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Injeção Diesel e inspeção veicular - dicas e cuidados


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
24 de abril de 2009


As manutenções preventivas dos veículos contribuem e muito para a redução de gases nocivos ao meio ambiente, além de assegurar para o proprietário a tranquilidade de rodar com a certeza de que tudo está operando de forma correta.

 


Caminhão emitindo fumaça em excesso devido a falta de manutenção

 

A conscientização deste tipo de manutenção vem melhorando com a difusão por diversos meios de comunicação, ressaltando os seus benefícios como um todo, mas, sem dúvidas, há muito por fazer para aumentar o número de proprietários com esta filosofia.

A inspeção veicular é um meio para tal, começando pelas emissões de gases, em que estão inclusos também os motores Diesel. Assim, abaixo, vamos ressaltar alguns pontos que influenciam nas emissões destes motores.

Falemos inicialmente do turbo compressor, que tem como objetivo aumentar a pressão do ar acima da pressão atmosférica no coletor de admissão dos motores Diesel. Assim, quando o pistão do motor estiver na fase de aspiração, será admitida uma maior quantidade de massa de ar na câmara de combustão, possibilitando injetar mais combustível.

Com isso, se obtém melhor potência, melhora sensível na redução de consumo de combustível, e também, no momento da injeção, o motor produz temperaturas mais altas, consequentemente aproveitando melhor o combustível e reduzindo as emissões de gases.

Para se ter um melhor desempenho no sistema, este ar que vem do turbo passa por um resfriador, conhecido como intercooler, com o objetivo de diminuir sua temperatura, aumentando assim a massa de ar que entra para o motor.

Basicamente o turbo possui um eixo onde em suas extremidades estão montados os rotores, sendo que um deles impulsionado pelo fluxo dos gases de escape (turbina) gira o eixo fazendo com que o outro rotor (compressor) leve o ar admitido para o coletor de admissão e as câmaras do motor. Ele trabalha com elevadas rotações e altas temperatura de gases de escape.

 





O eixo do turbo, em sua maioria, é lubrificado pelo óleo do motor. Se as vedações entre o eixo e os rotores tiverem algum dano, deverá ocorrer vazamento deste óleo, sendo que se for pelo lado do compressor, o óleo do carter poderá ser consumido sem se perceber.

O motor com falha do turbo compressor irá perder desempenho e poderá acarretar em presença de óleo lubrificante no escape e produção de fumaça preta pelo motor. Além disso, o consumo de óleo do carter, se não reparado ou detectado a tempo, poderá trazer outros danos ao motor. Desta forma, quando o condutor do veículo acusar perda de desempenho e houver os sintomas acima, a diagnose e manutenção deste equipamento devem ser imediatas.

Sendo um componente de fundamental importância para o desempenho do motor, o turbo merece todo o cuidado para ter perfeito funcionamento. Desta forma, é imperativo verificar as condições do filtro de ar e garantir que o mesmo não esteja obstruindo o fluxo de ar de admissão, pois caso isto ocorra acabará por implicar na sua vida útil e no seu desempenho, acarretando nas emissões de gases de escape.

Também é importante observar todo o circuito percorrido pelo ar depois do compressor até o coletor de admissão. Neste fluxo está incluso o intercooler, para verificar se não há perda de pressão por pequenas fissuras, que em regime sem pressão podem não ser percebidas quando muito pequenas.

Verifique o sistema de arrefecimento, pois a temperatura de trabalho no motor Diesel é importante para seu perfeito funcionamento. A temperatura, estando dentro da sua normalidade, garante a perfeita combustão do motor; o combustível injetado na câmara tem o seu melhor aproveitamento em função desta temperatura.

 

 


Caminhão emitindo fumaça em excesso devido a falta de manutenção

 

Se a temperatura de trabalho do motor está baixa por problemas no circuito de arrefecimento, o combustível, ao ser injetado, poderá atingir as paredes do cilindro que, com temperatura baixa, não queimará por completo, gerando emissões de gases excessivos e podendo apresentar, dependendo da situação, a produção de certa quantidade de fumaça branca.

Verificar o próprio óleo Diesel para garantir que ele não esteja saturado com água é ponto fundamental para assegurar um bom rendimento do motor, assim como a troca do filtro de combustível dentro do período recomendado pela montadora. Isso assegura também que as emissões estejam dentro dos padrões em que o veículo foi colocado da fábrica para o mercado.

É importante ainda preservar todos os componentes que estão em contato com este combustível, para que tenham as suas funções dentro do sistema da forma correta para a qual foram determinados, dando assim a segurança de aprovação na inspeção veicular.

Oriente o seu cliente, mostre a ele as vantagens da manutenção preventiva e também que ele poderá rodar sem ter surpresa com seu veículo, além de chegar à hora da inspeção sem ter que se preocupar, pois já mantém seu veículo dentro dos parâmetros de fábrica, contribuindo de forma efetiva com o meio ambiente. Todos ganham com isto.

Desejo um ótimo trabalho para você e até a próxima oportunidade.

Matéria da edição Nº218 - Abril de 2009

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