Na calibragem deve ser verificada o nível de pressão do ar dos pneus, pois andar com nível baixo aumenta o consumo de até 6% nos caminhões e muito cheio diminui a vida útil. É importante também verificar o desenho da banda, conferindo o lado correto de rodagem dos pneus. As medidas dos pneus e rodas devem ter o mesmo diâmetro.
Caminhões com vários eixos devem ser alinhados e com balanceamento constante para evitar desgaste irregular. A calibragem deve incluir também os estepes. Outra dica é não deixar a saída do escapamento próxima aos pneus. É importante também manter a limpeza de pneus e rodas, mas com cuidado com o uso de solventes como solupam e limpa baú, pois prejudicam as borrachas e metais.
A recapagem também é recomendada, pois é bom para o meio ambiente, mas ela deve ser feita até duas vezes por ano sobre o mesmo pneu, pois o processo mal feito pode causar acidentes. Por último e não menos importante, o descarte dos pneus deve ser feito em um local de reciclagem ou recuperadores para que tenham o fim correto.