Notícias
Vídeos

Ciclo de palestras do Rota do Reparador continua sua jornada pelo estado de São Paulo e visita mais quatro Escolas SENAI em Suzano, Piracicaba, Araraquara e Ribeirão Preto


Escolas receberam cerca de 120 reparadores em cada uma, com palestras das marcas NGK, Elring, Snap-on e Mobil. Desta vez as marcas inverteram os locais das palestras e muitos profissionais puderam tirar dúvidas e dar sugestões aos palestrantes

Por: Da redação - 03 de dezembro de 2015

As palestras tiveram continuidade em novembro nas cidades de Suzano, Piracicaba, Araraquara e Ribeirão Preto, todas no interior do Estado paulista. Contando com os treinamentos das marcas Elring, Snap-on, NGK e Mobil, foram cerca de 100 reparadores atualizados em cada edição, somando quase 500 profissionais ainda mais capazes de ajudarem seus clientes. Confira como foram as apresentações:

SUZANO

Escola SENAI Suzano

"Muita gente assim como eu não tem acesso às informações técnicas. Mas elas são extremamente importantes parao dia a dia do reparador na oficina. O conteúdo apresentado foi riquíssimo." Anderson Luis ScanhoelaO reparador Anderson Luis Scanhoela, que compareceu à Escola Senai Luis Eulalio Bueno Vidigal Filho no dia 3 de novembro, conferiu as palestras da Elring e Snap-on. No local estiveram presentes cerca de 200 reparadores, que levaram seus certificados para casa. Scanhoela afirmou que o conteúdo apresentado é de suma importância para os reparadores e que fazem muita falta: “muita gente, como eu, não tem acesso a essas informações técnicas e elas são extremamente importantes para o dia a dia. O conteúdo apresentado foi riquíssimo!”, comentou.

Anderson disse que certamente estará nas próximas edições do Rota do Reparador, que acontecem a partir de fevereiro de 2016: “estarei aqui para assistir aos próximos treinamentos, pois o que foi apresentado era muito bom. Mas acredito que nós deveríamos receber mais dessas informações por e-mail e talvez, se possível, agendar uma visita à fábrica com os reparadores”, sugeriu ele.

PIRACICABA

Escola SENAI Piracicaba

Em Piracicaba compareceram cerca de 150 reparadores que puderam conhecer um pouco mais sobre as tecnologias da Mobil e Sun. Iago Garcia disse que conseguiu tirar dúvidas sobre lubrificantes: “eu queria saber qual era mais indicado para determinado tipo de motor e aqui consegui resolver alguns problemas”, garantiu.

Já João Vilela afirmou que as palestras foram mais do que esclarecedoras: “aqui a gente tem a oportunidade de aprender e ao mesmo tempo fazer contato com os palestrantes. Isso é ótimo para quando surgirem algumas dúvidas no dia a dia, basta conversar com eles, que são pessoas boníssimas, e prosseguir com o trabalho. Essa foi uma experiência muito rica”.

ARARAQUARA

O leitor do Jornal Oficina Brasil e reparador João da Silva Leite foi ao Senai Araraquara Henrique Lupo para assistir às palestras de Tecnologia em Lubrificantes da Mobil e Tecnologia em Diagnóstico Automotivo da Sun. Segundo ele, é importante para a carreira participar dos treinamentos, pois esse tipo de informação é rara no setor independente: “as informações foram muito bem apresentadas, de forma didática e me fizeram sair daqui com algumas dúvidas sanadas”, garantiu. O profissional, que adorou as apresentações, disse que com certeza voltará em 2016.

Já Nadilson Albuquerque Lins, além de ter aproveitado ao máximo o conteúdo apresentado e depois de tirar dúvidas com o palestrante, veio dar uma sugestão à nossa reportagem: “eu gostaria de ver mais informações sobre motores, pois hoje eles carregam muita tecnologia”, disse.

O reparador Thiago Souza Pereira afirmou que os treinamentos aprimoraram seu conhecimento sobre os temas abordados: “melhorei meus conhecimentos técnicos e foi positivo participar do Rota do Reparador, porque nos faz muita falta eventos como este. Praticamente não temos esse tipo de atualização no mercado”. E Pereira também deixou um recado: “gostaria de ver mais informações técnicas para poder mexer em veículos mais modernos”.

RIBEIRÃO PRETO

Assim como Araraquara, que recebeu as palestras do Rota do Reparador no dia 17 de novembro, a escola Senai Engenheiro Octávio Marcondes Ferraz em Ribeirão Preto também recebeu o ciclo de palestras. O reparador Jesuíno Nascimento garantiu que, além do bom atendimento da equipe desde a recepção, os treinamentos foram excepcionais: “foi fantástico! Em 20 anos de carreira eu não havia presenciado, na região, palestras como essas”. E afirmou que retornará no próximo ano: “sem dúvida eu estarei aqui!”.

Já Jorge de Almeida afirmou que gostaria de ver outros temas em 2016: “a gente sente muita falta de informações sobre transmissões de dupla embreagem, automática, CVT, automatizada, etc. Seria bom se alguma fabricante viesse até a nossa região para ministrar esse tipo de treinamento, mas com certeza o que foi mostrado hoje é de extrema importância para todos nós”.