Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Reparador Diesel
  4. /
  5. Técnicas de Reparo em Módulos de Injeção Eletrônica Diesel ou EDC (unidade de controle diesel)

Técnicas de Reparo em Módulos de Injeção Eletrônica Diesel ou EDC (unidade de controle diesel)


Acompanhe nesta edição os procedimentos de diagnóstico, identificação dos componentes com falhas e os procedimentos de reparo no EDC

André Miura - [email protected]
17 de outubro de 2016

Abordaremos novamente o tema REPARO DE MÓDULO DIESEL e veremos o quão simples se torna o diagnóstico de defeitos nesses sistemas e principalmente como buscar os componentes responsáveis por cada ação no veículo dentro da ECU, utilizando as ferramentas apropriadas. Com essa técnica torna-se possível fazer diagnósticos, e entender o tráfego dos sinais dentro de cada módulo, encontrar o componente defeituoso, realizar sua troca e posteriormente testar o módulo, verificando se todos os defeitos foram eliminados. 

Veículos com motor OM
É comum no dia a dia da oficina encontrarmos veículos diferentes, mas com o mesmo defeito. Por isso nessa matéria, a CHIPTRONIC trará a você reparador dicas de como solucionar importantes defeitos causados por falhas de componentes internos do módulo de injeção. 

DEFEITO 1 - CAMINHÕES MERCEDES SÉRI OM

Neste exemplo, o veículo se encontra com mau funcionamento em três unidades injetoras e devido a esta falha, o veículo não funciona e, quando funciona apresenta perda de potência, pois três dos seus cilindros não funcionam. 


Como dito anteriormente, este defeito é muito comum em vários veículos com esse sistema, diante disso, a Chiptronic traz uma rápida solução, informando que o defeito poderá estar relacionado a componentes internos do módulo de injeção, cuja função é acionar os injetores 1,2,3 e 4,5,6. 

Para que encontre este componente dentro do módulo de injeção, é necessário realizar o mapeamento do mesmo. Para isso, deverá analisar o esquema elétrico do sistema e encontrar qual terminal do bocal da ECU é responsável pela saída de sinal do COMUM DOS INJETORES para acionamento dos mesmos. 

Terminal do bocal responsável pela saída de sinal
É necessário conectar uma das pontas de prova do multímetro em escala de continuidade neste terminal e com a outra ir passando em todos os componentes internos do módulo, até que o multímetro emita um Bip informado que este é o componente responsável. Assim, acabamos de encontrar o componente “transistor Power MOSfet 40n06 de canal N”, mais conhecido como Comum Dos Injetores, pois sua função é enviar sinais aos injetores 1,2,3 ou 4,5,6.

Ao encontrar este terminal, é necessário que realizemos o teste para comprovar que realmente esteja com problemas. Então, conecte a ponta de prova do osciloscópio no terminal responsável por receber informação do processador geral da ECU, em seguida no terminal que recebe alimentação de 24V e por último no terminal responsável por envio de sinal para acionamento dos injetores. Compare o sinal medido em seu teste, com as imagens abaixo: 

De acordo com o nosso exemplo, os dois primeiros testes deram certo, porém, o terceiro teste não, chegando então à conclusão que o “transistor Power MOSfet 40n06 de canal N” está apresentando falhas e deverá ser substituído. 

Lembrando que no mercado já existem ferramentas que trazem informações de mapeamentos internos de módulos de injeção, sinais de componentes, entre outras informações que facilitam e agilizam o dia – a – dia do reparador, como o ECURepair. 

Importante: Como a ECU é um componente de vital importância para o sistema do veículo e pode acarretar graves consequências caso ocorra uma falha, é imprescindível que no momento da reparação o técnico responsável pelo serviço utilize certos critérios, como: 

Teste do sinal recebido do processador
Teste de alimentação do transistor
1° substituir o componente defeituoso por um com as mesmas especificações do original definido pelo fabricante. 

2° após a realização do reparo deve-se testar a ECU em um simulador de bancada e garantir que este simule todo o consumo elétrico do veículo para que não ocorram falhas quando a ECU for posta em trabalho real. 

3° realizar análise técnica do sistema com um scanner e certificar-se que não há falhas. 

Seguindo esses critérios e certificando que não há falhas, a ECU pode ser liberada para uso no veículo. 

Financeiramente, o reparo de ECU é uma área muito produtiva. De acordo com as dicas passada pela Chiptronic, o reparador deverá trocar o “transistor Power MOSfet 40n06 de canal N”, que possui um preço relativamente baixo. Diante disso, o custo pago pelo cliente referente ao serviço será bem menor e a margem de lucro da empresa será bem maior, sem falar em relação ao tempo do serviço, que é bem mais rápido. 

Componente responsável pelo envio de sinais à unidade injetora

Teste do sinal de saída do transistor para acionamento do injetor

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Reparador Diesel
Reparador Diesel
Diagnóstico de falhas no sistema de Alimentação de combustível Fiat Ducato, Citroen Jumper e Peugeot Boxer motor FPT 2.3 16V Proconve L6 (Euro 5).
Reparador Diesel
Reparador Diesel
Análise de falhas em válvulas EGR Motores Diesel
Reparador Diesel
Reparador Diesel
Adição de biodiesel no diesel tem cronograma que prevê elevação do percentual neste ano