A Toyota do Brasil estreia no mercado de vans com a Hiace, modelo consagrado globalmente pela companhia. Reunindo a robustez do DNA da Hilux ao baixo custo de propriedade, o modelo traz consigo os programas Toyota 10, até 10 anos de garantia, e Revisão Facilitada, que oferece as três primeiras manutenções gratuitas.
Neste primeiro momento, a Hiace será ofertada na versão Minibus com 15+1 lugares por R$ 364.990 e as demais opções Furgão, Ambulância e Refrigerada/Isolada chegarão ao País a partir de novembro. Alinhado à visão de mobilidade da Toyota, o modelo foi desenvolvido para atender às necessidades de diferentes perfis de clientes e se destaca pela altura de 2,28 m, abaixo do vão livre que costuma ser adotado para garagens de edifícios comerciais e residências (2,40 m), facilitando o uso urbano.
Design funcional e interior espaçoso
Com desenho atual e funcional, a Toyota Hiace incorpora elementos marcantes da identidade da marca, contribuindo para a aerodinâmica. No para-brisa, o ângulo de inclinação foi projetado para ampliar a visibilidade do condutor e suas molduras laterais trabalham em conjunto com os cantos chanfrados da traseira, favorecendo a aerodinâmica ao direcionar de forma mais eficiente o fluxo de ar.
Para otimizar o espaço interno e aumentar o conforto a bordo, a carroceria adota o capô alongado, no formato semi-bonnet, que permite ampliar a cabine em relação ao motor, solução que também reduz vibrações e ruídos. Este layout proporciona posição de dirigir semelhante à de um automóvel, reforçada por ajustes de altura e profundidade da coluna de direção e pela regulagem de altura do banco do motorista.
Todo o painel foi desenvolvido para facilitar o dia a dia de quem dirige, com inclinação pensada para ampliar a visibilidade e a sensação de espaço. Nesse sentido, o quadro de instrumentos e a central multimídia de 9" foram posicionados em local elevado, melhorando a ergonomia e liberando mais espaço para os ocupantes da primeira fileira. Quando não utilizado, o encosto central pode ser rebatido para dar lugar a um amplo console com porta-copos e mesa de apoio.
Configuração Minibus com 15+1 lugares
Com 16 assentos distribuídos estrategicamente para ampliar a área de circulação dos ocupantes, a Hiace Minibus oferece bancos reclináveis, saídas de ar-condicionado individuais no teto, alças de apoio e uma última fileira rebatível, ideal para o transporte eventual de cargas e bagagens. O interior, com revestimentos em tons de cinza claro e escuro, proporciona maior sensação de amplitude.
Conjunto de motor e câmbio com DNA Hilux
A nova Toyota Hiace incorpora o consagrado conjunto mecânico da Hilux.
O motor 2.8 turbodiesel entrega 174 cv de potência a 3.400 rpm e torque de 45,8 kgfm já a partir de 1.600 rpm, com médias de consumo de 8,5 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, segundo dados do Inmetro. Por sua vez, a tração traseira garante melhor desempenho mesmo com a lotação completa de passageiros.
A Hiace é equipada com câmbio automático de seis marchas com opção de trocas manuais, o mesmo utilizado na Hilux. Já a suspensão adota a configuração McPherson com barra estabilizadora na dianteira e feixe de molas com amortecedores telescópicos na traseira, adaptados às necessidades de uso da van.
Além disso, o modelo conta com raio de giro compacto, de apenas 6,9 m, reforçando a sua agilidade para manobras e o seu apelo para o uso urbano.
Segurança como prioridade para todos
A estrutura da nova Toyota Hiace foi projetada para oferecer o máximo em segurança, com zonas de absorção de impacto e reforços em formato ring frame ao longo da carroceria. O modelo traz cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e três airbags (duplos frontais e um de joelho para o motorista), além de recursos de segurança ativa, como Assistente de Partida em Rampa (HAC) e Controles de Tração (TRC) e de Estabilidade (VSC). Câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros auxiliam nas manobras com mais segurança e precisão.