O Gol, modelo que já foi o mais vendido do país durante três décadas seguidas, passa por uma baixa de vendas. Na tentativa de atrair os olhares do público de volta para o modelo, a Volkswagen elabora uma nova estratégia de marketing. Antes de ter sua reestruturação completa, o carro passará por algumas estilizações. Entre as mudanças esperadas, um novo para-choques e uma nova entrada de ar.
Outra novidade são os faróis de longo alcance que agora trocaram de formato: agora são circulares. Os refletores dos faróis fizeram o contrário: eram circulares e agora passam a ter formato de cunha. Na traseira, há um vinco na lataria que une as novas lanternas. As peças ganharam um baixo relevo na parte central, dando um efeito tridimensional. Visto de perfil, ele não possui nada diferente. Além disso, as rodas e calotas de todas as versões são inéditas.
No interior, o painel foi inteiramente repaginado. As saídas de ar circulares foram retiradas. Volante, console central, e quadros de instrumentos também são novos. A versão top de linha tem mostrador digital configurável, onde é possível exibir um velocímetro digital, por exemplo, além do relógio analógico. Já nos bancos, mudam apenas as texturas e padrões de tecidos.
O novo Gol traz também quatro opções de sistemas multimídia, que são os mesmos já utilizados nos carros mais caros da linha.
A Discover Media, versão top, pode espelhar o sistema operacional de smartphones de diversas plataformas como Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink, por exemplo. Também vem com GPS e duas saídas externas, para cartão SD e USB, além de integração com o sensor de estacionamento e volante multifuncional. O rádio de entrada tem conexão por Bluetooth para trabalhar em conjunto com o smartphone.
O modelo promete ser mais econômico e vaiser equipado com um MSI idêntico ao do Up!. O novo bloco utiliza apenas 3 cilindros, mas é mais potente. Movido a etanol e gasolina, ele gera 82/75 cavalos e 10,4/9,7 mkgf de potência. O tanquinho de gasolina para partida a frio foi trocado por um sistema de aquecimento que elimina a necessidade do reservatório auxiliar.