Só em 2019, foram mais de 100 palestras, sendo uma das maiores mobilizações oficiais do setor em prol da qualificação dos reparadores. Desde seu primeiro treinamento em 2015, o Rota do Reparador tem como objetivo ajudar e contribuir para a formação dos profissionais, visando aperfeiçoar e agregar em sua vida.
O Programa é o mais completo para o reparador automotivo independente, sendo desenvolvido em todo o Brasil com seu ciclo de palestras gratuitas, levando atualização técnica e tecnológica para os profissionais do aftermarket.
As palestras dão a oportunidade aos reparadores de conhecerem de perto o que as marcas estão desenvolvendo para o dia-a-dia das oficinas e se manterem atualizados, de acordo com as inovações do mercado automotivo.
Somando os resultados desde 2015, temos cerca de 362 eventos em 21 estados do Brasil nas escolas do SENAI, com mais de 52 mil reparadores treinados.
O Rota do Reparador é fruto de três grandes players do setor de reparação, SINDIREPA, SENAI e Grupo Oficina Brasil, que além do foco na geração futura, dá o devido valor para aqueles que são cruciais para o desenvolvimento da área.
Antônio Fiola, presidente do Sindirepa-SP, ressalta: “O programa Rota do Reparador veio ao encontro de um grande anseio dos reparadores, afinal, contempla treinamento técnico, in loco, e ministrado por técnicos que dominam o assunto. Tudo isso, aliado ao Grupo Oficina Brasil que está sempre perto do profissional da reparação automotiva e sempre atento às nossas necessidades”.
Para a Delphi, o programa é muito mais do que levar informações, é estar próximo dos verdadeiros formadores de opinião da área, os reparadores independentes.
“O Rota do Reparador é um grande projeto, que segue os mesmos objetivos e premissas da nossa empresa: que é do sempre compartilhar conhecimento e melhorar de alguma forma a vida de quem está dia a dia na oficina. Durante o ano, encontramos com diversas pessoas e pudemos trocar experiências com o reparador de forma que só este programa proporciona. Em conjunto com o Rota, fomos capazes de levar informação a lugares que nunca havíamos chegado e realmente transmitir a todos um conteúdo com qualidade e profissionalismo.” Afirmou Amaury Oliveira, Diretor executivo do aftermarket da Delphi Technologies.
O projeto é uma consequência proveitosa de união, juntando forças do mercado automotivo, com grandes marcas reconhecidas do mercado aftermarket.
“O projeto permite que a fábrica apresente novas tecnologias em desenvolvimento, que em breve estarão no mercado e que os reparadores precisam conhecer para fazer o correto reparo, de maneira assertiva, e sem retorno do serviço prestado”, ressalta Silvia Zopollatto, Gerente de Vendas da Hella.
Segundo Sabrina Carbone, gerente de marketing, da Nakata, ajudar na capacitação dos reparadores é uma missão que a marca tem para melhor desempenho nas oficinas, e assim ajudando na capacitação de grandes profissionais.
“O Rota do Reparador é um programa que reúne as condições necessárias para levar conhecimento técnico ao reparador tendo a capacidade de reunir esses profissionais, porque já tem relacionamento estabelecido com eles, e faz os encontros de forma muito organizada, em locais onde, nós, da fábrica, não alcançaríamos ou não teríamos força para ter a sala cheia e reunir tantos profissionais. Além disso, o programa conta com estrutura física adequada e ótima organização, com café, salas arejadas e, principalmente, certificados de participação”, afirma Sabrina.
Na última década, o setor automotivo passou a ocupar uma posição importante no mercado, visto isso, os profissionais da área passaram a ser peça chave do sucesso desse setor.
Segundo a Schaeffler, investir no reparador é essencial para um futuro melhor do setor, treinando e capacitando pessoas que utilizam a marca, principalmente, agora com a velocidade das mudanças tecnológicas que o mercado automotivo passa.
“Por meio desse projeto, nossos técnicos estão mais próximos dos clientes, nas diferentes regiões do País, preparando-os para serem especialistas de nossa marca”, afirmou, Thiago Martins, gerente de produto e P&D Schaeffler América do Sul.
As marcas que ajudam a compor o projeto ajudam na capacitação e certificação de um profissional de sucesso.
“Está no DNA da Rede PitStop a preocupação com a capacitação dos profissionais do mercado independente de reposição automotiva. Então, não poderíamos deixar de apoiar um programa como a Rota do Reparador, que é uma referência para a qualificação dos reparadores independentes no Brasil”, ressaltou Paulo Fabiano, diretor de novos negócios da PitStop.
Para a Elring, o Rota do Reparador é uma grande oportunidade dos fabricantes interagirem com os aplicadores e, em cada edição e diversos pontos do Brasil, a fabricante tem a oportunidade de divulgar o que há de mais moderno em sistemas de vedações e juntas automotivas.
“O mercado automotivo brasileiro está se atualizando cada vez mais com uma velocidade impressionante, novas tecnologias estão “batendo” às portas das oficinas mecânicas e frotistas. Estar próximo aos fabricantes originais das principais montadoras de veículos mundiais irá garantir o sucesso de um ótimo serviço prestado ao cliente”, declarou Perci Albergaria, gerente nacional de vendas da Elring.
Carla Salgueiro, Head of Marketing & Pricing da Shell, afirma: “O Programa Rota do Reparador é uma ferramenta importante que utilizamos para estar próximos dos reparadores, promovendo capacitação e treinamento para profissionais que são nosso principal ponto de contato com o consumidor.
Desenvolver tecnicamente e auxiliar na formação desses profissionais, levando informação e conhecimento, é a premissa mais relevante do projeto sob nosso ponto de vista. Para o reparador, é ainda uma oportunidade para que se aproximem e conheçam as marcas líderes no mercado e o que elas estão desenvolvendo para atender às demandas do segmento e do trabalho diário das oficinas”.
Para próximos eventos do Rota do Reparador, garantimos e prometemos vir com mais força, mais palestras e informações e novas empresas.
Reparador, fique atento à divulgação das próximas palestras, que acontece com exclusividade na Mala Direta Oficina Brasil, ou no site www.rotadoreparador.com.br.
O ano é novo, mas a vontade e necessidade de aprender deve ser permanente na vida do profissional de sucesso.
Marcelo Gabriel, diretor de novos negócios do Grupo Oficina Brasil, afirma: “Estamos bastantes animados e entusiasmados com o novo ano, e as razões são várias. O mercado de reparação está passando por diversas transformações e consolidação de novas formas e técnicas para aperfeiçoamento do profissional. E é com muita alegria que garantimos um programa cada vez mais forte a você reparador”.