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Após realizar uma manutenção, revisão ou troca de alguns componentes eletrônicos, como corpo de borboleta eletrônico (TBI), distribuidor de ignição, bateria ou central de injeção eletrônica, o motor deste conhecido veículo permanece “detonando” e ocorrem oscilações bruscas em marcha lenta.
Durante a manutenção, não apresenta este tipo de defeito, ou seja, aceita o ajuste pelo scanner, ajuste manual e o motor funciona normalmente.
Mas nem sempre isso acontece, em alguns casos perde-se muito tempo para ajustar o funcionamento correto, geralmente por falta de conhecimento e informações técnicas.
Após executada a manutenção ou substituição dos componentes eletrônicos ou outros componentes que estejam associados a este tipo de defeito (detonação), há um procedimento correto para ajustar o ponto inicial de ignição, um pouco diferente do que estamos acostumados com outras marcas e veículos.
O Volkswagen Golf com sistema Digifant tem distribuidor, mas não tem conector “shorting plug” para travar o avanço de ignição para ajuste do ponto, como nos sistemas Fic EEC-IV, Bosch MP 9.0 e Marelli IAW 1AVB e 1AVP da Volkswagen.
Por isso, é necessário um equipamento mais específico para ajustar o ponto de ignição, como uma lâmpada (estroboscópica digital) com avanço.
PROCEDIMENTO:
1 – Dar partida no motor;
2 – Deixar o motor aquecer até acionar o eletroventilador pela segunda vez;
3 – Acelerar e manter o motor a 2.500 rpm;
Nota: Avanço de ignição travará somente em rotação. Há uma tabela para referência de ajuste (rotação e ajuste), considerar a melhor opção em 2.500 rpm.
Variação do ângulo de avanço de ignição
Rotação (RPM) Ponto de Ignição
1.500 rpm 23o
2.000 rpm 25o
2.500 rpm 26o
3.000 rpm 28o
4 – Ajustar na lâmpada estroboscópica o avanço em 26° APMS (vinte e seis graus antes do ponto motor superior) conforme fotos 1 e 1A;
5 – A marca de 0° APMS existente no volante do motor devem se alinhar com a referência fixa na carcaça do câmbio conforme (foto 1);
Nota: A marcação referencial ao porto motor superior no volante do motor, diferencia-se em alguns veículos, você encontrará um 0 ou um risco ou OT.
6 – Se necessário solte o distribuidor e o ajuste;
7 – Desligue o motor. Ponto ajustado.
Outro defeito frequente no Golf com sistema Digifant é a oscilação em marcha lenta e forte odor saindo pelo escapamento.
Em diagnóstico, não apresenta códigos de falhas, mas em leituras pelo scanner percebe-se uma irregularidade nos parâmetros devido a oscilações.
Nesse ponto é necessário atenção pelo reparador técnico no visor do scanner, saber identificar os parâmetros em destaque, principalmente que poderiam estar oscilando ou variando por irregularidades no funcionamento do motor.
Exemplo:
Leituras variáveis constantes: rotação, MAP, avanço de ignição, sonda lambda, tempo de injeção, avanço de ignição, carga do motor, etc.
Leituras não variáveis constantes: temperatura da água, temperatura do ar, voltagem da bateria, etc.
Quando apresenta esse defeito (oscilações na rotação e odor forte pelo escapamento) com motor funcionando, percebe-se que a voltagem da bateria pelo scanner passa variar constantemente em torno de (4, 6, 8, 12 vdc), quando medindo diretamente na bateria com multímetro mantém-se em 13,3 vdc, concluindo que o defeito está relacionado na alimentação positiva da central da injeção eletrônica.
Efetuando os testes de alimentação positiva e negativa, chega-se ao componente responsável pelo defeito: relé principal, defeito interno no relé.
Substitui-se o relé principal, logo o defeito estará sanado (foto 2).
Agora eu falo como mecânico, instrutor, parceiro e amigo de todos os profissionais no ramo. Se o fabricante de scanner eliminar as leituras mínima e máxima, a famosa “análise gráfica” do scanner, dificultaria muito os diagnósticos para o mecânico, este que está acostumado somente com análise gráfica.
Vamos procurar usar mais as leituras, forçar mais a mente, para nos familiarizarmos com os parâmetros de cada veículo, para facilitar as interpretações em diagnóstico, até mesmo porque as leituras de análise gráfica são limitadas.
Espero ter ajudado com essas informações.