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  5. Iveco lança o novo Stralis NR Eurotronic

Iveco lança o novo Stralis NR Eurotronic


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
10 de maio de 2011

A Iveco lançou o novo Stralis NR Eurotronic, considerado uma inovação da linha extrapesada da montadora. O novo modelo está equipado com a mais moderna transmissão automatizada do mercado e a única com 16 marchas que dispensa o uso do pedal da embreagem.


A nova transmissão, disponível como equipamento de série no modelo de maior potência da gama Stralis NR (460cv), amplia em até 7% a economia de combustível quando comparado ao modelo manual, compõe o mais eficiente sistema de freio motor da categoria (até 985cv de potência de frenagem) e, de quebra, eleva automaticamente o nível médio dos motoristas, garantindo maior ganho operacional para os frotistas.


Já disponível na rede da marca, o Iveco Stralis NR Eurotronic tem versões 4x2, 6x2 e 6x4 e atende à crescente preferência pela transmissão automatizada entre os extrapesados: estima-se que cerca de 40% dos caminhões do segmento vendidos em 2010 saíram de fábrica com esse tipo de equipamento.

Caixa de câmbio
Tecnicamente, a caixa AS-Tronic da ZF funciona por meio da automatização da embreagem, da seleção e do engate de marchas (e não por meio de um conversor de torque), mas oferece ao motorista do Iveco Stralis NR Eurotronic a sensação de estar dirigindo um verdadeiro automático.
O acionamento da transmissão se dá por meio de teclas no painel (com a tradicional nomenclatura “D”, “N”, “R”). E o sistema elimina completamente a necessidade do pedal de embreagem. “Basta apertar a tecla D e acelerar. O câmbio automatizado é inteligente e escolhe a marcha certa para a hora certa, com engates suaves e precisos, permitindo uma condução mais confortável, econômica e eficiente do caminhão”, explica Cristiane Nunes, gerente de Marketing de Produto da Iveco.


A tecla “D” coloca em operação as 16 velocidades à frente. Com a tecla “N” aciona-se o ponto morto. E com a tecla “R” entram as duas marchas à ré. Quando o motorista precisa manobrar em espaços reduzidos, engatar ou desengatar um implemento ou dar ré para entrar numa doca, aperta-se a tecla “D” ou “R” por dois segundos e, assim, aciona-se o modo slow, que troca marchas em ritmo mais lento, evitando acelerações bruscas ou trancos, garantindo a precisão da manobra.


O sistema ainda emprega uma alavanca multifuncional sob o lado direito do volante, em posição ergonômica. Com ela, pode-se mudar manualmente as marchas: movimentando-a para frente, faz-se a redução; para trás, avançam-se as marchas. Empurrando-a para baixo, em seis fases sequenciais, acionam-se o freio motor e os vários estágios do intarder (opcional). Por meio de um botão no meio da alavanca multifuncional, aciona-se o piloto automático (Cruise Control). Em outro botão, na extremidade da alavanca, controla-se a velocidade do Cruzeiro.

Performance e economia
A perfeita integração das centrais eletrônicas do motor e da transmissão automatizada faz com que o conjunto powertrain do Iveco Stralis NR Eurotronic trab

O conjunto foi validado em testes em campo pela Iveco e também na aplicação prática em várias rotas de grandes e tradicionais clientes da marca, nos quais o Iveco Stralis NR Eurotronic demonstrou ser até 7% mais econômico do que seu similar com transmissão mecânica, ampliando as vantagens oferecidas pelo consagrado motor Iveco-FPT Cursor 13, de seis cilindros e 13 litros, que é, reconhecidamente, um engenho de baixo consumo de combustível.

Força

O Iveco Stralis NR Eurotronic possui um sistema de freio motor aliado ao opcional intarder, que chega a uma potência de frenagem de 985cv, de forma segura e progressiva.


O freio motor é acionado integralmente pela alavanca multifuncional, que pode ser abaixada em seis estágios. No primeiro estágio, o motorista aciona os 347cv do patenteado sistema de freio motor por descompressão Iveco Turbo Brake (ITB).


Com o segundo estágio, além do ITB, aciona-se a válvula “borboleta”, Combined Brake (CEB), que fecha a exaustão e faz com que a pressão reversa dos gases eleve a potência de frenagem para 415cv, o que já é o mais potente freio motor de série da categoria.
O modelo está equipado de série com sistema antitravamento ABS.


Potência

Tração

Cabine

Total

380cv

4x2 / 6x2

Teto alto e baixo

4 versões

 

410cv

4x2 / 6x2 / 6x4

Teto alto e baixo

6 versões

460cv

4x2 / 6x2 / 6x4

Teto alto e baixo

6 versões

460cv Eurotronic

4x2 / 6x2 / 6x4

Teto alto e baixo

6 versões

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