Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
O executivo assume a vice-presidência Comercial e Institucional América Latina da Iveco com a missão de estreitar relacionamento com os clientes
A Iveco cresce mais do que a média do mercado. “Dobramos nossas vendas em 2007 e dobramos novamente em 2008”, afirmou o presidente da montadora, Marco Mazzu, em coletiva de imprensa realizada mês passado, durante evento batizado de Dia D Tector, que tem como objetivo promover o novo caminhão semipesado Iveco Tector, simultaneamente, em 50 concessionárias do País.
Crescer é bom, mas requer responsabilidade e maturidade para saber tratar o cliente da mesma forma que ele está acostumado. A Iveco sabe disso e para não perder o rumo, buscou reforço. Mas não um reforço qualquer; um reforço digno da criação de um novo cargo, a vice-presidência Comercial e Institucional para a América Latina, que será ocupada pelo administrador de empresas Antonio Dadalti, veterano do mercado brasileiro de caminhões e ônibus, com mais de 25 anos de experiência.
O retorno de Dadalti à indústria ocorre em um momento em que não basta ter um bom produto. Para vender, é preciso dar atenção ao cliente. “Vou atuar como se fosse os ‘olhos, ouvidos e a voz’ do cliente dentro da Iveco”, afirmou Dadalti em discurso de apresentação. Fato é que a Iveco vem investindo pesado no pós-vendas, ao ponto de homologar oficinas mecânicas para atender como postos autorizados de assistência técnica.
Dessa forma, a Iveco se mostra atenta ao mercado e à frente dele. Eventos como o “Dia D” não são novidade na rede. Criado em 2007, o primeiro foi realizado em 2 de julho, e envolveu apenas os colaboradores (funcionários, fornecedores e concessionários) para a nova estratégia da empresa. Em dezembro do mesmo ano ocorreu o Dia D 2, para promover os então lançamentos Iveco Daily e Stralis. A ação envolveu, na ocasião, 4 mil pessoas em todo o país.
Nesta nova investida, que deveria ter ocorrido em fevereiro mas, por causa da queda da atividade econômica mundial foi adiada para abril, a Iveco retoma o Dia D para promover o último lançamento junto aos clientes mais importantes, assim como futuros clientes, que têm a oportunidade de conhecer o novo produto ao vivo, fisicamente, além de receber informações técnicas sobre os modelos e participar de um momento de relacionamento com o concessionário.
As ações da montadora mostram que o discurso está afinado. Dadalti chega, portanto, para somar. “Nessa posição recém-criada ele terá como meta coordenar as iniciativas comerciais da Iveco e desenvolver novos projetos no Brasil e nos mercados da região”, resume o presidente, Marco Mazzu. “É uma função importante, inovadora, que servirá para encurtar as distâncias entre as partes e contribuir neste processo para melhor comunicação e compreensão mútuas”, resume Dadalti.
Matéria da edição Nº219 - Maio de 2009