Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. A bomba de óleo é um dos principais componentes do sistema de lubrificação do motor

A bomba de óleo é um dos principais componentes do sistema de lubrificação do motor


Sempre que for substituir a bomba de óleo, deverá ser feita uma limpeza completa do sistema de lubrificação para garantir um perfeito funcionamento do novo componente no motor

Professor Scopino
10 de novembro de 2021

O sistema de lubrificação e também o sistema mecânico do motor são compostos por uma quantidade de peças móveis e fixas. Cada peça está envolvida tanto individualmente como em conjunto com outros componentes. Por isso, problemas de pressão de óleo e de alimentação de óleo podem ter diversas causas. No caso de falha de uma peça, muitas vezes o sistema de lubrificação completo pode ser danificado.

Se o problema não for reconhecido a tempo ou se for ignorado, todas as peças relacionadas serão afetadas. Muitas vezes ocorre o dano total do motor, apesar das causas dos problemas serem pequenas. Antes de realizar a substituição da bomba de óleo, vários pontos devem ser verificados para que os possíveis danos sejam eliminados.

A bomba de óleo do motor é a peça responsável pela lubrificação forçada do motor e ainda auxiliar no controle de temperatura onde o sistema de arrefecimento não chega a atuar.

O tubo de sucção pode estar obstruído causando falta de pressão ou vazão de óleo

1. Indicações gerais de montagem:

A fim de garantir a função correta e a vida útil da bomba de óleo, deve-se observar obrigatoriamente, durante a montagem da nova bomba, as instruções de montagem do fabricante de motor, bem como as seguintes indicações gerais de montagem:

• Remova o óleo usado e verifique a existência de eventuais impurezas. Especialmente impurezas metálicas levam muitas vezes ao desgaste mecânico de peças individuais dos componentes do motor.

• Durante a montagem da bomba, observe obrigatoriamente a limpeza. O tubo de sucção de óleo é equipado no geral somente com uma tela metálica. Partículas de impurezas ou metal remanescentes no motor podem atingir o interior da nova bomba após a reparação e causar desgaste novamente em pouco tempo. Para isso, todas as peças e canais que entram em contato com o óleo e o tubo de sucção de óleo devem ser limpas.

• Na montagem de uma nova bomba de óleo deve-se substituir o filtro de óleo. Se o sistema de pressão do óleo estiver muito sujo, ele deve passar adicionalmente para uma limpeza.

• Antes da montagem da nova bomba, ela deve ser comparada com a geometria da bomba antiga.

A medição da pressão de óleo é fundamental para o teste da bomba de óleo

Causas de pressão de óleo muito baixa ou inexistente:

• Nível do óleo baixo demais;

• Viscosidade do óleo baixa demais (muito fino);

• Formação de espuma no óleo do bloco do motor devido a nível muito alto do óleo, a óleo inadequado com aditivação incorreta, ou ainda devido a óleo com impurezas;

• Filtro de sucção de óleo entupido;

• Tubo de sucção de óleo com vazamento (entrada somente de ar);

• Válvula de regulagem de óleo pendurada (aberta);

• Filtro de óleo entupido;

• Canais de óleo, tubulações e radiador de óleo entupidos;

• Jet cooler aberto ou quebrado (refrigeração da injeção do pistão);

• Bujão de fechamento faltante ou exposto em canais condutores de pressão do bloco do motor, cabeçote e virabrequim;

• Bronzinas do virabrequim, eixos de comando, árvores compensadoras e eixos do balancim desgastados;

• Componentes desgastados ou com defeito, como tucho hidráulico, turbo-compressor, bombas injetoras ou bombas de alta pressão;

• Vedações com vazamento no motor.

DE REPARADOR PARA REPARADOR

Devemos ter muita atenção com o sistema de lubrificação do motor, já que é um sistema de alta possibilidade de danos reais ao motor. Primeiro devemos sempre estar atentos ao tipo de lubrificante recomendado pelo fabricante do motor e quanto ao seu correto nível. Na prática temos analisado e percebido muitas falhas de filtro de óleo (qualidade) e sensores de pressão ou válvulas de controles com falhas. E quando for necessário fazer a substituição da bomba de óleo devemos fazer uma excelente limpeza do sistema, sempre trocar filtro e óleo do motor.

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico.

Pensem nisto.

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Descubra como o calor perdido pode se transformar em potência extra nos motores a combustão
Técnicas
Técnicas
Diferenças e a importância das baterias no sistema start/stop
Técnicas
Técnicas
Quando fazer a limpeza do bico injetor do seu carro?