A nova geração de motores pequenos da Volkswagen está à caminho, e a marca já revelou alguns detalhes. Os atuais motores 1.4 turbinados devem dar lugar ao novo 1.5 turbo de quatro cilindros. Ele terá duas versões, com 130 cv e 150 cv, conseguidos com uma turbina de geometria variável, recurso até então mais comum em modelos mais caros.
Com isso, a montadora diz que irá reduzir consumo de combustível em até 10% em relação aos modelos atuais. A Volkswagen também diz que pretende focar em torque com a nova geração. O novo 1.5 terá 20,4 mkgf a apenas 1.300 rotações na versão com 130 cv. Os dados do motor mais forte ainda não foram divulgados. A taxa de compressão dos motores também foi aumentada, com peças de peso reduzido e extenso trabalho para diminuir o atrito interno. O cabeçote também é novo, desenhado para otimizar a combustão. Além disso, todas as versões possuem sistema de desativação de cilindros. Antes, no 1.4, apenas alguns tinham a tecnologia. Os modelos que devem estrear os propulsores são VW Golf, Skoda Octavia, Seat Leon e Audi A3, substituindo por completo o 1.4 nesses modelos. Depois, o resto da gama deve aderir.