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  5. Mitsubishi All New L200 Triton Sport chega com um toque de requinte, sem abrir mão da força bruta

Mitsubishi All New L200 Triton Sport chega com um toque de requinte, sem abrir mão da força bruta


A família L200 Triton ganha um novo membro, que conta com design exclusivo, e importantes evoluções tecnológicas como o novo motor 2.4 turbo diesel feito todo em alumínio

Jorge Matsushima
17 de outubro de 2016

Foto 1Destinadas a um público de alto poder aquisitivo, as modernas picapes precisam aliar uma grande capacidade de movimentação de carga, capacidade off road para transpor terrenos e obstáculos difíceis, mas tudo aliado ao conforto e desempenho de um SUV Premium. Em sua quinta geração, a denominada All New L200 Triton Sport é a resposta da Mitsubishi do Brasil a esta demanda.

Produzida na unidade fabril de Catalão-GO, a nova L200 Triton Sport (foto 1) será oferecida em 3 versões, a L200 Sport GLS (R$ 131.990,00), L200 Sport HPE (R$ 164.990,00) e L200 Sport HPE Top (R$ 174.990,00). Segundo a montadora, o projeto foi concebido sob o conceito Ultimate Sport Utility Truck, com estilo dinâmico e atlético, proporcionando esportividade, versatilidade de uso e prazer ao dirigir. 

A nova linha chega para complementar a família L200 Triton, que continua a ser comercializada no Brasil nas versões: L200 Triton Savana MT/AT, L200 Triton Outdoor AT, L200 Triton GLX, L200 Triton 2.4 Flex Outdoor e L200 Triton GL. No total, são nove versões que atendem a todas as faixas de clientes.

DESIGN

O conceito “All New” não é apenas uma força de expressão, a começar pelo novo desenho da carroceria e caçamba, além de detalhes na frente, traseira e laterais. O elemento de estilo “J Line”, que é a linha curva que demarca a separação entre a cabine e caçamba (foto 2), e se tornou uma marca inconfundível da Triton, permanece nesta versão. Além da questão estética, esta curvatura tem um importante papel que concilia um melhor aproveitamento do espaço interno, e permite uma redução na distância entre-eixos, o que favorece a dirigibilidade e capacidade de manobra.

Foto 2
Além da preocupação com a eficiência aerodinâmica, o novo design procura realçar os aspectos de força, robustez e esportividade, e o toque de requinte fica por conta dos elementos de acabamento e sinalização, com destaque para nova grade, faróis bi xênon com DRL (led diurno), maçanetas cromadas, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, câmera de ré e brake light incorporados na tampa traseira.

O desenho do capô e das palhetas do limpador privilegiam o campo de visão, e o posicionamento da coluna A e retrovisores minimizam a ocorrência de pontos cegos.

CONFORTO

Internamente (foto 3) a L200 Sport não fica nada a dever às melhores SUVs do mercado. Bancos em couro, materiais suaves ao toque, linhas harmoniosas e uma combinação de tonalidades entre o preto, cinza e detalhes cromados, proporcionam um ambiente sofisticado e esportivo. O condutor tem à disposição uma série de regulagens elétricas no banco somados ao volante escamoteável para conseguir a melhor posição de condução, contando ainda com bom espaço livre para os braços, pernas e cabeça.

O volante possui comandos de áudio, cruise control e acesso ao telefone por bluetooth. Com o Keyless Operation System, é possível travar e destravar as portas sem o uso da chave. E, para dar partida no motor, basta pressionar um botão.

Os passageiros do banco de trás não ficam espremidos, e a inclinação do encosto que acompanha a “J Line” proporciona muito conforto.

São muitos os elementos que se preocupam com a funcionalidade, praticidade e conforto dos ocupantes, tais como ar-condicionado digital dual zone, sistema multimídia Power Touch com tela de 7”, botão Start/Stop para partida sem chave, piloto automático, câmera de ré e sensores de chuva, luminosidade e estacionamento, 16 porta-objetos, 11 luzes de cortesia e console de teto, entre outros.

SEGURANÇA

No quesito segurança, a All New L200 Triton Sport oferece um pacote completo, que inclui 9 airbags (frontais, laterais, cortina e joelho do motorista) e cintos dianteiros pré-tensionados e auto-ajustáveis. 

O sistema de freios conta com os recursos de ABS (antibloqueio), EBD (distribuição eletrônica de forças), BAS (assistente de frenagem), o BOS (Brake Override System), que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador, e o ESS (Emergency Stop Signal), uma sinalização de frenagem de emergência. 

