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Comentários sobre o sistema de ar condicionado da S10 2.4

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Mario Meier Ishiguro
15 de setembro de 2011

 

O sistema de ventilação interna possui 4 velocidades, mas não tem filtro antipólen (filtro de cabine) o que possibilita a entrada e o acumulo de sujeira nos dutos de ventilação, ventilador e evaporador. CVC DELPHI conjunto bobina polia embreagem

A única posição em que não coleta ar externo (reciclo) é o primeiro estágio do botão do AC.CVC DELPHI vazamento lip seal

A durabilidade deste ventilador fica afetada com o acumulo de sujeira, o que pode ocasionar o seu aumento de consumo de corrente e derreter os terminais do seu relé de 5 pinos ou ainda causar a queima dos resistor da ventilação interna.Comparação com compressor do Vectra

Quando se coloca o seletor na posição de direção para o parabrisas, o compressor sempre é acionado, para enviar ar “frio” e seco para o parabrisas.Posição do compressor

As Mangueiras não costumam vazar, mas os principais vazamentos são na válvula de serviço e no compressor.Detalhe do compressor

A válvula de serviço de alta pode apresentar vazamento de fluido refrigerante.Filtro acumulador

Este sistema é equipado com um compressor CVC DELPHI, com 6 pistões e 125 cilindradas variáveis, utiliza cerca de 150ml de óleo PAG 46 e cerca de 450g de fluido refrigerante R134a.Transdutor de pressão e parafusos de fixação do filtro acumulador

(Este compressor é muito parecido com o do Vectra 2003, porém os 3 furos de fixação são deslocados alguns milímetros para os lado).Acumulo de sujeira no ventilador reduz sua vida útil

O compressor pode ficar ruidoso, um dos motivos pode ser o prematuro desgaste radial dos pistões.limalhas acumuladas no filtro

Em caso de troca do compressor, é necessária a limpeza interna do sistema, a troca do filtro acumulador e tubo de expansão. O condensador possui dutos e galerias internas  que dificultam muito sua limpeza, é recomendada a troca do condensador.Radiador de ar quente

O compressor geralmente é um forte suspeito a vazamentos de óleo e fluido refrigerante e isso afeta o rolamento da polia.

Quando se troca o jogo de vedações, se recomenda também trocar o rolamento da polia do compressor, que já teve sua graxa “lavada” pelo óleo do compressor.Comparação com o compressor do vectra

O sistema é dotado de um tubo de orifício calibrado (OT) na linha de alta localizada na entrada do evaporador de baixo (na parte de baixo do evaporador). Quando há desgaste do compressor, as limalhas dele se acumulam no filtro do tubo de expansão.Vazamento na válvula de serviço

O filtro acumulador fica na linha de retorno (linha de baixa), o que evita o possível retorno de fluido refrigerante no estado líquido para o compressor. Este filtro secador trabalha com fluido refrigerante com temperatura próxima a zero grau, eventualmente pode ocorrer a formação de “gelo” ao seu redor.

O sistema não necessita termostato, pois o compressor é de fluxo variável e se ajusta a necessidade de vazão de fluido refrigerante, evitando o congelamento do evaporador em condições de eficiência alta.

Caso um dos parafusos de fixação do filtro acumulador se solte, o peso do filtro acumulador fica projetado em cima do evaporador, o que pode causar a trinca do mesmo.

Na linha de alta junto ao tubo do conector de alta fica localizado o transdutor de pressão (3 pinos) que está ligado ao módulo de injeção e informa a pressão do fluido refrigerante na linha de alta.

Para substituir o radiador de ar quente, é necessário afastar o painel. Este radiador fica localizado atrás do portaluvas. O acionamento de ar quente é controlado apenas por uma portinhola acionada por um motor elétrico (este motor eventualmente pode apresentar problemas e travar).

Mesmo não acionando o ar quente, este radiador sempre recebe água quente do motor. Quando o motor está quente ao ligar o ventilador, pode se perceber a saída de alguns litros de ar aquecido nos difusores, mesmo com o ar quente fechado.

 

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