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O sistema de lubrificação e também o sistema mecânico do motor são compostos por uma quantidade de peças móveis e fixas. Cada peça está envolvida tanto individualmente como em conjunto com outros componentes. Por isso, problemas de pressão de óleo e de alimentação de óleo podem ter diversas causas. No caso de falha de uma peça, muitas vezes o sistema de lubrificação completo pode ser danificado.
Se o problema não for reconhecido a tempo ou se for ignorado, todas as peças relacionadas serão afetadas. Muitas vezes ocorre o dano total do motor, apesar das causas dos problemas serem pequenas. Antes de realizar a substituição da bomba de óleo, vários pontos devem ser verificados para que os possíveis danos sejam eliminados.
A bomba de óleo do motor é a peça responsável pela lubrificação forçada do motor e ainda auxiliar no controle de temperatura onde o sistema de arrefecimento não chega a atuar.
O tubo de sucção pode estar obstruído causando falta de pressão ou vazão de óleo
1. Indicações gerais de montagem:
A fim de garantir a função correta e a vida útil da bomba de óleo, deve-se observar obrigatoriamente, durante a montagem da nova bomba, as instruções de montagem do fabricante de motor, bem como as seguintes indicações gerais de montagem:
• Remova o óleo usado e verifique a existência de eventuais impurezas. Especialmente impurezas metálicas levam muitas vezes ao desgaste mecânico de peças individuais dos componentes do motor.
• Durante a montagem da bomba, observe obrigatoriamente a limpeza. O tubo de sucção de óleo é equipado no geral somente com uma tela metálica. Partículas de impurezas ou metal remanescentes no motor podem atingir o interior da nova bomba após a reparação e causar desgaste novamente em pouco tempo. Para isso, todas as peças e canais que entram em contato com o óleo e o tubo de sucção de óleo devem ser limpas.
• Na montagem de uma nova bomba de óleo deve-se substituir o filtro de óleo. Se o sistema de pressão do óleo estiver muito sujo, ele deve passar adicionalmente para uma limpeza.
• Antes da montagem da nova bomba, ela deve ser comparada com a geometria da bomba antiga.
A medição da pressão de óleo é fundamental para o teste da bomba de óleo
Causas de pressão de óleo muito baixa ou inexistente:
• Nível do óleo baixo demais;
• Viscosidade do óleo baixa demais (muito fino);
• Formação de espuma no óleo do bloco do motor devido a nível muito alto do óleo, a óleo inadequado com aditivação incorreta, ou ainda devido a óleo com impurezas;
• Filtro de sucção de óleo entupido;
• Tubo de sucção de óleo com vazamento (entrada somente de ar);
• Válvula de regulagem de óleo pendurada (aberta);
• Filtro de óleo entupido;
• Canais de óleo, tubulações e radiador de óleo entupidos;
• Jet cooler aberto ou quebrado (refrigeração da injeção do pistão);
• Bujão de fechamento faltante ou exposto em canais condutores de pressão do bloco do motor, cabeçote e virabrequim;
• Bronzinas do virabrequim, eixos de comando, árvores compensadoras e eixos do balancim desgastados;
• Componentes desgastados ou com defeito, como tucho hidráulico, turbo-compressor, bombas injetoras ou bombas de alta pressão;
• Vedações com vazamento no motor.
Devemos ter muita atenção com o sistema de lubrificação do motor, já que é um sistema de alta possibilidade de danos reais ao motor. Primeiro devemos sempre estar atentos ao tipo de lubrificante recomendado pelo fabricante do motor e quanto ao seu correto nível. Na prática temos analisado e percebido muitas falhas de filtro de óleo (qualidade) e sensores de pressão ou válvulas de controles com falhas. E quando for necessário fazer a substituição da bomba de óleo devemos fazer uma excelente limpeza do sistema, sempre trocar filtro e óleo do motor.
É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico.
Pensem nisto.
Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos.