A Scania, o Consórcio Scania Brasil e a Brasdiesel, grupo de concessionárias da marca, doaram um furgão Kombi para a APAE – Associação de Pais e Amigos de Excepcionais – da cidade de São Marcos, no Rio Grande do Sul.
O furgão será utilizado no transporte dos alunos à aula de equoterapia, método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como um facilitador para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de necessidades especiais. Com 28 anos de existência, a APAE de São Marcos possui uma equipe multidisciplinar de 30 profissionais e oferece atendimento nas áreas de fisioterapia, pedagogia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.
Além disso, mantém oficinas de jardinagem, artesanato, dança e horticultura. Atualmente, a entidade atende mais de cem pessoas especiais, com idades que variam de zero a 55 anos. São Marcos é conhecida como a “cidade Scania”, devido ao grande número de caminhões da marca por habitante.
Muitos dos alunos da APAE são filhos de caminhoneiros autônomos que trabalham com os caminhões da marca.
Treinamento
Os finalistas da competição “Melhor Motorista de Caminhão de Minério”, realizada no final do ano passado, em Minas Gerais, participaram de um treinamento do Programa Caminhão Escola, nas dependências da Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte), em Concórdia (SC), entre os dias 9 e 13 de março.
O curso foi dado como prêmio aos motoristas por chegarem à final da competição. No treinamento, foram abordados temas como direção econômica, primeiros socorros, mecânica básica e legislação de trânsito, entre outros. Além disso, os alunos também realizaram provas práticas com o caminhão, para medir o consumo de combustível.
O Programa Caminhão Escola foi criado em 2005 com o objetivo de transmitir ao aluno a cultura de parceiro da empresa na qual ele trabalha, orientando para os melhores resultados, tendo o cliente como foco da atuação. A competição “Melhor Motorista de Caminhão de Minério” teve como objetivo conscientizar condutores de caminhão que transportam minério na região do Alto do Paraopeba (MG) e foi realizada em parceria com a mineradora Vale. Mais de 3 mil motoristas se inscreveram na competição. Alex Carvalho Borba, de 27 anos, foi o grande vencedor.