Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Veículos seminovos precisam de manutenção preventiva para garantir segurança no trânsito e economia com gasto em reparos

Veículos seminovos precisam de manutenção preventiva para garantir segurança no trânsito e economia com gasto em reparos

Ficar atento ao desgaste das peças dos veículos e realizar revisões preventivas são a melhor maneira de manter o veículo em boas condições e evitar gastos elevados

Wellyson Reis
29 de julho de 2020

A frota circulante de veículos no Brasil é a sexta maior do mundo, com 45,9 milhões de unidades, de acordo com o estudo do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), com idade média de 9 anos e oito meses. Para manter o veículo seminovo nas mesmas condições e obter a mesma performance com segurança, é recomendável realizar a manutenção preventiva como determina o manual do fabricante. “Deixar de fazer as revisões periódicas de forma preventiva, além de tornar mais cara a reparação do veículo pode acarretar um componente comprometido que afetará outras peças do veículo, pode também prejudicar o funcionamento e desempenho de outros componentes”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

A recomendação é ficar sempre atento à manutenção do veículo e verificar periodicamente diversos itens do motor e da suspensão, por exemplo. Parte do sistema de suspensão, os amortecedores são responsáveis não só pelo conforto, mas também pela segurança dos ocupantes. “Amortecedores desgastados prejudicam o conforto e a segurança podendo provocar a perda de  controle do veículo”, afirma o gerente de qualidade.

Há outros itens como filtros de óleo, óleo do motor, filtros de combustível, de ar e de cabine que merecem atenção. Jair Silva, ressalta: “O óleo do motor tem como função lubrificar as peças e, assim, evitar o atrito entre componentes móveis, o que resultaria em aquecimento e até fundição do motor”.

Já o filtro de combustível serve para reter impurezas contidas no combustível. “Negligenciar a manutenção deste item pode resultar em saturação do filtro e prejudicar o rendimento e consumo do veículo”, explica  o gerente.

O motor ainda depende de outro filtro para o seu bom funcionamento: o filtro de ar, que impede que micro partículas penetrem no sistema de alimentação durante a fase aspiração desse ar que vai compor a combustão. Caso isto ocorra, pode, por exemplo, ocorrer um desgaste prematuro de cilindros e anéis de segmento.

Ainda é necessário ter atenção com o filtro de cabine, essencial para assegurar que fungos e ácaros não prejudiquem a saúde dos ocupantes do veículo.

Além destes componentes, há outros diversos itens que devem ser revisados na hora da manutenção preventiva, por isso é mais seguro consultar o mecânico de confiança.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas