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Carros Flex - Parte 2: Veja como fazer ajuste forçado do A/F (relação Ar/Combustível)


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Andre Luis Bernardo e Albino Buzolin Filho
26 de fevereiro de 2013

Relação Ar/Combustível ou A/F. Este é um importante parâmetro no processo de diagnóstico da falha. Poucos reparadores conseguem identificar o A/F que está sendo indicado no scanner e alguns nem sabem o que é

A/F é a relação álcool/ gasolina presente no veículo. Atendemos aqui em nossa empresa clientes relatando problemas em carros flex, como por exemplo, falhas do veículo em retomadas ou estouro no corpo de borboleta indicando mistura pobre de combustível, principalmente quando a maioria dos veículos flex rodava com álcool (quando estava bem mais barato que nos dias de hoje).

O grande problema é que algumas montadoras mostram diferentes formas e valores desta relação álcool/gasolina, sendo difícil interpretá-los. É preciso saber exatamente se o valor é realmente o que achamos o correto para aquele sistema de injeção.

Citaremos alguns valores de sistemas de injeção aplicados em veículos nacionais e alguns sistemas de veículos importados. Depois que conhecemos este valor apresentado no veículo, podemos analisar qual a mistura que o veículo possui naquele momento.

NO SCANNER

Se no equipamento estiver mostrando um valor diferente do esperado para aquele veículo, pode ser causa de alguns sensores defeituosos, tais como: boia do tanque, sensor ou sensores de oxigênio, vácuo baixo do motor, ponto incorreto, entre outros.

Descrevendo um detalhe que grande maioria dos reparadores não se atenta nessas leituras, as quais nos ajudam no diagnóstico do veículo, sendo um indicador para nos auxiliar na interpretação da relação ar /combustível caso esteja incorreta no momento de diagnóstico.

Esta leitura que maioria dos reparadores desconhece é o chamado ajuste de BLM Curto e longo prazo.

Na grande maioria dos sistemas de injeção atuais temos estes valores mostrados na tela dos scanners.

CONCEITO

Iremos descrever este conceito básico de como funciona esta correção de curto e longo prazo.

Blm neste sistema apresentado são blocos de aprendizagem dos módulos cujo valor inicial deles é 128 podendo variar para mais ou para menos conforme o sistema vai corrigindo a mistura.

VISUALIZANDO

Olhando estas leituras de aprendizagem de curto ou longo prazo conseguimos visualizar se o módulo está tentando corrigir um valor bastante fora do parâmetro inicial do sistema.

Por exemplo, se o Blm de longo prazo estiver muito fora do valor inicial, podemos concluir que faz bastante tempo que o módulo está tentando corrigir a mistura para que este valor chegue a torno do valor de 128 pontos, que seria o ideal de fábrica. Então, neste caso, poderemos tirar algumas conclusões, por exemplo, que a mistura está rica ou pobre demais, sendo necessário corrigir problema no veículo.


ATENÇÃO
Procure sempre observar que o valor do mesmo tem que oscilar perto do valor de 128 pontos inicial que sai de fábrica, se o mesmo, por exemplo, estiver acima de 137 pontos ou abaixo de 118, deve estar ocorrendo algo de errado no veículo.

O Blm de curto prazo, como diz o próprio nome, fica variando bastante em torno deste valor inicial de 128 pontos que ele corrige sempre. Observe que o valor do mesmo tem que oscilar perto do valor de 128 pontos inicial que sai de fábrica, se o mesmo estiver acima de 137 pontos ou abaixo de 118, como descrito acima, indica algo errado no veículo.

Abaixo mostramos ajuste de Longo e Curto Prazo de um sistema Multec H da GM

Observe que neste sistema o valor apresentado é diferente do mostrado anteriormente, no qual o valor inicial é visualizado em Porcentagem em torno de 0%,  e não em Pontos como mostrado no sistema anterior.

Procedimento de adaptação do A/F(Sistema Bosch)

- Caso você necessite readaptar o a/f deve-se seguir as seguintes instruções:

1. desconecte a ECU do veí-culo por 5 minutos e conecte-a novamente;

2. dê a partida no veículo acionando (pisando) simultaneamente o pedal do freio e o pedal do acelerador.

Nesta condição a ECU estará assumindo a condição Padrão (50% álcool e 50% gasolina);

3. aguarde alguns minutos com o veículo ligado para adaptação automática do A/F.

Para todos os veículos com sistema de gerenciamento do motor da Bosch (com Exceção gol 1.0l 8v total flex - prefixo do motor: bnw).

Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas e gerado informações úteis para facilitar o diagnóstico nos veículos.

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