Saber conduzir um veículo com economia de combustível, freios e pneus é sinônimo de redução de custo de operação e também manutenção, além de aumentar a vida útil do equipamento. A transportadora que possuir no quadro de funcionários o maior número de motoristas com esta cultura, apresenta um diferencial competitivo de mercado que pode ser fundamental nos dias de hoje.
Sem gerar custo para a transportadora, a Iveco oferece aos clientes um curso de capacitação voltado aos motoristas, com aulas práticas sobre trem de força, inércia, cargas, composições veiculares, conta-giros, sistema de freios, condução econômica, entre outros, com objetivo de torná-los especialistas em condução econômica. “Em um setor em que os veículos estão cada vez mais avançadas tecnologicamente, a reciclagem constante do motorista é fator crucial para sua permanência no mercado, para o bom manuseio dos caminhões e para a redução de custos para as empresas”, afirma o diretor de pós-venda da Iveco, Maurício Gouveia.
“Com o Top Driver, nosso objetivo é formar os melhores condutores e multiplicadores do padrão de condução dos produtos Iveco”, esclarece Gouveia.
Programa
A ação, batizada como Top Driver Iveco, foi criada a um ano e meio e já treinou mais 1,2 mil motoristas profissionais em todo Brasil. Toda transportadora que possuir pelo menos um veí-culo Iveco na frota (novo ou usado) pode participar do programa, que é realizado em duas etapas, sendo que na primeira, são levantadas as necessidades de treinamento dos motoristas da frota e avaliação do perfil comportamental do condutor.
O passo seguinte engloba as aulas práticas e avaliação do motorista, de acordo com o nível de conhecimento, segurança e economia de combustível alcançados em seu histórico profissional. A partir daí, ele é estimulado a experimentar, na prática, o que lhe foi transmitido na teoria. “É nesse momento que verificamos se o condutor assimilou novos padrões de comportamento, como a preocupação com o uso racional de marchas e freios, velocidades compatíveis com os locais e a maximização dos recursos que o equipamento fornece”, diz Gouveia.
Resultados
Segundo o supervisor do Programa Top Driver, Carlos Souza, a ação estimula o motorista a elevar seu desempenho como profi ssional, o que garante a redução nos custos com transporte e manutenção da frota. “Tais economias podem resultar em redução de até 15% no consumo de combustível, aumento de 20% a 30% na vida útil do sistema de freios e aumento de 15% a 20% na vida útil dos pneus”.
Com procura crescente por parte dos clientes Iveco, o serviço Top Driver Iveco, que conta com equipe dedicada de profissionais, aplica o conteúdo do programa a um grupo de motoristas por empresa e elege um condutor para ser o multiplicador de todo o aprendizado. O papel do multiplicador escolhido para receber o treinamento é o de transmitir aos demais motoristas tudo o que lhe foi ensinado durante o período.
Para garantir eficiência ao programa Top Driver, a equipe de pósvenda Iveco trabalha com monitoramento constante. Ao final de cada treinamento o cliente preenche um formulário com informações sobre as etapas do processo oferecidas pelo programa. “Após alguns dias uma pesquisa de satisfação com o cliente é realizada. Se alguma necessidade for detectada, a equipe volta a campo para repetir as orientações necessárias. Pesquisas recentes apontaram índice de satisfação dos clientes de 98%, diz Souza.