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  5. Turbo elétrico é alternativa para diminuição do consumo

Turbo elétrico é alternativa para diminuição do consumo

O Audi SQ7 já possui o sistema em seu motor V8 a diesel, e redução é de até 22%

da redação
22 de setembro de 2016

A adoção de turbocompressores é uma das alternativas mais estudadas para trabalhar a redução do consumo de motores de veículos sem prejuízo ao seu desempenho. Entre as mais recentes novidades está o sistema operado eletricamente, que permite entregar maior desempenho com baixa queima de combustível e redução das emissões de poluentes. O ganho secundário é o menor tempo de resposta, e é popularmente chamado de “lag”. A Audi é a marca que está mais a frente nos estudos desta tecnologia, que já está no SQ7, a versão esportiva do jipão de luxo – por ora, sem previsão de ser lançada no Brasil. O motor 4.0 V8 a diesel tem um pequeno compressor elétrico, instalado logo na saída do intercooler, que o ajuda a atingir os 441 cv de potência e impressionantes 91,8 mkgf de torque, disponíveis a 1.000 rpm, rotação equivalente à da marcha lenta. Isso tudo com um consumo médio homologado de 13,9 km por litro. O compressor elétrico atua justamente na faixa de rotação em que os dois turbos convencionais do V8 ainda não estão no pico de força. As respostas são instantâneas porque o sistema pode girar a até 70 mil rpm em apenas 250 milissegundos. Audi instalou um segundo sistema elétrico, de 48 volts, para que o dispositivo funcione perfeitamente. Ele está em adição ao de 12v convencional, suprindo assim a demanda de força tanto do compressor elétrico quanto dos outros sistemas que consomem muita eletricidade, como as barras estabilizadoras ativas do jipão. Os outros equipamentos são alimentados por tensão de 12v gerada por um conversor comum. São duas baterias: uma de 48v para os circuitos mais potentes e outra convencional de 12v para os demais. A Audi pretende levar a tecnologia também aos motores a gasolina. A montadora já adiantou um protótipo chamado TT Clubsport Turbo, mostrado em 2015 em Wörthersee, na Áustria. No cupê, um compressor elétrico auxilia o 2.5 de cinco cilindros a entregar 608 cv de potência e ótimos 66,2 mkgf de torque, 100% disponíveis a 3 mil rotações. Segundo a própria marca, houve redução de 22% em consumo de combustível, em relação ao de um veículo similar com motor convencional.

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