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  5. Conjunto de correntes estão presentes cada vez mais nos motores atuais, sendo um sistema mecânico confiável.

Conjunto de correntes estão presentes cada vez mais nos motores atuais, sendo um sistema mecânico confiável.


Quando necessário, a intervenção em sistema de conjunto de correntes, a troca do conjunto se faz necessário para segurança e durabilidade do conjunto de sincronismo mecânico do motor

Scopino
20 de junho de 2023

Está cada vez mais presente no dia a dia do reparador automotivo, o sistema de sincronismo por corrente e engrenagens, com baixa manutenção e em sua maioria, sem prescrição de troca. Ou seja, só troca quando há desgastes ou alguma falha neste sistema mecânico.

Ao invés de correia sincronizadora temos a corrente sincronizadora

Os conjuntos de correntes de comandos são caraterizados por alta qualidade, com longa durabilidade e funcionamento silencioso por milhares de quilômetros. Para tanto, todos os componentes dos conjuntos de correntes de comando são submetidos aos testes de função da garantia e de qualidade construtiva.

São eles: correntes de comando, barras deslizantes e guia, barra tensora, tensores de corrente, vedações, rodas do eixo de comando e da manivela, além do regulador do eixo de comando.

Os componentes críticos também são expostos a funcionamento contínuo e o contato entre peças mecânicas com um filme de óleo de qualidade é fundamental para a durabilidade do conjunto.

Sistemas mecânicos são fundamentais na ligação das árvores de manivelas e de comandos e auxiliares

A transmissão por corrente dos motores de combustão transmite o movimento de rotação do virabrequim para os eixos de comando. Assim, as válvulas são abertas e fechadas no momento certo.

A transmissão da força ocorre pela corrente de comando que é conectada ao eixo de comando e do virabrequim por meio de rodas dentadas. As correntes de comando oferecem as vantagens sobre os acionamentos da correia que são mais resistentes ao desgaste e ao envelhecimento e têm um limite de carga mais alto.

Além disso, devido à sua resistência ao óleo, não têm de ser montadas no exterior do motor, o que permite que o comprimento total do motor seja mais curto. À medida que são submetidos a cargas elevadas durante o funcionamento normal, a qualidade e o processamento destes componentes são cruciais para a segurança e longevidade da transmissão por corrente.

COMENTÁRIOS DE REPARADOR PARA REPARADOR

A aplicação de conjuntos mecânicos com sincronismo por corrente chama a atenção do amigo reparador e amiga reparadora, pela dificuldade na hora da manutenção, já que requer uma intervenção grande, em muitos motores é possível fazer a desmontagem no local, em outros é necessário até a remoção do propulsor.

Motores com corrente são mais estreitos, pois a corrente está bem próxima às árvores de manivelas e de comando ou auxiliares. Geralmente há mais de uma corrente no mesmo motor, uma para o sincronismo e outra para bomba de óleo, ou ainda outra para o conjunto de eixos balanceadores, que auxiliam ainda mais na menor vibração do motor.

O grande vilão deste conjunto é o lubrificante! Sim, a qualidade do óleo de motor e a sua correta manutenção, com filtro de qualidade e trocado no momento certo é fundamental para sistema de sincronismo. Além de lubrificar as correntes e os guias, ainda faz o tensionamento da mesma, através de um dispositivo hidráulico.

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos.

Professor Scopino,

Mecânico de Autos Profissional e

Embaixador da marca Pierburg no Brasil.

Imagem:

Conjunto de sincronismo

Scopino envia em seguida

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