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  5. Conjunto de embreagem eletromagnética dos compressores de ar condicionado

Conjunto de embreagem eletromagnética dos compressores de ar condicionado

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Mario Meier Ishiguro
15 de junho de 2013

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Após trocar o rolamento de polia, bobina, vedações e o conjunto de embreagem, na hora da montagem do compressor, algumas oficinas deparam-se com uma dúvida: qual o afastamento correto para o conjunto?

A maioria dos compressores de ar condicionado automotivo utiliza o sistema de embreagem eletromagnética. Este conjunto é composto por uma polia conduzida, que recebe tração de outras polias através de correia, uma bobina (campo magnético ou eletro imã), que, se excitada, cria um campo magnético que aproxima o cubo (campana, platô, estator) para o contato face a face com a polia. Este cubo está fixado ao virabrequim do compressor, dando início ao seu funcionamento.

Geralmente o afastamento recomendado entre a polia e o cubo varia entre 0,3 a 0,8mm. Esta medida é importante, pois se for menor, pode gerar atrito entre as faces da polia e platô causando aquecimento, ruídos e queima do conjunto.

Se este afastamento for maior, pode causar maior ruído no acoplamento e eventualmente pode não haver o acoplamento correto, o que também resulta em queima do conjunto.

Em caso de empenamento do platô ou polia, a recomendação é de troca do conjunto, pois nem sempre a troca de apenas uma peça vai garantir que haja um assentamento correto entre as faces (nova e desgastada), o que ocasiona má aderência e consequente queima do conjunto.

Para calibrar o afastamento do conjunto de embreagem sugerimos que o compressor esteja na bancada, para ter um melhor acesso das ferramentas.

Em alguns casos, pode ser feito com o compressor instalado no próprio veículo.

A maioria dos compressores requer ferramentas adequadas para esta calibragem. Utilize sempre um extrator para retirar o cubo. NUNCA deve ser “forçado” ou “extraído” com chaves de fenda, espátulas ou martelos, pois isso empena o cubo e as faces da polia.

O compressor CVC DELPHI não necessita de extrator para o platô, pois ele não é encaixado com interferência no virabrequim, é apenas fixado com um parafuso cabeça TORX 30.

Quase todos os compressores fixam o cubo (platô) com porcas ou parafusos na ponta do virabrequim. Eles devem ser removidos para o ajuste. Também existem ferramentas para fixação do platô e virabrequim (tipo “raquete” ou chave “gancho”).

Alguns compressores têm pequenas arruelas calibradas (shim plate ou calços) para o ajuste, colocadas no assento entre o virabrequim e o cubo.

Esses calços não são vendidos separadamente, por isso deve-se prestar atenção durante a desmontagem do conjunto e separar e guardar os calços que estiverem montados no conjunto.

Outros compressores são montados apenas com a interferência do virabrequim no furo do cubo (modelos Harrisson DELPHI V5, H6 e R4). Para a calibragem deve se montar o conjunto com uma ferramenta especial para “puxar” o cubo contra o virabrequim. NÃO SE DEVE MARTELAR O CONJUNTO, prática muito comum em oficinas. Também é possível montar esse platô utilizando uma prensa, desde que o compressor esteja bem “calçado” (apoiado).

O kit de ferramentas para sacar e montar a embreagem da maioria dos compressores pode ser encontrado em distribuidores especializados de peças e ferramentas para ar condicionado automotivo.

Neste serviço, sempre verifique se o rolamento já não apresenta ruído e desgaste, sugerindo ao cliente sua substituição. Pode-se também aproveitar e verificar se a vedação do virabrequim do compressor (selo ou lip seal), não apresenta vazamento. Se estiver vazando, seu alojamento fica úmido de óleo.

Recomendamos não se precipitar e verificar todo o sistema, com todos os procedimentos e ferramentas adequados.

Ao contrário do que dizem boatos e mitos, este sistema de embreagem foi dimensionado para ser ligado e desligado em qualquer faixa de rotação normal do motor.

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