. Depois de já quase ter desistido, coloquei o estetoscópio no rolamento auxiliar do semieixo, do lado direito e ouvi um pequeno ruído.

Com medo de condenar uma peça que estava “começando” a roncar, chamei o cliente. Eu expliquei a ele que, ao andarmos em ziguezague, o conjunto motriz tende a ir para o lado oposto da curva, criando um esforço no semieixo e aumentando o ronco. O cliente concordou com a minha explicação e autorizou a troca.

SOLUÇÃO
Troquei o semieixo que liga o câmbio ao semieixo (vai até a roda do lado direito). Após a montagem, fiz novos testes com o veículo e o barulho desapareceu. O cliente ficou muito satisfeito por não ter que efetuar a manutenção na transmissão, o que sairia bem mais caro e não iria solucionar o problema.