A nova L200 Sport conta ainda com controle de tração e estabilidade (ATSC), Controle de Estabilidade (ASC), Controle de Tração (ATC), assistente de partida em rampa (HSA - Hill Start Assist), e o exclusivo TSA (Trailer Stability Assist), que estabiliza o conjunto roboque/veículo. 

MOTOR 2.4 4N15 16V DOHC MIVEC

Segundo a montadora, a All New L200 Triton Sport é a primeira picape nacional a utilizar um motor (foto 4) totalmente produzido em alumínio, ou seja, bloco, cabeçote e cárter, que a tornou 30 quilos mais leve que a anterior. O pacote técnico inclui alimentação com turbocompressor de geometria variável VGT, intercooler, taxa de compressão reduzida, coletor de admissão com fluxo variável, injeção direta Common Rail com múltiplas injeções (até 9 por ciclo), o consagrado sistema MIVEC, que é o variador de fase nos comandos de admissão e escape, e o sistema EGR (recirculação dos gases de escapamento) com trocador de calor. 

Dados Técnicos

Cilindrada

2.442 cm³

Curso x Diâmetr

86,0 x 105,1 mm

Nº cilindros

4 em linha

Nº válvulas

16

Taxa de compressão

15,5:1

Potência

190 cv a 3.500 rpm

Torque

43,9 kgf.m
a 2.500 rpm

 

Foto 4 

Esta combinação de downsizing e tecnologia de ponta aplicada pelo departamento de engenharia culminou em um motor com elevado torque em baixas rotações, alta potência, e eficiência energética com baixo consumo e redução na emissão de poluentes, a ponto de dispensar a necessidade do filtro de material particulado, conhecido como DPF. Esta é um diferencial importante em relação aos concorrentes diretos que utilizam motores Diesel Euro V, pois em uso estritamente urbano, este componente, o DPF, fica saturado de fuligem e precisa passar por um processo de regeneração. No caso da nova L200 Sport, o condutor não precisa se preocupar, pois ela é equipada apenas com um catalisador diesel (foto 5), que dispensa este procedimento.

Foto 5
TRANSMISSÃO

A versão Triton Sport GLS conta com transmissão mecânica de 6 velocidades, e as versões Sport HPE e Sport HPE Top contam com transmissão automática de 5 velocidades (foto 6). Acoplado à caixa, está o sistema de tração Super Select II, acionado por um seletor giratório no console central (foto 7), e que conta com 4 opções conforme o tipo de terreno: 

Foto 6 e 7
- 2H ou 4x2, ideal para uso urbano e em rodovias; 

- 4H ou 4x4 sem bloqueio de diferencial, para uso em asfalto molhado, estradas sinuosas ou off road moderado;

- 4HLc ou 4x4 com bloqueio do diferencial central, indicado para uso off road;

- 4LLc ou 4x4 com reduzida e bloqueio do diferencial central e traseiro, que permite transpor obstáculos difíceis que deixam alguma roda suspensa (foto 8), como valetas transversais, rampas diagonais e terrenos com erosão.

Foto 8
Outro interessante recurso para as versões automáticas é a presença de padle shifters (borboletas)  no volante, que permitem a troca manual de marchas.

SUSPENSÃO, FREIO E DIREÇÃO 

A nova Suspensão SDS II tem barra estabilizadora expandida, molas helicoidais progressivas e mais rígidas e amortecedores hidráulicos recalibrados. A dianteira (foto 9) é independente, do tipo double wishbone com braços triangulares duplos, e na traseira, eixo rígido e molas semielípticas alongadas que permitem uma melhor combinação de conforto e capacidade de carga.

Foto 9 e 10
Os freios são a disco (16”) na dianteira, tambor na traseira e o freio de serviço manual tem acionamento por cabo. A direção tem assistência hidráulica.

As rodas são de liga leve, aro 16” x 7”, e os pneus de uso misto tem medida 265/70 R16 (foto 10).

CARROCERIA E CAÇAMBA

Todo o projeto estrutural da nova geração da L200 Triton Sport é baseado no conceito RISE, que utiliza avançadas tecnologias computacionais, gerando um chassi que combina alto índice de absorção de impacto e grande rigidez estrutural, e a carroceria recebeu uma proteção extra com a aplicação de diversos tipos de chapas com diferentes níveis de resistência (foto 11), e outras soluções pontuais que resultam em redução da transferência de vibrações e ruídos para a cabine, maior resistência à deformação e quebras por fadiga, aumento da rigidez à torção e flexão, maior resistência à corrosão, e principalmente na capacidade de proteger e manter a integridade dos ocupantes em caso de acidentes.

