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Climatronic - ar-condicionado com três zonas e filtro especial para alérgicos

Você não ajusta o sistema de ar-condicionado para quente ou frio, você o ajusta para se sentir bem e com ar livre de impurezas, odores e fungos que o filtro combinado com a climatização inteligente oferecem

Por Antônio Gaspar

O sistema de ar-condicionado monitora a qualidade do ar e usa um filtro biogênico ativo para manter o pólen, esporos de fungos e partículas fora do veículo. 

Quando a tranquilidade é quebrada por um espirro e as crianças esfregando os olhos, é a indicação de que tem algo invisível provocando estes incômodos nos ocupantes do carro. 

Os esporos de fungos são os principais agentes alérgicos que estão frequentemente presentes no ar nos períodos de verão e no outono.  

O desejo de ter um sistema de climatização com ar bem cuidado estimulou algumas montadoras como a VW a desenvolver um sistema avançado que usa um sensor de qualidade do ar que atua em conjunto com um filtro biogênico ativo que é ainda mais eficaz que os filtros de pólen convencionais.  

O filtro biogênico ativo também evita que esporos de fungos e minúsculas partículas alérgicas entrem no carro.  

O sistema de climatização recebeu o nome Air Care Climatronic e quando a função Air Care é ativada, a entrada de ar fresco e a proporção de ar recirculado dentro do compartimento do passageiro são misturados e limpos para que a qualidade do ar no carro permaneça estável a um nível e uso constantes otimizado pelo filtro ativo. (Fig.1), (Fig.2) 

Além disso, um sensor de qualidade do ar registra níveis excessivos de certos poluentes no ar externo e alterna para o modo de recirculação, se necessário, impedindo a entrada de odores ou poluentes que podem comprometer a qualidade do ar dentro do carro. 

A regulação do ar-condicionado tem três configurações diferentes;  

Suave, representado por uma pena; 

Médio, representado por uma hélice vazada; 

Forte, representado por uma hélice fechada. 

Todas essas funções foram desenvolvidas para se adequar às preferências individuais. No modo suave, por exemplo, foi concebido para famílias com crianças pequenas. (Fig.3) 

A climatização dentro do carro também é monitorada por sensores de intensidade de luz solar e umidade, sendo que este sensor de umidade garante níveis saudáveis do ar e ajuda a evitar que as janelas fiquem embaçadas. (Fig.4) 

O sistema inicia a alteração da temperatura pela frente até que todo ar fique climatizado dentro do veículo. (Fig.5) (Fig.6) (Fig.7) 

Air Care Climatronic permite a climatização por zonas e como exemplo, o sistema de três zonas, com controle individual para o motorista, para o passageiro do lado e mais um para o compartimento traseiro do passageiros. (Fig.8) (Fig.9) 

A inteligência do sistema do ar-condicionado permite que no momento da limpeza e lavagem automática do para-brisa, seja alternado para o modo de recirculação de ar durante aproximadamente 30 segundos, para evitar que  odores da água dos lavadores dos vidros venham para o interior do veículo. 

Esta função de recirculação também acontece quando a marcha ré for engatada, para evitar a entrada de gases do escapamento no interior do carro. 

Operação do Climatronic pelo sistema Infotainment 

Para operar o sistema de climatização, basta clicar no botão central no qual está escrito menu que o display mostrará as funções desejadas e os ajustes poderão ser realizados de forma digital. (Fig.10) 

As condições de operação do sistema de refrigeração são representadas por cores: 

– Azul: resfriar; 

– Vermelho: aquecer; 

– Cinza: ventilar; (sem aquecer nem resfriar). 

Ao tocar no display é possível configurar a temperatura de forma sincronizada para as três zonas ou também pode ser realizada de forma individual.  

Na parte da frente, tanto o motorista quanto o passageiro podem fazer a sua melhor escolha de temperatura, bastando clicar nos comando dos seus respectivos lados. (Fig.11) 

Para o passageiro do banco de trás, tem um pequeno display no console central no qual é possível ajustar as temperaturas conforme a sua preferência. (Fig.12) 

Os filtros precisam ser trocados regularmente para não limitar a eficiência do ar-condicionado. 

Se o veículo for conduzido com frequência em ar externo com forte carga de poluentes, poderá ser necessário substituir o filtro com mais frequência. 

O acesso para a realização da troca do filtro é pelo porta-luvas. (Fig.13) 

Ao abrir, pode-se observar duas travas nas extremidades de apoio da tampa, basta forçar para cima que a trava será liberada e a tampa vai descer um pouco mais e já será possível ver o local do filtro. (Fig.14) 

Do lado direito da tampa tem um regulador de decida que deverá ser desconectado para que a tampa fique totalmente aberta. (Fig.15) 

Com o acesso livre para a tampa do filtro, observe que tem três travas superiores e mais três inferiores. Libere primeiro as três da parte de baixo e em seguida as três travas superiores que a tampa sairá sem dificuldades. (Fig.16) 

É recomendado colocar o filtro original para manter as funções de retenção de partículas, odores e elementos alérgicos. (Fig.17) 

O compressor do ar-condicionado não tem embreagem na polia, isso faz ele ficar em operação o tempo todo mas a pressão de sistema é controlada eletronicamente de acordo com a necessidade do sistema. 

O fluido refrigerante aplicado permanece o mesmo, que é o R 134 A e o lubrificante é o PAG. (Fig.18) 

Aquecimento programado 

O sistema Climatronic permite programar o carro para ligar e aquecer conforme o horário estabelecido.   

Abrir o menu aquecimento estacionário (carro estacionado). 

O aquecimento estacionário está programado no sistema Infotainment. 

– Pressionar o botão no painel de comando, 

– Tocar na superfície de função, aquecimento estacionário. 

Horário de partida – Programar até 3 horários de partida (hh.mm). Se o aquecimento estacionário precisar ser ligado somente em um determinado dia da semana, selecionar o dia da semana além do horário de partida. 

– Duração de operação –Nos veículos com ar-condicionado manual, a duração da operação também é utilizada para determinar o horário de partida.  

A duração da operação é de 10 a 60 minutos. 

O horário de partida programado determina o momento no qual a temperatura regulada deve ser aproximadamente atingida no veículo.  

O início do aquecimento estacionário e determinado automaticamente dependendo da temperatura externa. 

Verificar a programação 

Se um horário de partida estiver ativo, a luz de controle se acende no botão do aquecimento imediato no painel de comando do Climatronic por aproximadamente 10 segundos após se desligar a ignição. 

ATENÇÃO 

Nunca programar o aquecimento estacionário de modo que ele ligue e funcione em locais fechados ou sem ventilação.  

Os gases de escape do aquecimento estacionário contêm, entre outros, o monóxido de carbono, gás tóxico inodoro e incolor.  

O monóxido de carbono pode ocasionar desmaios e morte. 

Durante a marcha a ré, o Climatronic alterna automaticamente para o modo de recirculação de ar. 

Com a tecnologia start stop aplicada aos veículos, o Climatronic monitora a temperatura mesmo com o motor desligado e se a temperatura começar a se elevar, o motor será acionado automaticamente para manter os níveis de conforto previamente programado. 

Aqui fica revelado que o conforto tem custos ambientais e econômicos! 

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