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Motor diesel Duramax de 2.8 litros está na segunda geração equipando veículos Chevrolet


Denominado como motor global, equipa a pick-up Chevrolet Colorado americana, que tem a sua similar aqui no Brasil, a pick-up S10 High Country 2021, que também utiliza o motor Duramax de 200 cavalos

Antônio Gaspar de Oliveira
15 de abril de 2022

O motor diesel Duramax 2.8L, reconhecido por sua robustez e eficiência, está em sua segunda geração e equipa modelos como a Chevrolet Colorado nos Estados Unidos e a S10 High Country 2021 no Brasil. 

Desde seu lançamento em 2012, com 180 cavalos, passou por melhorias significativas, atingindo 200 cavalos e 510 Nm de torque a 2.000 rpm. Além disso, atende às normas Euro 5 e 6, destacando-se no cenário dos motores diesel modernos.​



Evolução e desempenho aprimorado do motor diesel Duramax

A fabricante GM implementou novos recursos para aumentar a durabilidade e melhorar ainda mais a qualidade do motor diesel. A transição da primeira para a segunda geração do Duramax 2.8L trouxe avanços notáveis, como:​

  • Potência: de 180 cv para 200 cv;

  • Torque: de 440 Nm para 510 Nm a 2.000 rpm;

  • Eficiência: redução de 4,3% no consumo de combustível.​

Essas melhorias resultam em um desempenho superior, atendendo às exigências de economia de combustível e redução de emissões de poluentes.




Sistema de injeção diesel de alta pressão

A GM incorporou um sistema de injeção fornecido pela Denso, capaz de atingir até 2.000 bar (29.000 PSI). Esse conjunto é composto por uma bomba de alta pressão, um tubo Common Rail e quatro bicos injetores de solenoide. 

Em sistemas de alta pressão como esse, o uso de transdutor de pressão é essencial para o monitoramento preciso do circuito de combustível, garantindo a correta leitura dos dados pela unidade de controle do motor.

Apesar da crescente adoção de injetores piezoelétricos nos motores modernos, a tecnologia de injetores de solenoide evoluiu significativamente, conseguindo atender às exigências atuais de economia de combustível e redução de emissões de poluentes.




Turbocompressor de geometria variável do motor diesel

Como recurso adicional para otimizar a potência, o motor conta com um turbocompressor Honeywell de geometria variável, equipado com:​

  • Refrigeração à água na carcaça da turbina, reduzindo o calor em altas velocidades e cargas;

  • Maior durabilidade do turbo e do motor.​




Sistema EGR e coletor de admissão aprimorados

O lado oposto à turbina abriga uma válvula EGR elétrica com resfriador ampliado, e junto ao coletor de admissão proporcionam:​

  • Maior precisão e eficiência na recirculação dos gases de escape;

  • Redução das emissões de óxido nitroso (NOx).;

  • Melhoria na eficiência da admissão de ar;

  • Contribuição para a redução das emissões de gases nocivos.​



Melhorias no cabeçote e bloco do motor diesel

Para alcançar os 200 cavalos de potência, foram implementadas as seguintes melhorias:​

  • Cabeçote e bloco: mais leves e com melhor dissipação de calor;

  • Comandos de válvulas: tubulares com cames sinterizados de aço fundido;

  • Molas das válvulas: padrão;

  • Sedes das válvulas: de metal sinterizado prensado e usinado;

  • Saídas de escape: diâmetro ampliado;

  • Galeria de passagem de água: aumentada para melhorar o resfriamento;

  • Canal de distribuição de óleo: aprimorado para maior suprimento no cabeçote.​



Pistões, virabrequim e bielas otimizados

O bloco do motor apresenta um novo projeto com:​

  • Pistões: de alumínio fundido com pino flutuante e galeria de resfriamento de óleo;

  • Jatos de resfriamento: direcionados à base dos pistões;

Virabrequim e bielas: de aço forjado.​




Redução de ruído e vibração no motor diesel

Para garantir um funcionamento mais suave e silencioso, o motor incorpora um eixo balanceador, responsável por reduzir vibrações e ruídos, e coxins hidráulicos, que isolam o trem de força do chassi e da cabine. 

Essas melhorias tornam a experiência de condução semelhante à de motores a gasolina de seis cilindros com injeção direta. 

Para enfrentar baixas temperaturas, a GM também adotou velas aquecedoras de cerâmica, que suportam configurações de temperatura mais altas e proporcionam desativação mais rápida, contribuindo para partidas mais eficientes em clima frio.



Durabilidade, sincronismo e eficiência no motor diesel Duramax 2.8

O motor diesel Duramax 2.8 traz soluções modernas para garantir desempenho, eficiência e facilidade de manutenção. Seu sistema de lubrificação conta com um cárter profundo, eixo balanceador e bomba de vácuo acionados por engrenagem, além de uma placa defletora que mantém o óleo no reservatório, mesmo em inclinações.



O filtro de óleo é integrado ao motor e utiliza cartucho de refil, facilitando o acesso e a troca. O resfriador de óleo melhora a eficiência térmica e contribui para a durabilidade do conjunto.


Destaque também para o sistema de sincronismo com correia úmida, banhada por óleo lubrificante, semelhante ao motor 1.0 turbo de três cilindros. O que há de comum nestes dois motores é o tipo de óleo lubrificante que está identificado na tampa de abastecimento montada na parte superior do cabeçote.


Muitos reparadores disseram que o sincronismo era feito por corrente, por terem observado o desenho da tampa de metal que cobre a parte frontal do motor. 

A recomendação da GM sobre a manutenção dessa correia é para que seja feita a cada 240.000 Km, desde que sejam respeitadas e aplicadas as recomendações contidas no plano de manutenção do manual do carro.

No caso de remoção e instalação da correia, é preciso limpar a frente do motor para ter o acesso livre para a manutenção. O sistema de arrefecimento utiliza um ventilador acionado pela polia viscosa que deve ser removido, assim como a correia de acionamentos de acessórios e suas polias.

Com frente do motor liberada, a tampa de cobertura frontal do motor poderá ser removida com a retirada de 15 parafusos, mas para continuar é preciso conhecimento e ferramentas adequadas para esta operação.



Etapas para montagem e sincronismo da correia dentada

Um desenho da frente do motor com seus componentes ajuda a entender o funcionamento da correia de sincronismo e os componentes acionado por ela.

Inicie pela remoção e descarte do bujão do eixo de comando de escape (1). Em seguida, gire o motor até alcançar a posição correta e instale a ferramenta de fixação do comando de válvulas de escape (2 e 4), com o parafuso indicado (3).



A polia do comando de válvulas de admissão deve estar solta para instalar a correia dentada, caso contrário, não caberá na polia tensora.

Para garantir o sincronismo adequado, é essencial utilizar uma ferramenta apropriada. A sequência de montagem da correia deve seguir esta ordem:

  1. Polia do virabrequim

  2. Polia da bomba de alta pressão

  3. Polia da bomba d’água

  4. Polia do comando de válvulas

  5. Tensionador

Desempenho, eficiência e controle eletrônico na nova geração

A injeção eletrônica diesel é gerenciada por um módulo moderno de controle de eletrônica embarcada, que proporciona maior precisão nas respostas do motor e desempenho imediato ao menor toque no acelerador.

O novo motor diesel Duramax 2.8 entrega 11% mais potência e 6% mais torque, com um consumo 4,3% menor em relação à geração anterior.

Essas melhorias refletem a estratégia da GM: unir desempenho e eficiência. Quanto mais eficiente o motor, mais confiável e econômico ele se torna — além de contribuir com a redução de emissões.

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