Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Após trocar o rolamento de polia, bobina, vedações e o conjunto de embreagem, na hora da montagem do compressor, algumas oficinas deparam-se com uma dúvida: qual o afastamento correto para o conjunto?
A maioria dos compressores de ar condicionado automotivo utiliza o sistema de embreagem eletromagnética. Este conjunto é composto por uma polia conduzida, que recebe tração de outras polias através de correia, uma bobina (campo magnético ou eletro imã), que, se excitada, cria um campo magnético que aproxima o cubo (campana, platô, estator) para o contato face a face com a polia. Este cubo está fixado ao virabrequim do compressor, dando início ao seu funcionamento. |
Geralmente o afastamento recomendado entre a polia e o cubo varia entre 0,3 a 0,8mm. Esta medida é importante, pois se for menor, pode gerar atrito entre as faces da polia e platô causando aquecimento, ruídos e queima do conjunto.
Se este afastamento for maior, pode causar maior ruído no acoplamento e eventualmente pode não haver o acoplamento correto, o que também resulta em queima do conjunto.
Em caso de empenamento do platô ou polia, a recomendação é de troca do conjunto, pois nem sempre a troca de apenas uma peça vai garantir que haja um assentamento correto entre as faces (nova e desgastada), o que ocasiona má aderência e consequente queima do conjunto.
Para calibrar o afastamento do conjunto de embreagem sugerimos que o compressor esteja na bancada, para ter um melhor acesso das ferramentas.
Em alguns casos, pode ser feito com o compressor instalado no próprio veículo.
A maioria dos compressores requer ferramentas adequadas para esta calibragem. Utilize sempre um extrator para retirar o cubo. NUNCA deve ser “forçado” ou “extraído” com chaves de fenda, espátulas ou martelos, pois isso empena o cubo e as faces da polia.
O compressor CVC DELPHI não necessita de extrator para o platô, pois ele não é encaixado com interferência no virabrequim, é apenas fixado com um parafuso cabeça TORX 30.
Quase todos os compressores fixam o cubo (platô) com porcas ou parafusos na ponta do virabrequim. Eles devem ser removidos para o ajuste. Também existem ferramentas para fixação do platô e virabrequim (tipo “raquete” ou chave “gancho”).
Alguns compressores têm pequenas arruelas calibradas (shim plate ou calços) para o ajuste, colocadas no assento entre o virabrequim e o cubo.
Esses calços não são vendidos separadamente, por isso deve-se prestar atenção durante a desmontagem do conjunto e separar e guardar os calços que estiverem montados no conjunto.
Outros compressores são montados apenas com a interferência do virabrequim no furo do cubo (modelos Harrisson DELPHI V5, H6 e R4). Para a calibragem deve se montar o conjunto com uma ferramenta especial para “puxar” o cubo contra o virabrequim. NÃO SE DEVE MARTELAR O CONJUNTO, prática muito comum em oficinas. Também é possível montar esse platô utilizando uma prensa, desde que o compressor esteja bem “calçado” (apoiado).
O kit de ferramentas para sacar e montar a embreagem da maioria dos compressores pode ser encontrado em distribuidores especializados de peças e ferramentas para ar condicionado automotivo.
Neste serviço, sempre verifique se o rolamento já não apresenta ruído e desgaste, sugerindo ao cliente sua substituição. Pode-se também aproveitar e verificar se a vedação do virabrequim do compressor (selo ou lip seal), não apresenta vazamento. Se estiver vazando, seu alojamento fica úmido de óleo.
Recomendamos não se precipitar e verificar todo o sistema, com todos os procedimentos e ferramentas adequados.
Ao contrário do que dizem boatos e mitos, este sistema de embreagem foi dimensionado para ser ligado e desligado em qualquer faixa de rotação normal do motor.