Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. ZF Aftermarket registra expansão no Brasil e torna-se uma das maiores fornecedoras no segmento de veículos comerciais no Brasil e no mundo!

ZF Aftermarket registra expansão no Brasil e torna-se uma das maiores fornecedoras no segmento de veículos comerciais no Brasil e no mundo!

A experiência dos clientes com os programas Amigo Bom de Peça, Amigo Bom de Venda, e Oficinas ZF [pro]Tech, garante inserção em toda a cadeia!

Da Redação
19 de abril de 2022

A ZF Aftermarket registra um de seus melhores momentos na área de reposição de peças no Brasil. Pois, de acordo com a empresa, eles vem lançando, em média, mil novos produtos para ampliar sua cobertura para a frota de veículos leves e pesados do País por ano, além dos setores agrícola, construção, de embarcações e novos segmentos, como o de trens, por meio das marcas ZF, LEMFÖRDER, SACHS, TRW e WABCO.  De acordo com Reynaldo Contreira, novo Head da ZF Aftermarket na América do Sul, em 2021 a empresa obteve crescimento de mais de 26% no mercado de reposição do Brasil e a perspectiva de crescimento para 2022 é de cerca de 12%.

Globalmente, a divisão da ZF Aftermarket representa 7% dos negócios do Grupo ZF em 2021. No Brasil, a alta das vendas de veículos usados foi um dos motivos que impactaram positivamente as vendas de peças para o segmento de reposição.  De acordo com dados divulgados em janeiro deste ano pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), entidade que representa o setor de lojistas multimarcas de veículos seminovos e usados, 15,1 milhões de unidades foram comercializadas no ano passado, volume 17,8% superior a 2020.

Reynaldo, afirma: “Soubemos aproveitar essa oportunidade com um dos mais completos portfólios de produtos do setor no País, que possui cerca de 20 mil produtos em linha nas áreas de freios, suspensão, direção, amortecedores e transmissões. Com maior volume de vendas de veículos usados, houve maior necessidade da manutenção preventiva e corretiva. Lançamos ainda cerca de 1.400 novos produtos no mercado durante o ano de 2021 para suprir a demanda da frota”.

Contreira explica que a empresa realiza estudos de mercado aprofundados como forma de antecipar tendências de crescimento em cada segmento de atuação. “A cada ano lançamos novos produtos de forma estratégica para dar ampla cobertura às necessidades desse negócio. A perspectiva é de continuarmos ampliando a oferta de produtos e serviços, uma vez que o mercado de reposição é muito dinâmico e tem sido foco de um trabalho atento e estratégico da área comercial e de desenvolvimento”, explica o Head.

A empresa criou áreas de responsabilidade para a chamada Nova Mobilidade e também Soluções Digitais de Conectividade. Dentre os objetivos está aplicar soluções em toda a cadeia de transportes, otimizando o fluxo de pessoas, veículos e cargas de forma dinâmica e otimizada.  O projeto envolverá parcerias, empresas do setor de transportes, além de prefeituras e estados.

De acordo com Contreira, vários são os fatores que poderão levar a ZF Aftermarket a crescer mais em 2022. Além de elementos relacionados ao mercado, estão as próprias soluções que a ZF Aftermarket disponibiliza aos clientes e potenciais clientes como a melhoria contínua nos processos logísticos do centro de distribuição de Itu, SP, ações de fidelização juntos aos clientes, sólida presença no ambiente digital, além da integração com a WABCO, adquirida pela ZF em 2020.  Com isso, o Grupo possui agora 157 mil colaboradores em 188 localizações em 31 países (dados em 2021).

O portfólio já conhecido do mercado brasileiro e sul-americano e a ampla rede de serviços da WABCO é um grande trunfo que fortalece a perspectiva de crescimento da ZF Aftermarket no mercado nacional. “Com a integração, a ZF se tornou o maior fornecedor para veículos comerciais da indústria em todo o mundo, com impactos diretos no mercado de reposição do Brasil e América do Sul”, explica o executivo.   

De acordo com a ZF, a nova divisão trouxe grande aumento de portfólio de produtos e serviços. São cerca de 20 linhas de produtos voltados à área de reposição do setor de veículos comerciais no Brasil e uma ampla rede de serviços. São 107 Parceiros de Serviços que complementam a já extensa rede da ZF Aftermarket, somando um total de 185 Parceiros. 

Bom relacionamento com a cadeia de reposição

Entre ações de fidelização e relacionamento com a cadeia de reposição estão os programas de treinamento voltados a mecânicos e vendedores de autopeças como o Amigo Bom de Peça e Amigo Bom de Venda, respectivamente. Juntos, os dois programas emitiram cerca de 156 mil certificados para cerca de 30 mil profissionais no Brasil.

A ZF Aftermarket destaca também a Oficinas ZF [pro]Tech, plataforma on-line que oferece aos reparadores informações sobre o portfólio completo de produtos da ZF Aftermarket, com embreagens, freios, direção, suspensão, transmissões, eixos e rolamentos. Além disso, oferece serviços e suporte aos negócios das oficinas, incluindo informações técnicas, administrativas, digitais, de marketing e de mercado e networking. 

A plataforma já possui mais de seis mil oficinas engajadas desde 2020. O projeto leva soluções para que as oficinas possam se beneficiar do mundo digital com mais visibilidade, mais conhecimento técnico e administrativo, suporte no marketing da oficina além de parcerias. O objetivo principal é conectar consumidores finais com oficinas, melhorando a experiência de nossos clientes.  

No radar das novidades digitais da ZF Aftermarket estão vários outros processos em curso, entre eles um novo sistema de identificação de produtos por placa de veículos, testado por um grupo de oficinas cadastradas da plataforma Oficinas ZF [pro]Tech, que tiveram acesso em primeira mão à ferramenta e puderam participar do projeto piloto.

A novidade deve entrar no ar a partir deste mês de abril.  Com ela, os reparadores e até mesmo donos de veículos poderão consultar em uma plataforma intuitiva todos os produtos das marcas ZF Aftermarket presentes em um veículo, facilitando a identificação das peças e agilizando o trabalho em toda a cadeia. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?