Iremos abordar as possíveis falhas relacionadas ao sistema de alimentação de combustível (linha de baixa e alta pressão) e como proceder a rotina de diagnóstico em cada uma. As falhas no sistema de alimentação podem provocar o acendimento da luz indicadora de avarias do sistema de injeção, limitação das rotações do motor e até o não funcionamento do motor. Os prováveis códigos de falhas relacionados ao sistema de alimentação são:
P0087 – Pressão baixa do diesel – Desempenho ou operação incorreta;
P0089 – Sistema de alta pressão do combustível – Alinhamento ou ajuste incorreto;
P0090 – Pressão da linha de combustível muito alta – Amplitude do sinal acima do máximo.
Visão geral do sistema de Alimentação de combustível - Injeção MJD8F3 – Magnetti Marelli Proconve L6 (Euro 5)
A linha de baixa pressão compreende uma bomba elétrica interna ao tanque, um filtro de combustível do qual o diesel é conduzido até a entrada da bomba de alta pressão.
No filtro de combustível está alojado um sensor de temperatura do diesel, aquecedor do diesel e um sensor de indicação de água no diesel.
A partir da bomba de alta pressão, o combustível é conduzido em alta pressão até o tubo Rail e distribuído de maneira uniforme aos eletros injetores e injetado em alta pressão de acordo com o controle de pressão realizado pela Mprop - via central de controle do motor - baseado na informação do sensor de pressão do Rail.
Diagnóstico:
Motor não funciona / dificuldade de partida / perda de potência do motor / pressão baixa do Rail;
Códigos – P0087 / P0089