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  5. A unidade de comando controla em sinal PWM a bomba de combustível interna

A unidade de comando controla em sinal PWM a bomba de combustível interna

Quando falamos em injeção direta de combustível é muito importante entendermos sobre o controle da pressão efetuado pela unidade de comando

Da Redação
07 de dezembro de 2021

Para o correto funcionamento do motor de veículos modernos, temos sistemas de controles de injeção do combustível. No Brasil temos a injeção eletrônica feita diretamente dentro da câmara de combustão, o chamado sistema GDI ou simplesmente injeção direta de combustível.

O controle da pressão da bomba é através da unidade de comando eletrônico

No caso de uma alimentação de combustível "não regulada", a bomba de combustível interna no tanque apresenta sempre um débito com potência plena. Um excesso de combustível volta através da linha de retorno para o tanque. No caso de uma alimentação de combustível "regulada" ou "conforme a necessidade", a bomba de combustível (11) é acionada pela respectiva unidade de comando Pierburg (10) mediante um sinal de modulação de largura de pulso.

VANTAGENS

Somente é alimentado o combustível realmente necessário.

O combustível é menos aquecido e assim é reduzido o perigo de bolhas de vapor. Há redução de ruído. Consumo de potência mais reduzido e, consequentemente, maior economia de combustível. A bomba de combustível no depósito (11) alimenta o combustível no sistema de baixa pressão à bomba de alta pressão (04). A pressão de combustível no sistema de baixa pressão no funcionamento normal é entre 0,5 e 5 bares.

Na partida a frio e na partida com o motor quente, a pressão de combustível aumenta até 6,5 bares. Na partida a frio, isso providencia uma pressão de partida mais elevada no sistema de alta pressão e assim uma partida do motor mais rápida. Na partida “a quente” a pressão mais elevada evita a formação de bolhas de vapor. Contudo, pode haver um retorno.

É uma forma de controle de pressão modulada e a unidade está na rede CAN Bus

Possíveis falhas, sintomas e códigos de falhas no scanner:

• Perda de potência;

• A pressão de combustível falha;

• Luz de advertência do motor acesa;

• Modo de emergência;

• O motor não inicia seu funcionamento de forma normal.

POSSÍVEIS CÓDIGOS DE ERRO OBD

• P025A ... P025D, P027A ... P027D, P064A, P069E todos esses códigos estão relacionados à unidade de comando para bombas de combustível

• P0087 Sistema de combustível pressão do sistema/rail muito reduzida.

• P0191 Sensor para pressão de combustível – sinal não plausível.

DE REPARADOR PARA REPARADOR

Além de tanta tecnologia não podemos nos esquecer que esta unidade de comando da bomba recebe o sinal via rede CAN Bus, e depois envia o comando em tensão elétrica para a bomba elétrica de combustível localizada dentro do tanque. Assim na sua substituição devemos estar atentos à correta codificação, seguindo o mesmo número da peça original, pois esta unidade recebe o sinal via rede CAN Bus da unidade controle do motor, e depois com o equipamento de diagnóstico (scanner habilitado) devemos fazer a apresentação desta unidade na rede do veículo.

A pressão controlada na linha de baixa não fica estável, ela sempre estará variando de acordo com a real necessidade do motor. Quando há falha e o sistema entra em emergência a pressão na linha de baixa fica estática em valor alto.

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos. 

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