Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. ZF adota realidade virtual como nova ferramenta de treinamento

ZF adota realidade virtual como nova ferramenta de treinamento

Desenvolvido em parceria com a FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba, o mais novo recurso de treinamento capacitará colaboradores de forma segura e individualizada

Da Redação
06 de fevereiro de 2020

A ZF acaba de implantar o treinamento de Realidade Virtual na área da Montagem de sua unidade industrial de Sorocaba, SP. O projeto foi desenvolvido em parceria com a FACENS, Faculdade de Engenharia de Sorocaba, que possui uma relação com a ZF e se destaca pelo seu perfil inovador.

A instituição tem parceria com o Instituto Fraunhofer na Alemanha, organização de referência em inovação e tecnologia, o que também colaborou para o resultado transformador do novo projeto.

O treinamento por meio de realidade virtual se insere nos planos de digitalização da ZF, uma das etapas da jornada para a indústria 4.0. 

Christian Schulz, gerente sênior de operações da ZF, explicou: “Enxergamos no treinamento virtual um dos aspectos importantes para termos sucesso na adoção dos conceitos e pilares da manufatura avançada”, e acrescentou: “A quarta revolução industrial eleva a velocidade de desenvolvimento tecnológico e, considerando sua complexidade, precisamos ter uma forma de treinamento que atenda essas novas exigências”.

De acordo com Schulz, a decisão de iniciar o novo processo de treinamento pela área de Montagem da empresa se explica por ser uma atividade complexa e os seus processos ainda serem manuais e dependerem em grande parte da fase de aprendizagem. 

“O treinamento em ambiente digital representa risco zero durante o processo para o colaborador, e assim conseguimos reagir às necessidades de cada profissional, pois mesmo que o processo de montagem seja padronizado, a aprendizagem passou a ser individual”.  

Na simulação de um ambiente de trabalho real o operador se concentra naquilo que é essencial, sem interrupções ou desvios de atenção. Com isso, espera-se um aumento de qualidade e velocidade de treinamento em um ambiente totalmente seguro. O novo modelo está em uso desde o início deste ano, com tempos estimados entre 60 e 90 minutos por pessoa. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas