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A Ford Caminhões mostrou pela primeira vez, em São Paulo, um novo caminhão para o segmento de extrapesados, com capacidade de até 56 toneladas. Nesta apresentação foi mostrado o primeiro protótipo do tipo cavalo-mecânico
Com esse caminhão, a montadora passará a competir numa faixa de mercado nova para a marca, a de extra pesados, o segmento que, segundo a Ford, é o que possui maior crescimento no mercado brasileiro. “O anúncio simultâneo nos dois países mostra o comprometimento atual e futuro da marca no setor de veículos comerciais. Este será um dos principais lançamentos do ano e representa um significativo avanço na estratégia de globalização dos veículos comerciais da marca”, diz Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil.
CLASSE MUNDIAL
O seu desenvolvimento em conjunto com a operação de caminhões da Ford na Europa permitiu uma estreita parceria entre as engenharias da montadora no Brasil e na Turquia, em sintonia com a Ford Motor Company mundial. Phil Collareno, diretor da linha de Veículos Comerciais Globais da Ford, destacou a importância do lançamento em um depoimento gravado para a apresentação no Brasil.
“O Cargo extra pesado é um caminhão de classe mundial desenvolvido pelos melhores engenheiros que temos no Brasil, trabalhando junto com o time europeu.
Este produto tem como base a fantástica linha Cargo e amplia a sua capacidade para até 56 toneladas, com um motor econômico, excepcional conforto e silêncio. Sei que, quando tiverem a oportunidade de ver esse produto, vocês estarão tão entusiasmados quanto eu.”
CARACTERÍSTICAS
O veículo foi testado no Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista.
Rodou também milhares de quilômetros nas estradas da América do Sul, simulando o uso normal do produto nas suas diversas aplicações. “Além disso, conta com ótimo espaço na cabine, que foi redesenhada para atender as necessidades dos consumidores nessa aplicação, com características superiores de conforto, isolamento acústico, suspensão e precisão dos comandos”, explica De Lucca.
A criação do seu design externo foi liderada pelo Estúdio de Design da América do Sul, com sede em Camaçari, na Bahia. “Este é o primeiro desenvolvimento verdadeiramente global da Ford em caminhões. Isso traz bastante orgulho para o time da América do Sul, que assim mostra a sua excelência também em veículos pesados”, diz João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford América do Sul.
Segundo ele, o cliente hoje espera não só evolução técnica, mas também um produto moderno, que represente a imagem da sua empresa. “O caminhão é a empresa dele. Com a linguagem Kinetic, o novo Cargo entrega essa modernidade e mostra que podemos aplicar elementos de design fantásticos em um caminhão pesado”, afirma.
SEGMENTO EM EXPANSÃO
A linha Ford Cargo conta hoje com 12 modelos, nos segmentos de leves (6 a 10 t), médios 4x2 (11 a 20 t), médios 6x2 (23 a 27 t), pesados 6x4 (27 a 31 t) e cavalos-mecânicos até 46 t.
Com o lançamento do modelo extra pesado, a marca entra, segundo informações dos executivos da Ford na apresentação, no segmento que tem apresentado o maior crescimento no mercado e em 2012 foi responsável por 24,6% das vendas (33.700 unidades).
Em 2009 ele tinha 20,9% (22.500 unidades), chegando em 2011 a 23% (39.600 unidades).
A categoria é quase totalmente formada por cavalos-mecânicos, usados com carreta. Os modelos com carroceria rígida representam apenas 5% das vendas.