Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Compressor do sistema de ar-condicionado utiliza motor elétrico para o acionamento

Compressor do sistema de ar-condicionado utiliza motor elétrico para o acionamento

Os compressores convencionais, como já sabemos, são acionados por uma correia do motor, mas para os veículos elétricos o funcionamento é diferente e o compressor tem o seu próprio motor

Antonio Gaspar de Oliveira
15 de março de 2022

Todo setor automotivo está passando por uma fase de transição entre o uso de motor de combustão interna e o motor elétrico. Com isso, todos os componentes que auxiliam no funcionamento do veículo, inclusive no segmento de conforto que inclui o sistema de climatização, também estão entrando nesta fase com a chegada dos compressores acionados por motor elétrico. 

Aproveitando esta onda de inovações tecnológicas, estão surgindo sistemas de ar-condicionado elétricos que funcionam com corrente contínua de 12 volts para adaptações em veículos antigos.

Apenas para o entendimento de todos, o ar-condicionado dos veículos híbridos e elétricos utiliza motores de acionamento do compressor do ar-condicionado que funcionam com corrente alternada e de tensão muito mais elevada.

Em um dos muitos rótulos de avisos de segurança de um Audi e-tron, tem o AVISO: Risco de curto-circuito, o compressor do ar-condicionado funciona com alta voltagem que opera entre 288 a 800 volts a 8.600 RPM. Não toque no compressor quando a ignição estiver ligada devido ao risco de curto-circuito.

Também como um exemplo de cuidados durante o uso de equipamentos de serviços no sistema de ar-condicionado, que utiliza compressor acionado eletricamente, a Audi recomenda: Veículos com sistema de alta tensão.

Observe todos os avisos adicionais para todos os trabalhos realizados em veículos com sistema de alta tensão. Consulte informações e as mensagens de aviso para veículos de alta tensão.

Se for necessário realizar trabalhos nas proximidades de componentes do sistema de alta tensão, inspecione visualmente os componentes e cabos de alta tensão quanto a danos e siga as advertências gerais ao trabalhar no sistema de alta tensão. 

Se for necessário realizar trabalhos nos componentes do sistema de alta tensão, desenergize o sistema e observe os avisos gerais sobre ele. 

NOTA: O óleo refrigerante não pode ser drenado de compressores acionados eletricamente, não tem bujão de drenagem de óleo, nem pode ser drenado durante a remoção do compressor. O óleo refrigerante é removido por lavagem na direção do fluxo, por causa da válvula instalada. Para lavar, posicione o compressor de forma que a conexão da linha de refrigerante no lado de alta pressão seja a mais baixa possível. 

Use dispositivos de lavagem específicos e um software para lavar o compressor, caso não tenha estes equipamentos, o procedimento deve ser realizado manualmente (evacuar, lavar quatro vezes com pelo menos 2 kg de gás refrigerante).
Novamente, o alerta se repete

AVISO: Extremamente perigoso devido à alta tensão O sistema de alta tensão está carregado e pode provocar morte ou lesões corporais graves por choque elétrico.

Pessoas que utilizam equipamentos médicos implantados não podem realizar nenhum trabalho em sistemas de alta tensão (marca-passos, bombas de insulina e aparelhos auditivos).

Antes de realizar qualquer manutenção em veículos elétricos, é necessário desenergizar o sistema de alta tensão e é preciso ter uma pessoa qualificada para realizar esta função. É importante estar atento porque em veículos híbridos e elétricos, é difícil identificar quando o motor está ligado.

Procedimentos:

Desligue a ignição;

Coloque a chave de ignição do lado de fora do veículo;

Nunca apoie objetos nos cabos e conectores de alta tensão;

Nunca apoie ferramentas nos cabos e conectores de alta tensão;

Nunca dobre ou movimente bruscamente os cabos de alta tensão;

Ao conectar, preste atenção à codificação dos conectores de alta tensão.

Para todos os procedimentos em veículos com sistema de alta tensão, preste atenção à mensagem de aviso adicional para esses veículos. Consulte avisos ao trabalhar em veículos com sistema de alta tensão.

Para procedimentos de teste e medição, que requeiram a ativação do modo operacional ou a ativação da ignição, a alavanca seletora deve estar na posição P e o freio de estacionamento acionado. 

As ferramentas necessárias devem ser colocadas de modo que não entrem em contato com quaisquer componentes rotativos do motor e também não devem chegar perto dos componentes rotativos quando o motor estiver funcionando.Até agora foi apenas uma introdução do tema porque o assunto é sério e para aqueles que não estiverem preparados, é melhor não arriscar e procurar se qualificar para trabalhar com conhecimento e segurança.

Para diferenciar os compressores de ar-condicionado, alguns fabricantes, como a Denso, estão classificando como e-compressor para ficar evidente que este componente tem o acionamento com motor elétrico.

Nos veículos elétricos o ar-condicionado tem sua atuação ampliada para refrigerar a cabine e a bateria principal que alimenta os motores elétricos do veículo. 

Muitas vezes um carro é comprado por um preço mais barato porque não tem ar-condicionado, mas quando o carro já vem equipado com este sistema, a manutenção tem que ser feita para manter tudo funcionando. Nos carros elétricos e híbridos, este sistema é fundamental para o refrigerar o motor e a bateria principal e se o ar-condicionado parar de funcionar, não adianta baixar os vidros porque a inteligência do sistema vai proteger o carro e se a temperatura atingir níveis críticos, todos os sistemas do carro serão desativados. 

É natural que o reparador especialista em ar-condicionado fique curioso para saber quais são os componentes de um compressor elétrico, que pode ser observado por seções. O compressor é do tipo scroll que aspira, comprime e descarrega o gás refrigerante para circular no circuito.

O motor que aciona o compressor é sem escova e usa um ímã permanente como rotor e uma bobina como estator.

Para acionar o motor é utilizado um inversor que converte a corrente contínua (DC) da bateria de alta voltagem (HV) em corrente alternada (AC), que é enviada através de cabos superdimensionados de cor laranja para o motor. Aproveitando o avanço tecnológico no sistema de ar-condicionado, a ECU envia sinais de velocidade de rotação do compressor para o inversor, que vai controlar a velocidade de rotação do compressor elétrico e economizar energia. 

O óleo do compressor, que não tem condutividade elétrica, pode reduzir o desempenho de resfriamento e para garantir o bom funcionamento, um separador é usado para separar o óleo do ciclo de refrigeração para melhorar a capacidade de resfriamento do ar-condicionado. 

O motor elétrico funciona em alta tensão, que gera calor durante o funcionamento, por isso tem que ser resfriado e para isolar o motor elétrico e a carcaça do compressor, é utilizado o óleo com altas propriedades de isolamento.

Mesmo com o motor elétrico do carro desligado, o motor elétrico interno do compressor permite que o ar-condicionado continue funcionando, pois o compressor elétrico fica ativo por ter motor próprio, isso não acontece nos carros que utilizam o motor de combustão interna.

Continua na próxima edição!

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Como é Feita a Troca da Correia Dentada do EA211 1.6 na Prática
Técnicas
Técnicas
Diagnóstico avançado do sistema ABS e suas falhas mais comuns
Técnicas
Técnicas
Turbina dos motores CSS Prime 1.0 Turbo: Sintomas de Desgaste e Boas Práticas na Manutenção