Foto 11
A caçamba foi projetada não apenas para suportar todo o peso e movimentação da carga contida, e para aumentar a sua rigidez estrutural recebeu diversos reforços como barras transversais no assoalho ligadas longitudinalmente estre si, formado um frame mais resistente. Entre o chassi e a caçamba existe ainda um sub-chassi, que melhora a fixação e contribui com o aumento da rigidez global do veículo.

A tampa traseira tem um desenho que facilita o acesso à caçamba, e conta com dobradiças instaladas no ponto posterior do centro de gravidade, evitando que a abertura acidental ou repentina provoque acidentes.

A capacidade de carga é de 1.075 kg, e as dimensões são satisfatórias para uma picape cabine dupla (foto 12).

Foto 12
DESEMPENHO ON ROAD

Na pista (foto 13), o comportamento da All New L200 Triton Sport é consistente, e a dirigibilidade e controle são totais. Acelerações e retomadas contam com o excelente torque de 43,9 kgf.m e a potência de 190 cv. Segundo dados da montadora, a picape vai de zero a 100 km/h em 10,4 segundos.

Foto 13
O comportamento da suspensão é neutro e muito firme, sem maiores oscilações. Os controles de tração e estabilidade atuam com precisão, e ajudam o condutor a manter uma trajetória firme e segura.

Frenagens de emergência, mesmo em curva, não assustam. A direção com assistência hidráulica progressiva responde bem e transmite segurança ao volante.

Na estrada, chama a atenção o conforto acústico e baixo nível de ruído e vibração provenientes do motor diesel 2.4. Percebe-se ainda o bom trabalho aerodinâmico e de vedação das portas que neutraliza a turbulência provocada pelo deslocamento do ar. O coeficiente aerodinâmico é de apenas 0,40. O ruído de rodagem proveniente de pneus, rolamentos e suspensão é baixo e bem aceitável.

Consumo

Sport GLS M-6

Sport HPE/HPE Top A-5

Ciclo urbano

10,1 km/l

9,8 km/l

Ciclo estrada

13,2 km/l

11,8 km/l

Energético

2,38 MJ/km

2,53 MJ/km

Emissões

Poluente

NMHC

0,022 g/km

0,003 g/km

CO

0,028 g/km

0,028 g/km

NOx

0,289 g/km

0,288 g/km

Gás de efeito estufa

CO2

178  g/km

189 g/km

 

DESEMPENHO OF ROAD

A nova L200 Triton Sport traz no DNA toda a experiência 4x4 e tradição vitoriosa da Mitsubishi no mundo off-road, e sem comprometer o conforto de seus ocupantes consegue transpor os mais desafiadores obstáculos, mesmo em condições extremas. Eis alguns números de suas capacidades:

Ângulo de entrada

30°

Ângulo de saída

22°

Ângulo de rampa

26°

Inclinação lateral

45°

Altura livre do solo

220 mm

Travessia com água

600 mm

Subida em rampa

35° (70%)


Uma importante função derivada desta vivência off-road é o dissipador de água em trechos alagados, por meio do qual o ‘spray’ formado é projetado para as laterais, e não para o para-brisa, preservando a visão do motorista (foto 14).

Foto 14
Mesmo nas condições mais críticas de uso, o conforto interno se destaca, e é perceptível a rigidez estrutural do conjunto.

CONSUMO E EMISSÕES DE POLUENTES

Segundo dados apurados pelo Inmetro dentro do PBEV 2016 (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), a nova L200 Triton Sport 2.4 turbo diesel obteve os seguintes índices:

MANUTENÇÃO

A Mitsubishi oferece o plano de manutenção programado com custos fixos, denominado MitRevisão. A 1ª, 2ª, 3ª, 5ª e 6ª têm valor estipulado em R$ 790,00 cada, e a 4ª revisão fica em R$ 1.519,00. A garantia de fábrica é de 3 anos.

Quando o veículo atingir uma rodagem mais elevada, alguns itens podem ser apontados como positivos para a questão da manutenção, como a ausência do DPF, fonte de muitos problemas em motores diesel EuroV, e o bloco do motor fundido em alumínio que conta com camisas de aço removíveis que podem ser substituídas, prolongando a vida útil do motor. De negativo, a assistência de direção, que poderia ser elétrica, pois a adotada é hidráulica, mais sujeita a problemas como desgaste de componentes, e eventuais vazamentos de fluido pelas mangueiras e conexões.

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