Os amortecedores são itens fundamentais do sistema de suspensão, responsáveis por atenuar impactos na carroceria, frear os movimentos da mola e manter os pneus em contato com o solo. Eles são muito importantes para manter a segurança no veículo e, quando desgastados, comprometem a estabilidade e dirigibilidade do carro.
O gerente de serviço e qualidade da Nakata, Jair Silva, afirma que a maioria dos vazamentos no amortecedor é causado pelo uso de alicate para travar a haste durante a instalação: “A haste é usinada, polida e cromada durante o processo de fabricação para que haja um perfeito assentamento do retentor dentro do corpo do amortecedor. Ao travar a haste com alicate para "facilitar" o aperto da porca superior do amortecedor você estará deixando ranhuras ou marcas na haste. Com o movimento da haste para cima e para baixo essas ranhuras acabam formando um canal no retentor dando origem ao vazamento. O aperto final deve ser feito sempre com o veículo no solo”, conta.
Por isso, é importante usar as ferramentas adequadas sempre que for feita a troca dos amortecedores, para não haver riscos de danificar a peça e perder a garantia.