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Novo Vertis HD Iveco tem como proposta oferecer solução de menor custo operacional

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
26 de fevereiro de 2013

Caminhão médio da montadora chega em duas versões: 9 toneladas e 13 toneladas – cabine estendida 

Produzido e desenvolvido na cidade mineira de Sete Lagoas, o novo Vertis HD é um veículo de grande importância para a estratégia comercial da montadora. Para se tornar ainda mais competitivo no mercado, em suas duas versões, o novo Vertis HD carrega uma série de diferencias técnicos e componentes. “Com o lançamento do Vertis HD, a Iveco completa a linha Ecoline, que agregou à nossa frota uma série de modificações técnicas para levar aos nossos clientes mais desempenho, economia de combustível, robustez, sempre a custos de manutenção cada vez mais reduzidos”, afirma Marco Mazzu, presidente da Iveco na América Latina. Nascida do processo de adaptação dos veículos à normativa Proconve P7, a geração Ecoline já conta com os veículos Daily, Tector, Trakker e Stralis. 

A versão 9 toneladas chega às concessionárias com preço público sugerido inicial de R$ 115 mil. Para a versão 13 toneladas, os valores começam de R$ 135 mil.

MOTOR

Foi apresentado oficialmente o novo NEF 4 Euro V para equipar o Iveco Vertis HD. O motor de quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro,  chega ao mercado em duas versões (177cv e 182cv) e traz inovações que proporcionam 5,5% de redução no consumo de combustível, além de  melhorar a performance. A curva agora possui torque máximo em rotações mais baixas e em uma faixa mais ampla (de 1.250rpm a 2.100rpm), dispensando diversas trocas de marcha no caso de uma subida, por exemplo.

Com sistema SCR (Selective Catalyst Reduction), o novo propulsor atende aos novos limites de emissões do Proconve P7 da legislação brasileira. A tecnologia é utilizada para remover o NOx dos gases de exaustão. Para isso, é adicionada ureia (ARLA 32) no sistema de exaustão com um módulo de dosagem específico, promovendo a redução catalítica de NOx para N2. 

Pelo uso do SCR, o NEF 4 utiliza uma nova central que se adapta melhor à evolução da arquitetura eletrônica para garantir os reduzidos índices de emissões de poluentes. Outra alteração foi feita nos pistões, criando uma nova câmara de combustão. O NEF 4 Euro V conta ainda com novos bicos injetores CRIN2 que proporcionam uma pressão de injeção 14% maior, passando de 1.400bar para 1.600bar, o que melhora a relação estequiométrica entre ar e combustível e diminui os níveis de emissões de poluentes e o consumo de combustível.

O novo propulsor teve ainda seu turbo compressor renovado para maior pressão da admissão do ar, melhorando a pressão de combustão. Assim, a queima dentro da câmara melhora, proporcionando mais eficiência do motor com menor consumo. O rotor do turbo agora também passou a ser em alumínio forjado, o que garante maior durabilidade. O novo motor permite paradas a cada 60.000 quilômetros porque utiliza o óleo sintético 5W30. Antes, as trocas eram realizadas a cada 20.000 quilômetros.

Ficha técnica NEF 4 Euro V

Cilindrada: 3.9l

Combustível: Diesel

Potências máximas: 177cv @ 2.100rpm a 2.700rpm / 182cv @ 2.100rpm a 2.700rpm

Torque máx.: 570Nm @ 1.250rpm a 2.100rpm / 610Nm @ 1.250rpm a 2.100rpm

Taxa de compressão: 17,0 : 1

Diâmetro x Curso: 102,0mm x 120,0mm

Emissões: Euro V

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