
A Audi iniciou 2017 com o pé direito. Três modelos da montadora exibidos no Salão Internacional do Automóvel de Detroit (EUA), importante mostra do segmento automotivo, se destacaram no evento.
O modelo Q8 destacou-se pelo seu amplo espaço interno, que comporta confortavelmente quatro pessoas e bagagens, e pelo design diferenciado misturando elementos dos SUV e cupê.
Comparado com o Ur-quattro, veículo que fez sucesso nos anos 80, ele possui colunas C largas e planas e também para-lamas robustos. Muita tecnologia nos controles, contando com realidade aumentada nas telas do computador de bordo, entre outras inovações. A potência é entregue através de tração integral permanente quattro. Suspensão a ar e freios a disco de cerâmica complementam o pacote. O conceito Q8 é a base para um modelo de produção que será lançado em 2018 pela Audi.
Já o SQ5 TFSI fez sucesso pela sua potência. O exemplar mais esportivo da linha Q5 celebrou estreia mundial no Salão de Detroit. O motor 3.0 turbo V6 entrega 354 cv e 500 Nm de toque a apenas 1.370 rpm, acelerando de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.
A tração quattro suporta um comportamento de condução dinâmico junto à transmissão tiptronic de oito velocidades com mudanças suaves. Os componentes do carro estão integrados ao sistema de condução Audi drive select, abrangendo além do motor, transmissão e amortecedores, permitindo que o motorista ajuste as características do SUV em vários modos. O design esportivos e acessórios exclusivos de série foram a cereja do bolo. O modelo chegará as concessionárias alemãs ainda este ano.
E os A5/S5 Cabriolet encantaram pela proposta do prazer ao dirigir a céu aberto. Apresentados pela primeira vez no evento nos Estados Unidos, os novos A5 e S5 Cabriolet são baseados na elegância do cupê. Janela traseira mais ampla dá destaque ao visual esportivo, assim como a traseira mais curta e capô com vincos marcantes. A capota automática se destacou pela agilidade, bastando um rápido puxão no interruptor para abri-la completamente, mesmo com o carro em movimento. A tração quattro, sistema comum nos três modelos em destaque, dá ao cabriolet médio condução dinâmica. Amortecedores que se adaptam deixam o condutor escolher se prefere conduzir o veículo de forma mais esportiva ou confortável, pois são incorporados ao software Audi drive select. O desempenho entregue é de 190 cv nas versões 2.0 TDI e 2.0 TFSI e 354 cv no 3.0 TFSI. Os carros chegarão ao mercado europeu em março deste ano.