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Está cada vez mais presente no dia a dia do reparador automotivo, o sistema de sincronismo por corrente e engrenagens, com baixa manutenção e em sua maioria, sem prescrição de troca. Ou seja, só troca quando há desgastes ou alguma falha neste sistema mecânico.
Ao invés de correia sincronizadora temos a corrente sincronizadora
Os conjuntos de correntes de comandos são caraterizados por alta qualidade, com longa durabilidade e funcionamento silencioso por milhares de quilômetros. Para tanto, todos os componentes dos conjuntos de correntes de comando são submetidos aos testes de função da garantia e de qualidade construtiva.
São eles: correntes de comando, barras deslizantes e guia, barra tensora, tensores de corrente, vedações, rodas do eixo de comando e da manivela, além do regulador do eixo de comando.
Os componentes críticos também são expostos a funcionamento contínuo e o contato entre peças mecânicas com um filme de óleo de qualidade é fundamental para a durabilidade do conjunto.
Sistemas mecânicos são fundamentais na ligação das árvores de manivelas e de comandos e auxiliares
A transmissão por corrente dos motores de combustão transmite o movimento de rotação do virabrequim para os eixos de comando. Assim, as válvulas são abertas e fechadas no momento certo.
A transmissão da força ocorre pela corrente de comando que é conectada ao eixo de comando e do virabrequim por meio de rodas dentadas. As correntes de comando oferecem as vantagens sobre os acionamentos da correia que são mais resistentes ao desgaste e ao envelhecimento e têm um limite de carga mais alto.
Além disso, devido à sua resistência ao óleo, não têm de ser montadas no exterior do motor, o que permite que o comprimento total do motor seja mais curto. À medida que são submetidos a cargas elevadas durante o funcionamento normal, a qualidade e o processamento destes componentes são cruciais para a segurança e longevidade da transmissão por corrente.
COMENTÁRIOS DE REPARADOR PARA REPARADOR
A aplicação de conjuntos mecânicos com sincronismo por corrente chama a atenção do amigo reparador e amiga reparadora, pela dificuldade na hora da manutenção, já que requer uma intervenção grande, em muitos motores é possível fazer a desmontagem no local, em outros é necessário até a remoção do propulsor.
Motores com corrente são mais estreitos, pois a corrente está bem próxima às árvores de manivelas e de comando ou auxiliares. Geralmente há mais de uma corrente no mesmo motor, uma para o sincronismo e outra para bomba de óleo, ou ainda outra para o conjunto de eixos balanceadores, que auxiliam ainda mais na menor vibração do motor.
O grande vilão deste conjunto é o lubrificante! Sim, a qualidade do óleo de motor e a sua correta manutenção, com filtro de qualidade e trocado no momento certo é fundamental para sistema de sincronismo. Além de lubrificar as correntes e os guias, ainda faz o tensionamento da mesma, através de um dispositivo hidráulico.
É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.
Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos.
Professor Scopino,
Mecânico de Autos Profissional e
Embaixador da marca Pierburg no Brasil.
Imagem:
Conjunto de sincronismo
Scopino envia em seguida