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  5. Veículos seminovos precisam de manutenção preventiva para garantir segurança no trânsito e economia com gasto em reparos

Veículos seminovos precisam de manutenção preventiva para garantir segurança no trânsito e economia com gasto em reparos

Ficar atento ao desgaste das peças dos veículos e realizar revisões preventivas são a melhor maneira de manter o veículo em boas condições e evitar gastos elevados

Wellyson Reis
29 de julho de 2020

A frota circulante de veículos no Brasil é a sexta maior do mundo, com 45,9 milhões de unidades, de acordo com o estudo do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), com idade média de 9 anos e oito meses. Para manter o veículo seminovo nas mesmas condições e obter a mesma performance com segurança, é recomendável realizar a manutenção preventiva como determina o manual do fabricante. “Deixar de fazer as revisões periódicas de forma preventiva, além de tornar mais cara a reparação do veículo pode acarretar um componente comprometido que afetará outras peças do veículo, pode também prejudicar o funcionamento e desempenho de outros componentes”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

A recomendação é ficar sempre atento à manutenção do veículo e verificar periodicamente diversos itens do motor e da suspensão, por exemplo. Parte do sistema de suspensão, os amortecedores são responsáveis não só pelo conforto, mas também pela segurança dos ocupantes. “Amortecedores desgastados prejudicam o conforto e a segurança podendo provocar a perda de  controle do veículo”, afirma o gerente de qualidade.

Há outros itens como filtros de óleo, óleo do motor, filtros de combustível, de ar e de cabine que merecem atenção. Jair Silva, ressalta: “O óleo do motor tem como função lubrificar as peças e, assim, evitar o atrito entre componentes móveis, o que resultaria em aquecimento e até fundição do motor”.

Já o filtro de combustível serve para reter impurezas contidas no combustível. “Negligenciar a manutenção deste item pode resultar em saturação do filtro e prejudicar o rendimento e consumo do veículo”, explica  o gerente.

O motor ainda depende de outro filtro para o seu bom funcionamento: o filtro de ar, que impede que micro partículas penetrem no sistema de alimentação durante a fase aspiração desse ar que vai compor a combustão. Caso isto ocorra, pode, por exemplo, ocorrer um desgaste prematuro de cilindros e anéis de segmento.

Ainda é necessário ter atenção com o filtro de cabine, essencial para assegurar que fungos e ácaros não prejudiquem a saúde dos ocupantes do veículo.

Além destes componentes, há outros diversos itens que devem ser revisados na hora da manutenção preventiva, por isso é mais seguro consultar o mecânico de confiança.

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