Notícias
Vídeos

Morador de Sete Lagoas vence competição “Melhor Motorista de Caminhão de Minério”


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Da Redação - 29 de abril de 2009

Alex Carvalho Borba, de 27 anos, foi o grande vencedor da competição “Melhor Motorista de Caminhão de Minério”. A final foi realizada no último dia 6, em Nova Lima (MG).

Alex Carvalho Borba

Influenciado pelo pai e pelo irmão, que também são caminhoneiros, o motorista Alex Carvalho Borba transporta minério
pela JWC Transportes há sete anos. Para ele, manter a calma foi fundamental para chegar ao primeiro lugar. “As provas de manobra foram as mais difíceis, e pra mim o segredo foi deixar o nervosismo totalmente de lado. Além disso, tirei muitas dicas importantes da palestra educativa que assisti na semifinal”, revela o campeão, que se classificou para a final na etapa de Itabirito.

O segundo e terceiro lugares foram ocupados, respectivamente, por Wilson Luiz Moreira, de Itabirito, e Custódio Duarte Lanna Neto, de Contagem. Para a grande final, seis motoristas vencedores das semifinais regionais fizeram novas provas teóricas e práticas individuais, que incluíam um questionário sobre segurança nas estradas, verificação de itens de segurança nos veículos, teste de percurso e manobras. “Independente do resultado final, nosso objetivo é promover a importância do treinamento e da segurança nas estradas. A parceria com a Vale revelou que, cada vez mais, as empresas se preocupam com a capacitação dos motoristas de caminhão. Afinal, eles transportam grande parte das riquezas de nosso país, e é dever de todos contribuir para a melhoria das condições de trabalho desses profissionais”, relata o diretor de Marketing e Comunicação Comercial da Scania no Brasil, João Miguel Capussi.


A grande final reuniu cerca de 200pessoas, entre autoridades, parceiros,funcionários, torcedores e familiares dos competidores. Pela vitória, Borba recebeu um televisor de LCD de 32 polegadas e um computador. O segundo colocado também ganhou um televisor de LCD de 32 polegadas, e o terceiro, um kit de som automotivo. Os seis finalistas foram premiados com cursos de treinamento no Caminhão Escola Avançado da Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação
no Transporte) e um kit da Scania. Além disso, os três primeiros colocados terão direito a uma visita técnica ao Porto de Tubarão, da Vale, no Espírito Santo.

Ao todo, a competição recebeu mais de mil inscrições entre setembro e outubro. Desses, 300 foram classificados para as semifinais, realizadasnas cidades de Nova Lima, Itabirito e Congonhas. Os dois vencedores de cada etapa regional se
enfrentaram na grande final. Para a realização da competição “Melhor Motorista de Caminhão de Minério”, a Scania conta com o patrocínio master da Vale, além do patrocínio da fabricante de implementos Rossetti. A montadora tem também o apoio das Casas Itaipu, do SindiExtra (Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais), da fabricante de componentes hidráulicos Hyva, do Sest / Senat (Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte), da Polícia do Estado de Minas Gerais, da gerenciadora de riscos Pamcary, da Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte) e do Governo Federal.

 

Matéria da edição Nº10 - Janeiro de 2009