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O motor diesel Duramax 2.8L, reconhecido por sua robustez e eficiência, está em sua segunda geração e equipa modelos como a Chevrolet Colorado nos Estados Unidos e a S10 High Country 2021 no Brasil.
Desde seu lançamento em 2012, com 180 cavalos, passou por melhorias significativas, atingindo 200 cavalos e 510 Nm de torque a 2.000 rpm. Além disso, atende às normas Euro 5 e 6, destacando-se no cenário dos motores diesel modernos.
A fabricante GM implementou novos recursos para aumentar a durabilidade e melhorar ainda mais a qualidade do motor diesel. A transição da primeira para a segunda geração do Duramax 2.8L trouxe avanços notáveis, como:
Potência: de 180 cv para 200 cv;
Torque: de 440 Nm para 510 Nm a 2.000 rpm;
Eficiência: redução de 4,3% no consumo de combustível.
Essas melhorias resultam em um desempenho superior, atendendo às exigências de economia de combustível e redução de emissões de poluentes.
A GM incorporou um sistema de injeção fornecido pela Denso, capaz de atingir até 2.000 bar (29.000 PSI). Esse conjunto é composto por uma bomba de alta pressão, um tubo Common Rail e quatro bicos injetores de solenoide.
Em sistemas de alta pressão como esse, o uso de transdutor de pressão é essencial para o monitoramento preciso do circuito de combustível, garantindo a correta leitura dos dados pela unidade de controle do motor.
Apesar da crescente adoção de injetores piezoelétricos nos motores modernos, a tecnologia de injetores de solenoide evoluiu significativamente, conseguindo atender às exigências atuais de economia de combustível e redução de emissões de poluentes.
Como recurso adicional para otimizar a potência, o motor conta com um turbocompressor Honeywell de geometria variável, equipado com:
Refrigeração à água na carcaça da turbina, reduzindo o calor em altas velocidades e cargas;
Maior durabilidade do turbo e do motor.
O lado oposto à turbina abriga uma válvula EGR elétrica com resfriador ampliado, e junto ao coletor de admissão proporcionam:
Maior precisão e eficiência na recirculação dos gases de escape;
Redução das emissões de óxido nitroso (NOx).;
Melhoria na eficiência da admissão de ar;
Contribuição para a redução das emissões de gases nocivos.
Para alcançar os 200 cavalos de potência, foram implementadas as seguintes melhorias:
Cabeçote e bloco: mais leves e com melhor dissipação de calor;
Comandos de válvulas: tubulares com cames sinterizados de aço fundido;
Molas das válvulas: padrão;
Sedes das válvulas: de metal sinterizado prensado e usinado;
Saídas de escape: diâmetro ampliado;
Galeria de passagem de água: aumentada para melhorar o resfriamento;
Canal de distribuição de óleo: aprimorado para maior suprimento no cabeçote.
O bloco do motor apresenta um novo projeto com:
Pistões: de alumínio fundido com pino flutuante e galeria de resfriamento de óleo;
Jatos de resfriamento: direcionados à base dos pistões;
Para garantir um funcionamento mais suave e silencioso, o motor incorpora um eixo balanceador, responsável por reduzir vibrações e ruídos, e coxins hidráulicos, que isolam o trem de força do chassi e da cabine.
Essas melhorias tornam a experiência de condução semelhante à de motores a gasolina de seis cilindros com injeção direta.
Para enfrentar baixas temperaturas, a GM também adotou velas aquecedoras de cerâmica, que suportam configurações de temperatura mais altas e proporcionam desativação mais rápida, contribuindo para partidas mais eficientes em clima frio.
O motor diesel Duramax 2.8 traz soluções modernas para garantir desempenho, eficiência e facilidade de manutenção. Seu sistema de lubrificação conta com um cárter profundo, eixo balanceador e bomba de vácuo acionados por engrenagem, além de uma placa defletora que mantém o óleo no reservatório, mesmo em inclinações.
Muitos reparadores disseram que o sincronismo era feito por corrente, por terem observado o desenho da tampa de metal que cobre a parte frontal do motor.
A recomendação da GM sobre a manutenção dessa correia é para que seja feita a cada 240.000 Km, desde que sejam respeitadas e aplicadas as recomendações contidas no plano de manutenção do manual do carro.
No caso de remoção e instalação da correia, é preciso limpar a frente do motor para ter o acesso livre para a manutenção. O sistema de arrefecimento utiliza um ventilador acionado pela polia viscosa que deve ser removido, assim como a correia de acionamentos de acessórios e suas polias.
Com frente do motor liberada, a tampa de cobertura frontal do motor poderá ser removida com a retirada de 15 parafusos, mas para continuar é preciso conhecimento e ferramentas adequadas para esta operação.
Um desenho da frente do motor com seus componentes ajuda a entender o funcionamento da correia de sincronismo e os componentes acionado por ela.
Inicie pela remoção e descarte do bujão do eixo de comando de escape (1). Em seguida, gire o motor até alcançar a posição correta e instale a ferramenta de fixação do comando de válvulas de escape (2 e 4), com o parafuso indicado (3).
A polia do comando de válvulas de admissão deve estar solta para instalar a correia dentada, caso contrário, não caberá na polia tensora.
Para garantir o sincronismo adequado, é essencial utilizar uma ferramenta apropriada. A sequência de montagem da correia deve seguir esta ordem:
Polia do virabrequim
Polia da bomba de alta pressão
Polia da bomba d’água
Polia do comando de válvulas
Tensionador
A injeção eletrônica diesel é gerenciada por um módulo moderno de controle de eletrônica embarcada, que proporciona maior precisão nas respostas do motor e desempenho imediato ao menor toque no acelerador.
O novo motor diesel Duramax 2.8 entrega 11% mais potência e 6% mais torque, com um consumo 4,3% menor em relação à geração anterior.
Essas melhorias refletem a estratégia da GM: unir desempenho e eficiência. Quanto mais eficiente o motor, mais confiável e econômico ele se torna — além de contribuir com a redução de emissões.