Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Unidade de Porto Feliz da Toyota chega ao seu 4º ano de operação

Unidade de Porto Feliz da Toyota chega ao seu 4º ano de operação

Inaugurada em 2016, planta segue filosofia da marca de ser sustentável e foi idealizada com base no conceito Ecofactory para proteção do meio ambiente

Da Redação
14 de maio de 2020

A Toyota comemora quatro anos de sua mais recente planta fabril no Brasil, localizada na cidade de Porto Feliz, no interior do Estado de São Paulo. A primeira a produzir motores na América Latina com a mais avançada tecnologia, que equipa o novo Corolla, a unidade já produziu cerca de 500 mil unidades desde sua inauguração e gera atualmente mais de 600 postos de trabalho na cidade e em seu entorno.

Fruto de um investimento inicial de R$ 580 milhões, a unidade produtiva já passou por expansão e modernização, que teve aporte de R$ 600 milhões, para ser capaz de produzir também o motor a combustão flexfuel do novo Corolla. Assim sendo, atualmente, saem de suas linhas os propulsores flexfuel e a gasolina Dual VVTi 1.3L e 1.5L que equipam os modelos Etios e Yaris, e 2.0L Dynamic Force do novo Corolla. A capacidade produtiva de Porto Feliz é de 174 mil motores em dois turnos.

Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, afirma: "Todo o investimento feito na planta de Porto Feliz mostra o comprometimento de longo prazo da Toyota com o Brasil e a América Latina. Este é o momento de agradecer a todos os envolvidos que tornaram essa planta possível, principalmente, nossos colaboradores que oferecem aos nossos consumidores produtos inovadores e sustentáveis".

A planta de Porto Feliz possui a mais avançada e inovadora tecnologia de processos de produção, além de deter elevado grau de automação industrial, congregando máquinas de alta precisão dentro de cada estágio da linha de montagem. Para garantir a qualidade no fim do processo, ela conta com dispositivos para realização de testes com simulações em 100% dos motores e laboratório avançado para análise de performance e durabilidade. Todos estes elementos garantem qualidade superior aos motores produzidos.

Além disso, ela é uma das primeiras unidades fabris da Toyota a incluir todos os três processos industriais dentro de um único local (fundição, usinagem e montagem).

Além de investimentos, geração de emprego e tecnologia na produção de motores, a planta de Porto Feliz também se destaca com ações sustentáveis, seguindo o mesmo conceito Ecofactory utilizado na fábrica de Sorocaba.

O princípio consiste em reduzir anualmente a emissão de resíduos gerados, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e emissões de CO2, (dióxido de carbono, o principal responsável pelo efeito estufa), além de maximizar a reutilização das águas pluviais e a preservação da área de mata nativa.

Atualmente, a unidade conta com 100% da energia elétrica consumida oriunda de fonte renovável (energia eólica), com zero emissão de CO2. Além disso, eles contam com um grupo de ESCO (Energy Saving Company), cujo objetivo é mapear e buscar oportunidades de conservação e melhoria na eficiência dos processos, reduzindo o consumo de energia no local.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
TBN no Lubrificante: Compreendendo o Número Base Total para a saúde do motor
Pitstop
Pitstop
Fras-le, Fremax, Nakata e Controil apresentam programação de palestras técnicas na Autonor 2025
Pitstop
Pitstop
Fremax reúne 27 novas aplicações em discos e tambores de freio para o mercado de reposição